Planejamento Primeiro Ano Ensino Médio
Conteúdos: O Renascimento / Idéias e práticas do renascimento / O Renascimento na Península Itálica
Objetivos: apresentar aos alunos características do movimento cultural chamado de renascimento; apresentar aos alunos exemplos de obras renascentistas produzidas dentro do território da atual Itália; apresentar aos alunos características do renascimento que ocorreu nos países baixos e nas atuais França, Inglaterra e Espanha.
Procedimentos: aulas expositivas explorando os textos da apostila e imagens. Explicações sobre o mecenato. Indicar o filme o Código da Vinci. Como motivação indicar no Blog e sala de aula oferecendo aos alunos vale Sid para os alunos que participarem com comentários relacionando o filme com as aulas.
Planejamanto Segundo Ano Ensino Médio
Conteúdos: Primeiro Reinado / Segundo Reinado
Objetivos: apresentar aos alunos os conflitos que caracterizaram a fase inicial do Brasil independente / expor as transformações que ocorreram na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de Dom Pedro II
Procedimentos: apresentação, com leituras da apostila e interpretações dos textos e imagens. Slides em power point e atividades da apostila / discutir sobre a importância do café como principal produto de exportação brasileiro na metade do século XIX / ler com alunos apostila, destacando que o primeiro reinado se caracterizou pela instabilidade política; nesse período, o governo pela instabilidade política; nesse período, o governo imperial enfrentou forte resistência de algumas províncias a aceitar a independência.
Planejamento Terceirão
Conteúdos: Pronvíncias Insubordinadas a independência do Brasil / Reconhecimento da Independência / Primeira Assembléia Constituinte / Constituição de 1824
Objetivos: apresentar aos alunos os conflitos que caracterizaram a fase inicial do Brasil independente / expor as transformações que ocorreram na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de Dom Pedro II
Procedimentos: aulas expositivas utilizando slides em power point e apresentações de trabalhos, onde os alunos montaram paineis com frases e ou palavras chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário