Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sexto Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Os gregos
Objetivos:
• Descrever
o processo de formação da Grécia antiga.
• Caracterizar
o período Micênico e o período Arcaico.
• Interpretar
a cultura grega.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirada do link: http://www.estudopratico.com.br/caracteristicas-do-mercantilismo/
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sétimo Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø
O Absolutismo
Ø
O mercantilismo
Objetivos:
ü
Reconhecer o processo de formação das monarquias
absolutistas europeias.
Reconhecer a expansão econômica ocorrida na época do
absolutismo.
Caracterizar o mercantilismo.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirada do link: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/independencia-da-america-espanhola.html
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Oitavo Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø
Revoltas e conflitos na colônia portuguesa
Ø
A independência das colônias da América
espanhola
Objetivos:
ü
Identificar os conflitos que marcaram o período
colonial.
ü
Reconhecer interesses que estavam em jogo nesses
diversos conflitos.
ü
Identificar e debater os meios utilizados pela
metrópole para reprimir as revoltas.
ü
Caracterizar o sistema colonial imposto pelos
espanhóis às suas colônias na América.
ü
Distinguir os diferentes processos de
independência vividos pelas colônias da América espanhola.
ü
Relacionar as dificuldades de desenvolvimento
dos países latinos americanos à herança colonial.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirada do link: http://africaeasia.webs.com/
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Nono Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø
A descolonização da Ásia e da África.
Ø
O socialismo no mundo
Ø
Vargas: do afastamento ao retorno
Objetivos:
ü
Relacionar a situação atual dos países africanos
e asiáticos a seu passado colonial.
ü
Reconhecer a descolonização da Ásia e da África
como um processo de luta das populações por sua independência.
ü
Refletir sobre o avanço do socialismo no mundo.
ü
Reconhecer o imaginário social da época.
ü
Compreender os ideais socialistas e as
dificuldades de implantação do projeto socialista.
ü
Relacionar as tensões políticas vividas pelo
país nesse período ao definir uma plataforma de desenvolvimento.
ü
Reconhecer projetos e econômicos propostos para
o Brasil na época.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirado do link: http://www.smartkids.com.br/especiais/grecia-antiga.html
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Primeiro Ensino Médio
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø
A formação da Grécia antiga
Objetivos:
ü
Situar e caracterizar historicamente a formação
da civilização grega.
ü
Caracterizar as sociedade minoica e micênica e o
povo dórico.
ü
Relacionar a miscigenação étnica e cultural
entre diferentes povos ao nascimento da civilização grega.
ü
Identificar o processo de formação das polis.
ü
Reconhecer as transformações da sociedade grega,
ocorridas a partir do crescimento populacional e econômico da região.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirda do link: http://supersogra.blogspot.com.br/2012/07/25-fatos-sobre-escravidao-no-brasil.html
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Segundo Ensino Médio
Período: 01/07 a 12/07
Ø
Conteúdo Programático:
Ø
O lucrativo comércio de seres humanos
Ø
Escravidão e resistência
Objetivos:
ü
Identificar o tráfico negreiro como uma das
atividades mais rentáveis da Idade Moderna.
ü
Identificar e criticar as justificativas para a
existência da escravidão.
ü
Reconhecer que o comércio de escravos já existia
na África antes da chegada dos portugueses a América.
ü
Reconhecer a escravidão no Brasil colonial.
ü
Caracterizar o cotidiano dos escravos na colônia
portuguesa da América.
ü
Identificar a origem dos escravos africanos.
ü
Descobrir e reconhecer o legado e a influencia
do negro na cultura brasileira.
Metodologia :
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirada do link: http://historiadevaneiosrock.blogspot.com.br/2012/05/guerra-fria-e-seus-aspectos-politicos.html
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Terceiro Ensino Médio
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø
A Segunda Guerra Mundial
Ø
A Guerra Fria
Objetivos:
ü
Identificar os fatores que desencadearam a
Segunda Guerra Mundial.
ü
Reconhecer a importância do movimento de
resistência na luta contra os regimes totalitários.
ü
Criticar o holocausto.
ü
Identificar as consequências da guerra.
ü
Conceituar a Guerra Fria.
ü
Reconhecer a corrida armamentista espacial.
ü
Relacionar implicações e consequências da Guerra
Fria.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são
compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário