terça-feira, 26 de julho de 2011

PLANEJAMENTOS QUINZENAIS (01/07/2011 A 14/07/2011)

1. Turma: TERCEIRÃO
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: O Primeiro Reinado e Período Regencial.
4. Metodologia: Aula expositiva com uso de imagens vídeos e slides. Os alunos serão divididos em grupos onde os mesmo farão a criação de sides e apresentação sobre as quatro regências (Trina Provisória; Trina Permanente; Una Pe. Feijó e Una de Araujo Lima
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Exercícios de fixação de conteúdo.



1. Turma: SEGUNDO ENSINO MÉDIO
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: Revolução Francesa e Iluminismo
4. Metodologia: Aula expositiva com uso de imagens vídeos e slides. Durante as aulas serão vistas questões sociais e as disputas políticas com os sans cullotes, girondinos e jacobinos. Como forma de descontrair e fazer com que os alunos fixem melhor os conteúdos será utilizado uma parodia e teatro participativo sobre a Revolução Francesa e a Morte do Rei Luiz XVI.
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Exercícios de fixação de conteúdo.
1. Turma: PRIMEIRO DO ENSINO MÉDIO
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: A Idade Média: Feudalismo e o Islamismo
4. Metodologia: Aulas expositivas mostrando aos alunos que o feudalismo foi uma característica única da Europa e que em outras partes e regiões ocorriam outras características sociais, políticas e econômicas. A exemplo veremos a Arábia Pré Islâmica e Arábia Islâmica.
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Exercícios de fixação de conteúdo.



1. Turma: NONO ENSINO FUNDAMENTAL
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: Regimes Totalitários (Nazismo e Fascismo). A crise de 1929.
4. Metodologia: Aula expositiva mostrando aos alunos os horrores da guerra. Trazer questionamentos e reflexões para que os alunos entendam como pessoas como Hitler e Mussolini conseguiram chegar ao poder em seus países. Serão utilizadas imagens e musica Rosas de Hiroshima a fim de fazer os alunos fixarem melhor os conteúdos.
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Exercícios de fixação de conteúdo.
1. Turma: OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: França Pré Revolucionária
4. Metodologia: Aula expositiva com utilização de esquema e imagens sobre a França Pré Revolucionária. A formação dos girondinos e jacobinos. Surgimento de um novo líder: Napoleão Bonaparte.
Serão utilizados imagens e teatro participativo para que os alunos fixem melhor os conteúdos.
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Exercícios de fixação de conteúdo.


1. Turma: SÉTIMO ANO ENSINO FUNDAMENTAL
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: O poder da igreja durante a Idade Média e o movimento das Cruzadas.
4. Metodologia: aulas expositiva com a utilização de imagens e fragmentos do filme Hobin Hood, o príncipe dos ladrões; com o intuito de mostrar para os alunos a influencia das cruzadas no mundo europeu e ruralização dos romanos; conseqüente da invasão dos bárbaros e a implantação do colonato.
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Após os alunos assistirem o filme Hobin Hood o príncipe dos ladrões, estes terão que fazer um texto de pelo menos 15 linhas relacionando pelo menos dois aspectos estudados em sala vistos no filme.


1. Turma: SEXTO ANO ENSINO FUNDAMENTAL
2. Período de Planejamento: 01/07/2011 a 14/07/2011
3. Temática da aula: Primeiras civilizações: Egito / Mesopotâmia
4. Metodologia: aula expositiva com utilização de desenhos e imagens a fim de fazer que os alunos percebam que as primeiras civilizações foram formadas próximas a água potável.
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
Atividades da apostila. Serão utilizados fragmentos do filme: O príncipe do Egito a fim de fazer com que os alunos assimilem a importância das construções e da religião para a civilização egípcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário