quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
FELIZ ANO NOVO
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
PARABÉNS FORMANDOS 2009(17/12/2009)
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
DICAS HISTÓRIA UFSC 2010
PASSEIO FORMANDOS 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
DICAS SOBRE HISTÓRIA DE SANTA CATARINA
Na quinta feira 29/10), os alunos do terceirão tiveram uma aula com algumas dicas sobre a história de Santa Catarina. A aula estava programa para 50 minutos, mas alguns alunos acabaram ficando por quase duas horas, mostrando interesse e dedicação. Muitos realizaram a prova que ocorreu no dia de ontem/domingo(01/11) vestibular na UDESC, e se preparam para outros vestibulares e prova do ENEM. Desejo a todos um excelente resultado e sucesso nessa caminhada. Como novos desafios estão por vir, deixo esse pequeno vídeo com algumas das dicas trabalhadas na aula.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
MUITO MAIS QUE UM SHOW
É muito bacana e gratificante trabalhar na área da educação. Por vezes me sinto meio que “maluco”, pois em momentos e lugares mais improváveis me pego pensando em algo ou vendo uma revista, um fato já penso em como posso usar para minhas aulas. Minha intenção com esse Blog é proporcionar momentos onde posso conpartilhar momentos, experiências junto com meus alunos, pessoas conhecidas e até mesmo internautas que de uma forma ou outra acabam conhecendo e acessando esse espaço. Na última sexta feira (09/10/09) tive o privilégio de assistir ao Show da dupla Victor e Leo, fato que me fez tornar ainda mais fã da dupla. Talvez quem esta lendo nem se de conta do porque estou escrevendo isso, mas a forma e o respeito que a dupla demonstram com seus fãs me fizeram pensar no quanto devo aos meus alunos. E ainda mais, a inteligência e o modo como a dupla fala de coisas importantes como família e educação, são coisas que com certeza devem ser seguidas; pois assim, com certeza teremos uma vida muito mais bacana.
PAIS, ALUNOS E ESCOLAS
Como havia comentado a uns dias, estou postando slides utilizados pela professora coordenadora do curso e colégio Dom Bosco, Vania B.S. Bittencourt, no qual fez questionamentos e reflexões muito interessantes sobre as posturas das crianças, jovens, famílias, educadores e escolas nos dias de hoje. Vale a pena dar uma espiadinha com calma nas imagens e falas...A utilização dos slides foi permitida pela professora Vania.
domingo, 20 de setembro de 2009
FEIRA MULTIDISCIPLINAR
No último dia 17 de setembro, os alunos participaram da feira multidisciplinar onde todos os trabalhos desenvolvidos tiveram como ponto de partida as viagens de estudos realizadas desde o começo do ano nas regiões do Ribeirão da Ilha (cultura açoriana), UDESC (espaço onde os alunos pesquisram sobre a cultura africana), São Miguel (aldeia indígina), e São Pedro de Alcântara (cultura alemã). Aspectos como a culinária, vestimenta, alimentação, esportes foram pontos destacados pelos trabalhos. A presença de pais, alunos, professores prestigiando as apresentações também merecem destaque. Atividades assim contribuim para o aprendizado, pois os alunos podem vivenciar um pouco mais sobre as diferentes culturas o que só vem contribuir para o crescimento de todos.
Parabéns, vocês foram o máximo!
SÓ TENHO QUE AGRADECER
PLANEJAMENTOS
TEMA: REFORMA E CONTRA REFORMA
PROCEDIMENTOS: Criação de tabela montando esquema para que seja montado com os alunos, ressaltando as causas dos movimentos reformistas. Traçar relações entre o desenvolvimento da imprensa e a expansão do protestantismo.
SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO
TEMA: PERÍODO ENTRE GUERRAS
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os motivadores da Primeira e Segundo Guerra, as potências que mais se destacaram ou foram prejudicadas. Ressaltar os antecedentes que deram condições para que os regimes totalitários emergissem.
PROCEDIMENTOS: Aulas expositivas com fragmentos de vídeos destacando estratégias de guerra e sentimentos envolvidos no período
TERCEIRÃO
TEMA: A UNIÃO SOVIÉTICA E O FIM DO SOCIALISMO EUROPEU
OBJETIVO: Apresentar aos alunos aspectos da queda do regime socialista na União Soviética e em países satélites.
PROCEDIMENTOS: apresentar aos alunos as principais características da política adotada por Stalin , destacando os planos quinquenais para a economia e transformações sofridas no Partido Comunista e no Estado soviético.
sábado, 19 de setembro de 2009
Estamos vivendo num mundo onde muito se questiona sobre o espaço escolar, as posturas dos alunos, como as aulas são vistas pelos pais, alunos,pela escola...a cada dia que passo dentro dos colégios, mais me convenço que as crianças e os jovens adoram as escolas, o que não “curtem” muito (rsrs me permitem falar assim) são as aulas... dessa forma nos professores (educadores) temos que sempre que possível nos inserirmos e buscarmos novas formas de avaliação, aulas, afim de fazer com que nossos alunos, se interessem pelo conhcecimento e se preocupem com seu futuro. Assitindo a uma belissima palestra proferida pela professora Vania Bittencourt que postarei alguns slides utilizados pela mesma, me deparei com um tema no mínimo pertinente, onde foi citado uma propaganda. A mesma nos faz pelo menos refletir sobre a maneira que estamos encarando alguns valores? Será que alguns pontos não estão sendo banalisados? No evento, um dos organizadores fez a leitura da seguinte frase que tomarei a permissão de citar, mesmo não sabendo o autor: Estamos preocupados com o futuro do meio ambiente para nossos filhos, mas estamos preparando nossos filhos para o meio ambiente? Não pretendo aqui fazer julgamentos, mas quem sabe levantar alguns pontos que nos levem a buscar atitudes mais dignas e que nos levem a uma vida melhor.
sábado, 12 de setembro de 2009
LEMBRETE AULA TERCEIRÃO
Durante aula na turma de Terceirão, abosrdamos sobre a chegada do europeu na América e a forma como se deu o cantato com os ameríndios. Continuando nas abordagens chegamos as mudanças na forma de colonização chegando a neo colonialismo e imperialismo. A temática final da aula foi sobre os motivos e consequencias da I Guerra Mundial.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
MAIS UMA DO DITADOR ADOLF HITLER
Uma versão chegou a ser fabricada por uma pequena indústria alemã, denominada Standard Fahrzeugfabrik. De acordo com o livro, Ganz, que inclusive havia chamado seu carro inicialmente de Maikäfer - na Alemanha, o Fusca ganhou o apelido de Käfer(besouro)-, tentou inutilmente obter apoio financeiro para produzi-lo em grande série, ao mesmo tempo em que publicava vários artigos propondo uma revolução no design automotivo e criticando os pesados e inseguros carros da época. Desagradando aos grandes fabricantes e, por ser judeu, ele acabou sendo preso pela Gestapo, polícia secreta nazista, devido a uma acusação forjada de chantagem.
Libertado, Ganz mudou-se para a Suíça, onde continuou tentando sem sucesso produzir seu carro – o projeto chegou a ser roubado pelo próprio governo suíço. A idéia do engenheiro húngaro, na mesma época, teria chegado ao ditador Adolf Hitler que, entusiasmado e desejoso de motorizar a população alemã, encarregou Ferdinand Porsche de sua concretização, obviamente ocultando a autoria do projeto inicial por um judeu. A Standard Fahrzeugfabrik, coincidentemente, foi proibida de usar o nome Volkswagen, carro do povo, na promoção de seu automóvel.
Após a Segunda Guerra Mundial, Ganz tentou durante vários anos provar na justiça seus direitos sobre o Fusca. Ele acabou indo morar na Austrália, onde trabalhou na Holden (hoje parte da GM), falecendo pobre e sem chegar a ser reconhecido, a não ser por um restrito número de designers e engenheiros. Embora sua história não fosse desconhecida, o livro de Schiperood é o primeiro inteiramente dedicado a ela e está sendo cogitado para servir de base para um futuro filme.
A história de Ganz pode ser encontrada, em detalhes, no site http://autoestrada.uol.com.br/%20http:/www.ganz-volkswagen.org%20, em inglês.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
PLANEJAMENTO DE AULA
Temática: A transição do feudalismo para o modernismo
O capitalismo e a formação das monarquias nacionais
Objetivos: mostrar aos alunos toda a mudança ocorrida principalmente na europa em relaçào aos modos de produção e as relações comercias da Europa com o Oriente
Procedimentos: aulas expositivas e uso de slides via data Show (power point)
Temática: Primeira Guerra Mundial e Período Entre Guerras
Objetivos: levar os alunos a perceberem que os antecedentes da Guerra se acirraram com o passar dos dias. Mostrar que a busca de materias primas e mercados consumidores eram uma nova forma de colonização, onde muitos entendem como neocolonialismo. Levantar reflexões sobre os acontecimentos depois da Primeira Guerra, em especial as práticas adotadas pelos Estados Unidos da América e o Tratado de Versalhes que fez com que a Alemanha passasse a tormar atitudes que culminaram para o acontecimento da Segunda Guerra Mundial
Procediemntos: aulas expositivas com esquemas no quadro com slides via power point (data show) e vídeos com imagens da época
TERCEIRÃO
Objetivos: Apresentar aos alunos os processos da unificação da Alemanha e Itália e suas consequências
Procedimentos: 1 - descrever como era a organização da região norte da península e as características do acentuado desenvolvimento industrial e comercial na Itália, destacando o reino de Pimente-Sardenha, considerado o marco inicial do movimento pela unificação 2 – Descrever as etapas da unificação dos Estados germânicos comandada por Bismark e os seguintes conflitos: Guerra dos Ducados, Guerra Austro Prussiana e Guerra Franco Prussiana.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
PARECER SOBRE QUESTÃO SIMULADA ENEM
Habilidade 6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
Tivemos a participação de 3 pessoas com nenhum acerto...Obrigado pelas visitas e participações no blog.
sábado, 22 de agosto de 2009
DESAFIOS E CURIOSIDADES PARA OS ALUNOS
Durante uma das aulas sobre o período grego, os alunos ficaram interessados sobre os horáculos e as pitonisas...sobre a utilização das frases e falas ambiguas. Como exemplo foi trabalhado a frase:
IRÁS VENCERÁS NUNCA MORRERAS
O debate foi muito bacana e divertido e de forma expontânea os alunos se propuseram a levar para a próxima aula frases do tipo para dar continuidade as nossas aulas e discussões.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
CRIATIVIDADE DOS ALUNOS EM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
A modernidade esta cada dia mais presente no nosso cotidiano. Sendo assim os alunos ficam vidrados com celulares, Ipod, Mp3, Mp4...orkut, twitter entre tantos outros brinquedinhos hehehehe...sendo assim, tenho utilizado em minhas aulas alguns desses instrumentos e ferramentas para que os alunos se sintam atraídos para realizar os trabalhos e tarefas...os resultados tem sido bem bacanas...No vídeo podemos ter um pequeno exemplo...obrigado pelo empenho de vocês meninas...
ABORDAGENS PARA O ENEM
(Questão - 3) O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente
da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:
“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por
que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul.
Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e
não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso
norte”. TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).
O referido autor, no texto e imagem acima,
(A) privilegiou a visão dos colonizadores da América.
(B) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.
(C) resgatou a imagem da América como centro do mundo.
(D) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema “América para os americanos”.
(E) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.
PARECER SOBRE QUESTÃO SIMULADA ENEM
Habilidade 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Tivemos apenas duas participações, onde apenas um assinalou a alternativa correta.
PLANEJAMENTOS DE AULA
Conteúdos: O Renascimento / Idéias e práticas do renascimento / O Renascimento na Península Itálica
Objetivos: apresentar aos alunos características do movimento cultural chamado de renascimento; apresentar aos alunos exemplos de obras renascentistas produzidas dentro do território da atual Itália; apresentar aos alunos características do renascimento que ocorreu nos países baixos e nas atuais França, Inglaterra e Espanha.
Procedimentos: aulas expositivas explorando os textos da apostila e imagens. Explicações sobre o mecenato. Indicar o filme o Código da Vinci. Como motivação indicar no Blog e sala de aula oferecendo aos alunos vale Sid para os alunos que participarem com comentários relacionando o filme com as aulas.
Planejamanto Segundo Ano Ensino Médio
Conteúdos: Primeiro Reinado / Segundo Reinado
Objetivos: apresentar aos alunos os conflitos que caracterizaram a fase inicial do Brasil independente / expor as transformações que ocorreram na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de Dom Pedro II
Procedimentos: apresentação, com leituras da apostila e interpretações dos textos e imagens. Slides em power point e atividades da apostila / discutir sobre a importância do café como principal produto de exportação brasileiro na metade do século XIX / ler com alunos apostila, destacando que o primeiro reinado se caracterizou pela instabilidade política; nesse período, o governo pela instabilidade política; nesse período, o governo imperial enfrentou forte resistência de algumas províncias a aceitar a independência.
Planejamento Terceirão
Conteúdos: Pronvíncias Insubordinadas a independência do Brasil / Reconhecimento da Independência / Primeira Assembléia Constituinte / Constituição de 1824
Objetivos: apresentar aos alunos os conflitos que caracterizaram a fase inicial do Brasil independente / expor as transformações que ocorreram na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de Dom Pedro II
Procedimentos: aulas expositivas utilizando slides em power point e apresentações de trabalhos, onde os alunos montaram paineis com frases e ou palavras chaves
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
ABORDAGENS PARA O ENEM
1.o – O ciclo da Guiné durante a segunda metade do século XVI;
2.o – O ciclo de Angola e do Congo no século XVII;
3.o – O ciclo da Costa da Mina durante os três primeiros quartos do século XVIII;
4.o – O ciclo da Baía de Benin entre 1770 e 1850, estando incluído aí o período do tráfico clandestino.
A chegada dos daomeanos (jejes) ocorreu nos dois últimos períodos. A dos nagô-iorubás
corresponde, sobretudo, ao último. A forte predominância dos iorubás na Bahia, de seus usos e
costumes, seria explicável pela vinda maciça desse povo no último dos ciclos.
VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos
séculos XVII a XIX. Tradução de Tasso Gadzanis. São Paulo: Corrupio, 1987. p. 9. (com adaptações).
Os diferentes ciclos do tráfico de escravos da costa africana para a Bahia, no Brasil, indicam que
(A) o início da escravidão no Brasil data do século XVI, quando foram trazidos para o Nordeste
os chamados “negros da Guiné”, especialistas na extração de ouro.
(B) a diversidade das origens e dos costumes de cada nação africana é impossível de ser
identificada, uma vez que a escravidão moldou os grupos envolvidos em um processo
cultural comum.
(C) os ciclos correspondentes a cada período do tráfico de diferentes nações africanas para a
Bahia estão relacionados aos distintos portos de comercialização de escravos.
(D) o tráfico de escravos jejes para a Bahia, durante o ciclo da Baía de Benin, ocorreu de forma
mais intensa a partir do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII.
(E) a escravidão nessa província se estendeu do século XVI até o início do século XVIII,
diferentemente do que ocorreu em outras regiões do País.
FALANDO EM CÓDIGO DA VINCI E MONALISA...
A obra de Leonardo da Vinci não sofreu dano
Uma mulher russa foi presa após jogar uma xícara de cerâmica no quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre, em Paris, na França. De acordo com um porta- voz do museu, a tela não foi danificada. As informações são do site G1. — A mulher jogou uma xícara vazia na Mona Lisa, mas nenhum dano ocorreu e a xícara se quebrou quando atingiu a barreira de proteção da pintura — disse David Madec, porta-voz do Louvre. Ela escondeu o objeto em uma bolsa e depois disse à polícia que estava chateada por não ter conseguido a nacionalidade francesa. O ataque ocorreu no dia 2 de agosto. Ela foi solta, mas responde a um processo do Louvre. A obra de Leonardo da Vinci — uma das mais valiosas do museu — é protegida por uma barreira transparente à prova de balas e já foi vista por mais de 8 milhões de visitantes apenas em 2008. Obras já foram atacadas em outros museus franceses. Em 2007, um homem entrou no Musée D'Orsay em Paris e danificou uma pintura do impressionista francês Claude Monet. Em 2008, uma mulher cambojana teve que realizar serviços comunitários depois de beijar uma pintura do artista americano Cy Twombly em uma galeria no sul da França, deixando marcas de batom na obra. (matéria extraída do site clicrbs/variedades do dia 11/08/2009 - 15h22min.)
PARECER SOBRE QUESTÃO SIMULADA ENEM
Questão 1 – Gabarito: B
Habilidade 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
FELIZ DIA DOS PAIS
VALE SID / QUINTA SÉRIE (SEXTO ANO)
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
CURIOSIDADES DA HISTÓRIA
REVISANDO AULA SOBRE ABSOLUTISMO
domingo, 2 de agosto de 2009
ABORDAGENS PARA O ENEM
(Questão 1) - A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitante ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que:
(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.
Disponível em:
sexta-feira, 31 de julho de 2009
A NOVA FORMA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA
NOVO ENEM
Dicas do supervisor de português do curso Anglo, professor Francisco Platão Savioli, onde o mesmo explica o que é dissertação e dá dicas para um bom desempenho na hora da prova do Enem. Entrevista extraída do site veja.com
terça-feira, 14 de julho de 2009
Questão Ufsc
Leia o texto abaixo com atenção.
“A fuga da família real portuguesa para o Brasil abriu o único período na história em que um império colonial foi governado de fora da Europa. Em 1807, sob forte pressão britânica e com o imperador francês Napoleão Bonaparte expandindo seu poder pelo continente, Dom João 6o [sic], então príncipe regente de Portugal, decide transferir a sede do reino para o Rio de Janeiro. Apesar de planejada e debatida por muito tempo, a mudança se deu de modo atabalhoado e às pressas. Nem todos os que deveriam viajar conseguiram embarcar, e o mesmo aconteceu com parte da bagagem, incluindo os livros da biblioteca real, abandonados em caixotes. Quando a frota portuguesa partiu, amparada por navios ingleses, as tropas do general francês Junot se aproximavam de Lisboa.”
COLOMBO, Sylvia. Confronto e Calmaria. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 mar. 2008. Especial, p. 2.
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a história ibérica, assinale a(s)
proposição(ões) CORRETA(S).
01. O deslocamento da Família Real de Lisboa para o Brasil, em 1808, foi provocado pelas ameaças de invasão militar dos ingleses e a ingenuidade política do rei D. João VI, que assumiu o poder pós a morte de sua mãe, D. Maria, a Louca.
02. A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, transformou o Brasil no único exemplo da história ocidental em que um império colonial foi governado de fora da Europa.
04. Durante o século XIX, pressionado pelos ingleses e com a invasão dos seus territórios pelas tropas francesas, o rei da Espanha decidiu seguir o exemplo de D. João VI e transferiu a sede do governo para Buenos Aires.
08. A viagem da corte portuguesa para o Brasil foi planejada desde 1807 e permitiu um transcurso direto, rápido e tranqüilo até o Rio de Janeiro, cidade que dispunha de alojamentos suficientes para hospedar um número superior a 10 mil nobres lusitanos.
16. A transferência da sede administrativa do reino português para o Rio de Janeiro exigiu a criação de instituições como o Banco do Brasil, a Imprensa Real e a Academia Militar.
32. Instalados no Rio de Janeiro, os nobres portugueses conviveram com epidemias de malária e ataques de pulgas e piolhos. A princesa Carlota Joaquina perdeu a vida ao contrair dengue hemorrágico, frustrando seu projeto de invasão da Argentina.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
terça-feira, 2 de junho de 2009
AULÃO
As inscrições para o Enem 2009 vão de 15 de Junho a 17 de Julho. As provas estão previstas para os dias 03 e 04 de Outubro.
Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante, entre outras coisas, em dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.
Pensando nisso, nosso grupo de professores vem desenvolvendo aulões com aintenção de possibilitar que os alunos venham ter condições de ir desenvolvendo essas competências.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
AULA SOBRE RENASCIMENTO
termos como observação e experimentação fizeram com que os homens buscassem e passassem a fazer belíssimas construções. Dessa forma, foi desenvolvido uma atividade onde os alunos pesquisaram sobre brinquedos da época dos seus pais, e enfrentaram dificuldades na construção de alguns brinquedos utilizando as práticas do renascimento: planejamento, observação e experimentação
quinta-feira, 28 de maio de 2009
OS CAVALEIROS MEDIEVAIS
O cavaleiro era um homem nobre de nascimento que praticava a luta a cavalo. A lealdade e a coragem física e psicológica eram as principais virtudes de um cavaleiro.
No início, para ser cavaleiro bastava possuir um cavalo e uma espada. Em troca de serviço militar, o cavaleiro recebia seu feudo (terra), onde erguia uma fortaleza bastante primitiva. Pouco a pouco, porém, todo cavaleiro ficou obrigado a defender até a morte seu senhor feudal, sua fé em Deus e a honra de sua dama.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
PROJETO SANTA CATARINA / SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
O vídeo tem por objetivo mostrar o quanto as saídas de campo levam o aluno a ter contato com novas formas de conhecimento, o que auxília no processo ensino aprendizagem.
terça-feira, 19 de maio de 2009
DICAS PARA PRODUZIR UM BOM TEXTO
Primeiro sintetize mentalmente. Não saia escrevendo parágrafos a esmo, para depois se ver obrigado a amputá-los, formando um texto desconjuntado. Pare, delimite, pense nos tópicos essenciais do seu tema, coloque-os em ordem de importância, corrija excessos e ausências. Ao fim do processo, você já terá uma boa idéia do que deverá ser escrito, e em que ordem.
Deixe o título e o começo para depois. Em um texto curto, a primeira frase pode ser a mais importante, e não necessariamente precisa seguir a regra de apresentar uma síntese. Existem muitas formas de dar ao leitor uma razão para prosseguir a leitura (o texto que você está lendo, por exemplo, começou com uma pergunta que apresenta um desafio), e é mais fácil escolher a certa quando o corpo do texto já está pronto.
Seja direto. Você não precisa guardar o melhor para o final, e nem abusar de enfeites estilísticos. Bons textos curtos vão direto ao ponto, em palavras simples e vivas, com uma sequência lógica e cadenciada.
Quebre os parágrafos. Nem sempre é adequado recorrer a listas de itens, como eu fiz neste texto, mas vale a pena evitar os parágrafos longos. Em um texto organizado e bem dividido, o leitor tem maior facilidade em captar a importância e o interesse antes mesmo de começar a ler.
Escreva para o seu leitor. Parece óbvio, mas muita gente escreve sempre como se o texto fosse ser lido pelos seus professores, pelos seus desafetos ou, ainda pior, pelo Google. Saiba a quem você está se dirigindo, e use a linguagem adequada, sem jargões, sem técnicas que privilegiam indexadores em detrimento dos leitores de carne e osso, e sem exagerar na inclusão de destaques, piadas internas e espertezas verbais.
Não tente esgotar seu tema. Poucos temas podem ser esgotados em 2 páginas. Ao escrever um texto curto, mantenha o foco nos aspectos essenciais. Se necessário, referencie fontes onde há maior detalhamento, mas sem tentar reproduzi-las.
Busque o equilíbrio. Após escrever a primeira versão, compare o texto com a lista de tópicos essenciais que você identificou antes de começar. Verifique se estão todos presentes, e se você não dedicou espaço demais aos seus preferidos, em vez dos mais importantes.
Leve o leitor a concluir algo. O leitor pode até discordar de você, mas precisa terminar a leitura sabendo qual era a sua intenção - mesmo quando o texto terminar em um questionamento ou convite a reflexão.
Releia, treleia e quadrileia. Em textos curtos, todos os erros ficam mais evidentes. Revise múltiplas vezes, procure por erros de ortografia e estilo, corrija as idéias incompletas e os excessos.
Ao final do processo, você terá um texto curto, direto, fácil de ler e de entender. Acrescente uma boa dose de inspiração, duas pitadas de estilo, e aí é só servir, acompanhado de duas rodelas de empatia!
segunda-feira, 18 de maio de 2009
PROJETO APRENDA CANTANDO
Alunos do sétimo ano criaram paródias tendo como base as aulas sobre as cruzadas...
valeu galerinha...muito bacana a criatividade de vocês...parabéns
PLANEJAMENTO AULA / TERCEIRÃO (18 À 22 MAIO)
Lenda da Fundação de Roma: - A lenda de Rômulo e Remo
Sociedade Romana formada por:
- Patrícios- Plebeus- Escravos
A Expansão romana e as conquistas - poder do exército romano: força, organização e disciplina - saques , respeito a cultura dos dominados e cobrança de impostos.
Cultura Romana -influência grega: vestuário, alimentação e cultura-Religião politeísta (mesmos deuses dos gregos)
Gregos RomanosPoseidon NetunoAfrodite VênusDeméter CeresHades Vulcano
O Império Romano - Imperador: poder total: título de Augusto = “Preferido dos deuses”- Otávio Augusto: período de grandes conquistas- “ Pão e circo” : diversão e comida para evitar conflitos
Perseguição ao Cristianismo -Jesus Cristo: monoteísmo, paz, amor, respeito, contra a escravidão- perseguição dos romanos- culto escondido nas catacumbas- Jesus: prisão e morte na cruz- crescimento da religião cristã- Em 391 dC : religião oficial do Império Romano
Fim do Império : Invasão dos Bárbaros (476 dC) - Enfraquecimento do Império: rebeliões, falta de dinheiro- Destruição de cidades romanas e invasões bárbaras
PLANEJAMENTO AULA / SEGUNDO ENSINO MÉDIO (18 À 22 MAIO)
Grupos terão que criar material a ser expostos para professor e demais alunos de acordo com sua temática.
grupos e temas:
Lucas Delanho
Mayk
Lucas Andrade
Período Napoleônico
Anderson
Guilherme S.
Guilherme Dias
Independência da América Espanhola
Bruna
Letícia
Europa e EUA no séc. XIX
Ana
Ramone
França e Inglaterra no séc. XIX
Bruno
Décio
Rogério
Unificação da Alemanha e Itália
Natalia
Larissa
Período Napoleônico
Mariana
Jéssika
Independência da América Espanhola
Amanda
Mariana
Laís
Europa e EUA no séc. XIX
Karoline
Juliane
França e Inglaterra no séc. XIX
PLANEJAMENTO AULA / PRIMEIRO ENSINO MÉDIO (18 À 22 MAIO)
Povoamento da Grécia:
2000 AC: pastores e agricultores ocuparam a Península do Peloponeso
Geografia: Terreno Montanhoso
- dificultou o contato entre as cidades- formação de cidades-estados (pólis)- muitas ilhas: favoreceu o comércio marítimo e portos
Atenas: o berço da democracia- democracia: governo do povo- as assembléias- cidadãos: homens, nascidos na cidade, adultos e livres- Escravidão: dívidas e guerras- Atenas: desenvolvimento artístico, filosófico e cultural
Esparta: a cidade guerreira- formação de soldados para a guerra- educação militar- soldados: falar pouco- mulher: deveria ser uma “boa reprodutora”
Religião Grega- Politeísta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor)- deuses: aparência e comportamento de humanos
Mitologia Grega- explicações e transmissão de mensagens
Arte Grega :- imitação da realidade (esculturas e teatro grego )
A origem das Olimpíadas na Grécia- homenagem a Zeus- esportes ao ar livre
TAREFA PLANEJADA COM VALE SID (VIDE BLOG)
domingo, 17 de maio de 2009
REVISANDO CONTEÚDO/AULA SEGUNDO ENSINO MÉDIO
Revisão dada para alunos do segundo ano para discutir sobre Iluminismo e Revolução Francesa
quarta-feira, 13 de maio de 2009
quarta-feira, 6 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
VALE SID PARA PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO / ENCERRADO
VALE SID PARA O SEXTO ANO / ENCERRADO
quinta-feira, 16 de abril de 2009
quarta-feira, 15 de abril de 2009
VALE SID PARA SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO (15 À 23 DE ABRIL) ENCERRADO
APRESENTAÇÕES / PRIMEIRO DO ENSINO MÉDIO
terça-feira, 14 de abril de 2009
Que tal ver como você seria na Pré História?
segunda-feira, 13 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Revolução Francesa
O povo clero e a nobreza
Os 3 estados q dureza
Era a maior contradição
Primeiro estado era o clero
Segundo estado era a nobreza
Terceiro estado que dureza ( a burguesia e o povão)
Liberdade, igualdade coma fraternidade
Era um disfarce
Pra na verdade, a derrubada do poder
E foi o iluminismo contra o absolutismo
Quem implantou foi a França
O regime liberal
MS o povo foi traído
Porque os ideais foram rompidos
A ditadura vem de novo
Agora com Napoleão
Liberdade, igualdade com a fraternidade
Era um disfarce
Pra na verdade, derrubada do poder
sexta-feira, 27 de março de 2009
PROJETO COLONIZAÇÃO DE SANTA CATARINA - O AÇORIANO
No Ribeirão da Ilha encontramos traços característicos dos açorianos. Suas ruas e casas simples, porém com charmosa arquitetura principalmente no centrinho, continuam inspirando canções, poemas e amores. Um lugar especial, onde o mar calmo nos leva a viajar no tempo remontando a vida desses primeiros imigrantes a nossa bela e Santa Catarina.
É HORA DA REVISÃO!!!! TERCEIRÃO
•Sociedade Dividida = Ricos e Pobres
•Modo de Produção Asiático = Um governante Divinizado explora, através de trabalhos forçados e da cobrança de tributos
•Povos da Mesopotâmia = Sumérios, Acádios, Babilônicos e Assírios
•Classe dominante = governante, sacerdote, militares e comerciantes
•Classe dominada = camponenses, pequenos artesãos e escravos
•Escrita = Sumérios = Cuneiforme
•Arquitetura = Zigurate (torre com vários andares, um menor que o outro)
•Hamurabi = Talião
•Nabucodonosor = Jardins suspensos da Babilônia
VALE SID PARA PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO (27 Á 31 MARÇO) ENCERRADO
quinta-feira, 26 de março de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
PARA TURMAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO
domingo, 15 de março de 2009
PERÍODO PRÉ COLONIAL
Lembrete para Terceirão / Egito Antigo
Política do Egito
As margens do rio Nilo, a população egípcia estava agrupada em nomos, onde o governante era chamado de nomarca. Por volta de 3200 antes de cristo, o monarca Menés, unificou o Egito se tornando o primeiro Faraó epípcio.
Escrita Egípcia -Hierógliflos: escrita pictográfica feita em papiro e paredes de pirâmides- Pedra Roseta: facilitou o entendimento da escrita hieroglífica
Sociedade Egípcia (hierarquizada)/ Sacerdotes / Militares / Escribas / Artesãos e mercadores / Lavradores e pastores
A Religião Egípcia - Eram Politeístas = acreditavam em vários deuses e animais sagrados - Vida após a morte = desenvolveram a mumificação para preservar os corpos
Pirâmides Eram construídas com objetivo de conservar os corpos e objetos dos nobres para a vida futura
Deixaram para os outros povos os seguintes conhecimentos: • Matemática: construção de pirâmides• Astronomia: capacidade de prever enchentes• Química e Medicina: desenvolvidas pela necessidade de fazer a mumificação
terça-feira, 10 de março de 2009
UMA TENTATIVA DE SE MANTER NO PODER
sexta-feira, 6 de março de 2009
Lembretes das Aulas na Semana...
Na Revolução Industrial a Inglaterra foi a pioneira, ou seja, a primeira a se desenvolver no que diz respeito as indústrias. Isso se deu devido a grande quantidade de capital acumulado durante a fase do mercantilismo; o vasto império colonial consumidor e fornecedor de matérias-primas, especialmente o algodão; a mudança na organização fundiária, com a aprovação dos cercamentos (enclousures) responsável por um grande êxodo no campo, e consequentemente pela disponibilidade de mão-de-obra abundante e barata nas cidades.
Futuros Universitários
quinta-feira, 5 de março de 2009
quarta-feira, 4 de março de 2009
Vaticano debate relação entre fé e a teoria de Darwin
A Teoria da Evolução diz que cada espécie descende de uma seleção natural, genética, influenciada por fatores ambientais. Em Roma, pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão.Começou, em Roma, uma conferência internacional em que será debatida a relação entre a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, e a fé.
No teto da Capela Sistina, encontram-se os afrescos da criação, de Michelangelo. Deus dando vida a Adão e Eva, teoria cristã para o início da humanidade. Já Charles Darwin, cientista inglês que nasceu há 200 anos, explicou o mundo de outra forma, onde para ele, Cada espécie descende de uma seleção natural, genética, influenciada por fatores ambientais.
O homem e os macacos teriam uma origem comum. Se hoje a Igreja não o apoia, também não nega mais o seu trabalho.
Na Universidade Gregoriana de Roma, um seminário internacional discute, 150 anos depois da publicação "A origem das espécies", de Darwin. Pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão.
O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé esclarece: "Nossa crença está na criação. Acreditamos que não importa como o que foi criado tenha evoluído, no fim das contas Deus é o criador de todas as coisas". Charles Darwin era cristão e até pensou em ser padre. No fim da vida, depois de perder uma filha, afastou-se da religião. A Igreja Anglicana chegou a pedir perdão recentemente por não ter compreendido a grandeza da obra do cientista inglês.
segunda-feira, 2 de março de 2009
domingo, 1 de março de 2009
Revolução Industrial
Curiosidade para os alunos do oitavo ano e Segundo Ano Ensino Médio: este fragmento do filme Germinal trata do contexto histórico social da Revolução Industrial.
sábado, 28 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
VALE SID ENCERRADO. FIQUE SEMPRE PLUGADO NO PROFESIDNEY.BLOGSPOT.COM E GANHE VALE SID NA SUA MÉDIA SE DIVERTINDO
Divirta-se com Age Of War, Grátis!
www.JogoOnlineGratis.com.br
Entre, jogue, relacione nossa aula com o jogo e ganhe um vale Sid...na sua média
FOLHA DE ROSTO (cabeçalho: denominação completa da Instituição de Ensino; denominação completa da disciplina; nome completo e titulação do professor; nome completo do aluno. Na parte intermediária da folha: título do trabalho. Na parte inferior da folha: local e data completa.).
SUMÁRIO: (identificar as partes do Paper com indicação da página inicial de cada uma).
INTRODUÇÃO: (nela será exposto o referente, através da explicitação do objeto, dos objetivos, a identificação da metodologia empregada na investigação, no tratamento dos dados colhidos e no relatório).
DESENVOLVIMENTO: (apresentar o conteúdo do trabalho, dividido em itens ou capítulos equilibradamente compostos e logicamente concatenados).
CONSIDERAÇÕES FINAIS: (síntese do exposto seguida ou não de estímulos à continuação dos estudos sobre o tema tratado)
REFERÊNCIAS DAS FONTES CITADAS: (listar, obedecendo às normas da ABNT, somente os livros/artigos/ensaios/e outras fontes efetivamente utilizadas para compor o trabalho e nele citados).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
OBJETO: motivo ou causa que determina a realização da pesquisa.
OBJETIVO: meta que se deseja alcançar com a pesquisa.
METODOLOGIA: o que fazer com os dados pesquisados: exemplos: comparar o mesmo objeto de pesquisa em momentos diferentes;
Outro exemplo: enfrentar duas opiniões diferentes e tirar conclusões
Outro exemplo: apenas citar as diferentes opiniões encontradas numa pesquisa.
FORMATAÇÃO DA PÁGINA:
Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerdo: 3 cm; direito: 2 cm
ESPAÇO ENTRE LINHAS: 1,5 antes e depois: zero
FONTE: aconselhado Time New Roman e Arial
TAMANHO DA FONTE: texto: 12; Títulos e Subtítulos: 14
SUMÁRIO: ir em inserir-> referência-> índice-> índice analítico
NÚMERAÇÃO DE PÁGINA: ir em inserir-> inserir página
Maiores dúvidas: profesidney@yahoo.com.br