quarta-feira, 4 de março de 2009

Vaticano debate relação entre fé e a teoria de Darwin

A Teoria da Evolução diz que cada espécie descende de uma seleção natural, genética, influenciada por fatores ambientais. Em Roma, pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão.Começou, em Roma, uma conferência internacional em que será debatida a relação entre a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, e a fé.
No teto da Capela Sistina, encontram-se os afrescos da criação, de Michelangelo. Deus dando vida a Adão e Eva, teoria cristã para o início da humanidade. Já Charles Darwin, cientista inglês que nasceu há 200 anos, explicou o mundo de outra forma, onde para ele, Cada espécie descende de uma seleção natural, genética, influenciada por fatores ambientais.
O homem e os macacos teriam uma origem comum. Se hoje a Igreja não o apoia, também não nega mais o seu trabalho.
Na Universidade Gregoriana de Roma, um seminário internacional discute, 150 anos depois da publicação "A origem das espécies", de Darwin. Pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão.
O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé esclarece: "Nossa crença está na criação. Acreditamos que não importa como o que foi criado tenha evoluído, no fim das contas Deus é o criador de todas as coisas". Charles Darwin era cristão e até pensou em ser padre. No fim da vida, depois de perder uma filha, afastou-se da religião. A Igreja Anglicana chegou a pedir perdão recentemente por não ter compreendido a grandeza da obra do cientista inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário