quinta-feira, 11 de julho de 2013

Atividade para Segundo Ano Ensino Médio Colégio Ceb

Imagem produzida com arquivos de domínio público
Essa atividade deve ser realizada individual e postada aqui no blog  até o dia 04/08.

Faça uma relação do Processo de Independência das Treze Colônias com o Processo de Independência do Brasil. Para isso, você deve acessar ao link do filme sobre a independência do Brasil e em sala estamos assistindo ao filme: O Patriota.
http://www.youtube.com/watch?v=X2WzdNbilis (O Patriota)
http://www.youtube.com/watch?v=cRuCgVOi3wo (Independência ou Morte)

29 comentários:

  1. Após ter assistido os dois filmes conclui que o processo de independência das Treze Colônias e o processo de independência do Brasil possui pontos em comum e diferenças.
    O processo de independência das Treze Colônias teve início quando a Inglaterra (proprietária das treze colônias) começou a aumentar impostos, taxas e a criar leis que tiravam os direitos dos norte-americanos. Assim começaram a ocorrer revoltas nas colônias, pois os norte-americanos queriam a independência, porém a Inglaterra não aceitava e declarou guerra. A guerra foi vencida pelos Estados Unidos (as treze colônias) com o apoio da França e da Espanha, e em 1787 ficou pronta a Constituição dos EUA.
    E o processo de independência do Brasil teve um inicio muito parecido com o das Treze Colônias, impostos muito altos exercidos pela Coroa Portuguesa. Assim com a regência de Dom Pedro I, ele foi convencido pela elite local a tornar o Brasil independente e ainda ser o primeiro imperador. Dom Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia o seu retorno a Portugal, diante dessa situação ele deu o seu famoso grito: “Independência ou Morte!”. Em 7 de setembro de 1822 o Brasil se tornou independente. Ao contrario das Treze Colônias que declarou guerra contra Inglaterra, no Brasil não houve guerra contra Portugal, mas sim guerras internas para afirmar toda a extensão do território pertencente ao novo imperador.

    Aluna: Natália Moraes 2ºano.

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Gustavo Henrique da Silva
    Série: 2º EM 321

    Os dois processos foram totalmente diferentes. O processo de independência do Brasil foi bem simples. O governante da época, D. Pedro, com medo de revoluções e com apoio da burguesia brasileira, proclamou uma independência “pacífica”, ou seja, sem guerras. Após a independência ter sido proclamada, foi instaurado o Império na Brasil, assim a estrutura do país não se alteraria, a não ser pelo fato de não ser subordinado a Portugal.
    Já o processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A independência dois EUA se deu através de Guerras entre os colonos americanos e os colonizadores ingleses. Os colonos americanos receberam, mais tarde, apoio da França e da Espanha.

    ResponderExcluir
  3. A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, onde o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. O processo da independência, se deu a partir da vontade em conquistar autonomia politica, desgaste do sistema de controle econômico, restrições e altos impostos, e a tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
    Após o dia do fico, onde D. Pedro primeiro, negou o chamado de retorno a Portugal e ficou no Brasil, medidas foram tomadas, como por exemplo a organização da marinha de guerra, convocou uma Assembleia Constituinte, determinou o retorno de tropas portuguesas, entre outros e assim D. Pedro, recebeu uma carta onde a Coroa Portuguesa anulava a Constituinte, onde se deu a proclamação da independência.
    Já a independência das Treze Colônias, que era de propriedade da Inglaterra, ocorreu devido a manifestações contra as cobranças cada vez mais intensas feitas pela sua metrópole.
    A Inglaterra colocou uma série de impostos, que exigia muito dos colonos, e medidas como a Lei do açúcar, Lei do selo, Lei do chá. Por isso os colonos se opuseram a presença britânica nas colônias. Reunidos eles exigiram o fim das exigências metropolitanas, onde proclamaram sua independência, assim eles assumiram posturas radicais, tendo como resultado a guerra entre colônia e metrópole, tempos depois venceram a guerra apoiados pelos franceses e conquistaram sua independência.
    Aluna: Jéssica Mates

    ResponderExcluir
  4. Aluno:João lucas venâncio
    Segundo ano EM

    Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa.
    Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
    Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga".
    A moderna historiografia em História do Brasil, entretanto, remete o início do processo de independência à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
    Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX.
    Desde as últimas décadas do século XVIII assinala-se na América Latina a crise do Antigo Sistema Colonial. No Brasil, essa crise foi marcada pelas rebeliões de emancipação, destacando-se a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Foram os primeiros movimentos sociais da história do Brasil a questionar o pacto colonial e assumir um caráter republicano. Era apenas o início do processo de independência política do Brasil, que se estende até 1822 com o "sete de setembro".
    Esta situação de crise do antigo sistema colonial, era na verdade, parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pela difusão do liberalismo econômico e dos princípios iluministas, que juntos formarão a base ideológica para a Independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789). Trata-se de um dos mais importantes movimentos de transição na História, assinalado pela passagem da idade moderna para a contemporânea, representada pela transição do capitalismo comercial para o industrial.

    ResponderExcluir
  5. Lucas Pereira Florindo - 2ºAno EM

    O filme “O Patriota” trata de um herói que iniciaria uma guerra que daria na independência política aos EUA, mas recusou. Depois de um tempo o exército britânico invadiu sua fazendo e matou um de seus filhos, logo assim o herói muda sua escolha e lutar por sua vingança e de acordo com suas vitórias ele passa a se tornar um patriota. Tudo ocorre durante o período da guerra das treze colônias onde houve a insatisfação com as imposições da metrópole. Essa insatisfação partia da burguesia colonial que se via pressionada após a Guerra dos Sete Anos. Ao fim da guerra, os EUA se tornaram a primeira nação das Américas a ser independente política e economicamente terem sua constituição própria. Já o filme “Independência ou morte” mostra o processo de emancipação politico (liberação politica) do Brasil em relação a Portugal, onde D.Pedro I derramou sangue pela independência do Brasil. Era um imperador que vivia em seus romances. Pressionado pelos lideres políticos e cansado de ser ordenado pelas suas autoridades decidiu então, às margens do rio Ipiranga, declarar a independência com o grito de “Independência ou Morte”.

    ResponderExcluir
  6. Antes da Independência, os EUA era dividido em treze colônias que eram vigiadas, mandadas e controladas pela Coroa Britânica, Inglaterra. Muitos grupos protestantes fugiram da Inglaterra e foram para a América, devido à perseguição política e religiosa imposta pelo governo inglês. As treze colônias eram divididas em: Colônias do Norte, Colônias Centrais e Colônias do Sul. Essas colônias eram exploradas pela Inglaterra para obter lucros, recursos minerais e vegetais que não tinham na Europa. Podemos citar um modelo de exploração, quando habitantes das treze colônias produziam algo e queriam exportar, eles tinham que pagar altas taxas e impostos para a Inglaterra. Logo depois, no século XVII, a Inglaterra começou a se envolver em conflitos pela Europa. Um desses conflitos, foi A Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra, que teve como objetivo a posse de territórios da América do Norte, onde a Inglaterra saiu vitoriosa. O fim desse conflito gerou muita revolta nas colônias, devido ao aumento de taxas e impostos, a elaboração de leis que tiravam a liberdade dos norte-Americanos, como: A Lei do Chá (onde o comércio de chá era destinado a somente uma companhia comercial Inglesa), Lei do Selo (todo produto na colônia tinha que ter o selo vendido pelos Ingleses) e a Lei do Açúcar (eles só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas). Gerando o protesto feito pelos colonos mais conhecido que foi A Festa do Chá de Boston, onde resultou em soldados ingleses cercando a cidade e acerto de contas com os habitantes devido aos prejuízos. A Ingleterra decidiu fechar o Porto de Boston e criou as Leis Intoleráveis (uma dessas leis era a Lei do Aquartelamento, que todo colono era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses). Em 1774, os colonos formaram o Primeiro Congresso da Filadélfia, redigiram um documento exigindo o fim das exigências. No Segundo Congresso da Filafélfia, em 1776, os colonos romperam definitivamente com a Inglaterra, proclamando sua Independência. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência e declarou guerra. A Guerra da Independência ocorreu entre 1776 e 1783, que foi vencida pelos Estados Unidos com apoio da França e Espanha.

    ResponderExcluir
  7. independência do brasil

    Logo após o dia do fico que foi conhecido como o dia que D. Pedro I declarou que ia ficar no brasil para o bem de todos isso em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro convocou uma assembleia constituinte e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou também que nenhuma lei de Portugal seria exposta sem a sua aprovação e assim falava para seu povo para lutar pela sua independência.
    O príncipe fez uma viagem rápida a minas gerais e são paulo durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que não teria mais a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
    Estas noticias chegaram a mão d D. Pedro e no ugar que estava levantou sua espada e falou (independência ou morte)e isso tudo foi considerado o processo de independência do brasil.

    independência das treze colonias

    As colonias eram divididas em duas: as do norte e as do sul.
    durante essa colonização teve a guerra dos sete anos entre Inglaterra e França, essa guerra valia a posse de território da América do norte, assim a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das colonias principalmente a do norte, com o aumento nas taxas e impostos os colonos fizeram manifestações contra a Inglaterra.
    A Inglaterra aumentou impostos e taxas, alem de criar novas leis tirando a liberdade dos norte-americanos. Algumas dessas leis foram a lei do chá, do selo e a lei do açúcar.
    depois dessa confusão toda teve o primeiro congresso da Filadélfia que ainda não conseguiram suas independências, assim só conseguindo no segundo congresso que foi onde Thomas Jefferson declarou independência dos Estados Unidos da América sendo assim Inglaterra não aceitou fazendo uma nova guerra onde perdeu para os EUA com os apoios da França e Espanha.



    aluno: Leonardo lopes da silva 2 ano.

    ResponderExcluir
  8. Nas duas independências havias pessoas contra e a favores delas e tinha também pessoas que deram tudo de si pela pátria ou seja para seu país se tornar independente. Outra semelhança entre elas e que a colônia era contra essa independência só que no Brasil não houve conflito já no caso do Estados Unidos houve um grande conflito que ficou conhecido como Guerra da Independência ou Guerra Revolucionária Americana.num lado como um dos principais membros da nossa independência foi Tiradentes e do lado deles George Washington, apesar de todos coisas que aconteceram contra essas duas independências as duas aconteceram.
    ALUNO: Gabriel de Souza e Silva. 2 ano

    ResponderExcluir
  9. No dia 7 de setembro de 1822 D. Pedro se encontrava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, onde declarou "Independência ou morte", em seguida partiu viagem ao Rio de Janeiro onde foi nomeado Imperador constitucional do Brasil. A independência foi imposta com a finalidade de manter a unidade nacional e conciliar as divergências existentes dentro da elite rural, afastando os setores mais baixos da sociedade representados por escravos e trabalhadores pobres.
    Nas Treze Colônias, ocorreu a sua divisão em Colônias do Norte, Centro e Sul. Após a guerra dos sete anos o governo inglês dividiu as despesas da guerra com as colônias e impôs novos impostos aos colonos o que provocou uma oposição da população das colônias inglesas do centro-oeste.
    Os americanos tiveram muitas vitórias sobre as forças inglesas. Até que a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos. O interesse pela independência estava relacionado ao tipo de atividade realizada em cada região, inicialmente as colônias do sul resistiram ao processo de independência, não queriam se separar da Inglaterra, pois os comerciantes compravam seus produtos agrícolas. Foram os comerciantes, latifundiários e a elite urbana os lideres do processo de colonização, dirigentes de uma nova nação.

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Mayara de Oliveira Zandonai
    Turma: 2°ano/Ensino médio

    Pela luta e liberdade das colônias o patriota mesmo sem equipamentos específicos e sim pela sua bravura, revolta pela morte de seu filho e pessoas inocentes e dos demais companheiros conseguiram formar um grupo de guerrilheiros onde derrotaram o exército Inglês, que por sua vez invadia colônias, matando várias pessoas inocentes, crianças, queimando as casas, causando assim ainda mais a vontade da luta dos guerrilheiros, que num confronto final acabaram sendo vitoriosos e começando uma nova vida. A Independência do Brasil foi muito mais um ato político onde não seria mais aceito as regras ditadas por Lisboa em Portugal do que propriamente uma guerra. Dom Pedro I após o grito da independência teve uma relação muito ruim com os seus ministros devido a sua vida particular (mulheres), o povo começou ficar contra a sua administração, criando vários conflitos, manifestações, onde o mesmo refletiu e se arrependeu de seus atos, então deixou seu filho Dom Pedro II no poder, com o apoio dos ministros, principalmente do ministro José Bonifácio e retornou para Portugal.

    ResponderExcluir
  11. O processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insaatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A Independencia Norte Americano se deu com Guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses. Mais tarde os Norte Am. receberam apoio da Espanha e da França.

    Já no Brasil o processo foi simples. O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil dormiu colônia e acordou Império, o povo nem fazia idéia do que acontecia. Tanto é verdade que ao proclamar a Independência foi instaurado o Império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não totalmente subordinado a Portugal.

    Tatiane Seghetto de Medeiros

    ResponderExcluir
  12. Como podemos perceber no filme “o patriota”, a independência dos EUA, foi declarada pelos próprios colonos estadunidenses, por causa deste motivo houve muitas mortes de tantos os colonos, quanto os colonizadores ingleses, pois os ingleses não gostaram, até então as 13 colônias americanas serviam apenas para exploração.
    Já no filme “independência ou morte”, conseguimos perceber algo totalmente diferente, primeiro, a independência foi declarada pelos próprios colonizadores, Dom Pedro I, foi quem declarou. Segundo, foi um ato tão pacífico que não houve rebelião dos brasileiros, a população aceitou tão bem que na cena seguinte em que Dom Pedro I fala “independência ou morte”, já é o imperador sendo coroado.

    Victória Zanetti

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Matheus Victor S. Luiz. 2° - EM.

    Primeiramente, o processo de independência dos Estados Unidos foi muito mais complexo que o processo de independência do Brasil.

    Estados Unidos: pelos próprios colonos que estavam insatisfeitos com a Inglaterra, que após muitos anos se juntou com a Política de Negligência Salutar e decidiram "explorar" sua colônia que era até então ignorada. A independência se deu com guerras entre os colonos americanos e os colonizadores ingleses.

    Brasil: Como já havia dito, o processo foi menos complexo. O governante D. Pedro com medo das revoluções e com o apoio das classes altas, proclamaram a Independência brasileiras sem guerras. "O Brasil dormiu colônia e acordou Império" o povo estava perdido com tudo que havia acontecido. Com a rapidez do processo de Independência, o Brasil continuou com tudo igual, não aconteceram evoluções... só não estavam totalmente subordinados à Portugal.

    ResponderExcluir
  14. Letícia Mendes

    O processo de independência dos Estados Unidos se deu com guerras cotidianas com a Inglaterra, pois os ingleses com a política de negligência salutar decidiram explorar a colônia, que era até então ignorada e esquecida. No fim da guerra, mais tarde, os americanos receberam ajuda da Espanha e da França.
    E o processo de independência do Brasil já foi mais simples. Não ouve guerra nem nada, pois o governante Dom Pedro estava com medo que houvesse algum tipo de revolução.

    ResponderExcluir
  15. Aluno: Matheus de Souza Darela

    Bom Sid, já de cara podemos ver que nos Estados Unidos foi dividido entre Colonias do Norte e Colonias do Sul, sendo as colonias do Norte de povoamento, os ingleses foram para la com o intuito de transformar o lugar num prospero lugar para morar e ficou conhecida como nova Inglaterra, enquanto as colonias do Sul se tornaram colonias de exploração, sendo elas baseadas em latifúndios. Já no Brasil não ocorreu essa divisão e o Brasil foi uma colonia de exploração, onde Portugal extraia as benefícios da terra durante um longo período.

    ResponderExcluir
  16. Mariana Vitória, 2 ano
    Independencia do Brasil
    A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. O governante D. Pedro com medo de revoluções e com o apoio de classes mais altas brasileira, proclamou a Independência do Brasil as margens do riacho Ipiranga com o seu grito famoso “Independência ou Morte!”, sem nenhuma guerra. O Brasil foi dormir colônia de Portugal e acordou Império, muitos dos brasileiros não sabiam o que estava acontecendo. Ao proclamar a Independência foi instalado o Império no Brasil, desse jeito sua estrutura não seria alterada, do estilo que estava antes, porém sem a dominação de Portugal.
    13 Colônias
    A colonização dos Estados Unidos desenvolveu-se durante o século XVII, quase um século depois da colonização portuguesa e espanhola na América. A procura de liberdade religiosa, os conflitos políticos na Europa, a procura de melhores condições devida e o crescimento do comércio, foram as principais razões que motivaram a vinda de grandes levas de colonos, principalmente ingleses, para a América do Norte, fixando-se na costa do Oceano Atlântico, fazendo surgir as Treze Colônias Inglesas. Encontravam-se no norte do país Massa cbusetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut. E no centro do país Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware e mais ao sul, Virginia, Maiyland, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul. Divididos em colônias de povoamento norte e centro do país, e em colônias de exploração no sul do país. O processo de independência dos EUA foi uma ação dos colonos que estavam insatisfeitos com Inglaterra que após anos com a Política de Negligência Salutar decidaram explorar sua colônia que era ignorada. Os norte-americano se deu com guerras entre os colonos e os colonizadores. Que tempos depois a Espanha e a França apoiram os norte-americanos, que acabaram conquistando sua independência na década de 1770.

    ResponderExcluir
  17. Guilherme Souza

    As independências aconteceram de maneiras bem diferentes, no filme o patriota dá pra ver que tem bastante guerra entre os ingleses e os americanos, com isso percebemos que os ingleses não queriam que as 13 colonias se emancipassem ou seja quem declarou a independencia foram os colonos. No Brasil, quem declarou foram os próprios portugueses, Dom Pedro I, pra ser mais específico, no filme dá pra ver que os brasileiros nem perceberam que o Brasil tinha se tornado império e não mais um país de exploração, por esse motivo não houve guerra nem nada, dos brasileiros contra os portugueses.

    ResponderExcluir
  18. A independência dos EUA foi declarada pelo próprio Estados Unidos, já o Brasil foi declarado por Portugal.
    No EUA houve guerras e muitas mortes, por que o governo inglês não gostou da emancipação das 13 colonias. Já no Brasil não,os brasileiros de tão inocentes nem sabiam o que estava acontecendo,
    por isso aceitaram numa boa, só que diferente dos EUA, o Brasil não se emancipou totalmente, porque Portugal continuou no poder imperial.

    Aluna: Karoline Lobo.

    ResponderExcluir
  19. Vinícius Matos
    Segundo Ano

    Diferença no processo de independência dos Estados Unidos e do Brasil:


    No Brasil o processo foi simples. O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil dormiu colônia e acordou Império, o povo nem fazia idéia do que acontecia. Tanto é verdade que ao proclamar a Independência foi instaurado o Império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não totalmente subordinado a Portugal.

    O processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A Indep. Norte Americano se deu com Guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses.

    O fato é que a Inglaterra, no início da colonização americana, nas primeiras décadas do século XVII, não tinha nem recursos nem condições militares e políticas para mandar tropas e construir fortes, como os portugueses fizeram no Brasil. O que acabou favorecendo o surgimento do movimento autônomo, e já focado na independência, nas colônias que se fixaram na América do Norte.
    O Brasil foi colônia de exploração; os Estados Unidos foram colônia de povoamento.

    Fonte: sab.org.br/pedag-wal/praticas/texto-brasil-nao-deu-tao-certo.doc

    ResponderExcluir
  20. Nome: Mateus Reginaldo Meurer

    Relação do Processo de Independência das Treze Colônias com o Processo de Independência do Brasil:


    Guerra dos Sete Anos

    Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

    Metrópole aumenta taxas e impostos

    A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo ( todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
    Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

    Primeiro Congresso da Filadélfia

    Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

    Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

    Segundo Congresso da Filadélfia

    Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.


    Constituição dos Estados Unidos

    Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.


    *O federalismo é um sistema político em que organizações políticas (estados, províncias) ou grupos se unem para formar uma organização mais ampla como, por exemplo, um Estado Central. No sistema federalista, os estados que o integram mantém a autonomia.

    Um bom exemplo de federalismo são os Estados Unidos da América. Os estados se unem para formar o sistema central, porém possuem autonomia para definir assuntos de diversas naturezas como, por exemplo, criação de leis, definição de políticas públicas, criação e arrecadação de impostos, etc.

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Marcelly Tavares
    O PATRIOTA- Na primeira cena do filme, mostra escravos trabalhando em um latifúndio, o trabalho escravo e o latifúndio eram características das colonias do sul.Benjamin Martin é um herói do violento conflito entre Estados Unidos da América e Inglaterra. Viúvo e com sete filhos, desde o término da guerra ele renunciou a luta e resolveu viver em paz numa fazenda com sua família. Em 1776 se inicia a guerra que pode dar à independência política aos Estados Unidos da América e ele é chamado para combater, porém se recusa.

    Entretando, quando o exército britânico invade sua fazenda e mata um de seus filhos, Martin muda de atitude e se apresenta para combate em busca da vingança pela sua morte. No decorrer dos combates a guerra se torna mais do que uma vingança para ele, torna-se um dever patriótico.

    O filme se desenrola no período dessa guerra iniciada pelas treze colônias estadunidenses insatisfeitas com as imposições econômicas da metrópole inglesa. Tal insatisfação partia da burguesia colonial que se via pressionada após a Guerra dos Sete Anos. Dessa forma, era verossímil que um fazendeiro como Benjamim Martin se recusasse, a princípio, a participar de uma guerra que não lhe atingia diretamente. Assim como nessa questão, o filme é repleto de detalhes históricos envoltos por uma história fictícia, feita para dar corpo a fatos importantes da história estadunidense. Ao fim dessa guerra vitoriosa, os Estados Unidos se tornaram a primeira nação das Américas a ser independente política e economicamente e a terem uma constituição própria.

    INDEPENDENCIA OU MORTE-O filme começa falando sobre a fuga da corte portuguesa para o Brasil provocada pela invasão das tropas de Napoleão Bonaparte, depois que Portugal aliou-se a Inglaterra.
    D. Pedro I, com nove anos, vivia brincando com filhos de escravos, e desde então começou a causar rebuliço na corte, por não se portar como um príncipe deveria. Alguns anos se passaram, e seus pais arrumam-no um casamento, com Leopoldina.
    Em 1821 o povo e a tropa se rebelam, pedindo uma nova Constituição, um novo Ministério e uma nova Junta Governamental, e D. Pedro I anuncia ao povo a nova Constituição. Instala-se então uma Monarquia Constitucional. D. João VI e Carlota Joaquina voltam para Portugal, deixando D. João I na regência.Portugal impõe uma nova Constituição, que faria o Brasil voltar a ser colônia e obrigaria o novo imperador voltar para Portugal. O povo, insatisfeito com tudo o que Portugal estava fazendo, pede por independência.
    Em 1822 D. Pedro I se alia á José Bonifácio.
    Portugal continua com as exigências absurdas. É decidido, então, o corte de laços com a metrópole. Pedro I é informado que tropas invadiram o território brasileiro, e o imperador assume a frente da guarda do Brasil, indo para a guerrilha.
    A Imperatriz Leopoldina começa a adoecer, e consequentemente vem a falecer.
    É escolhida uma nova Princesa para D. Pedro I, Amélia de Leuchtenberg, e depois disso, o Imperador acaba tendo que tomar a decisão de abandonar sua amante, Domitília de Castro e a mandar para São Paulo.
    O povo se rebela novamente, todos se voltam contra D. Pedro I, e não agüentando a pressão, o mesmo reivindica o poder, e declara Pedro de Alcântara, o novo imperador, oficialmente D. Pedro II, que estava com 5 anos. D. Pedro I deixou nas mãos da corte ensinar D. Pedro II.
    O filme termina com a despedida de D. Pedro I e de seu filho, e sua volta junto com alguns outros membros da corte para Portugal.

    ResponderExcluir
  22. Praticamente tudo. O processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A Independência Norte Americano se deu com Guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses. Mais tarde os Norte Americanos receberam apoio da Espanha e da França.

    Já no Brasil o processo foi simples. O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil dormiu colônia e acordou Império, o povo nem fazia ideia do que acontecia. Tanto é verdade que ao proclamar a Independência foi instaurado o Império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não totalmente subordinado a Portugal. Se você olhar o quadro da independência vai notar o povão retratado no canto inferior esquerdo com caras de bobos sem intender o que estava acontecendo.
    Matheus Thurmann

    ResponderExcluir
  23. Matheus de Assis Rosa Oliveira

    O processo de independência dos EUA foram os próprios colonos que articularam, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A independência norte americano se deu com guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses.

    No Brasil o processo foi simples. O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil dormiu colônia e acordou Império. Tanto é verdade que ao proclamar a independencia foi instaurado o império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não totalmente subordinado a Portugal. processo de independência dos EUA foram os próprios colonos que articularam, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A independência norte americano se deu com guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses.

    No Brasil o processo foi simples. O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil dormiu colônia e acordou Império. Tanto é verdade que ao proclamar a independência foi instaurado o império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não totalmente subordinado a Portugal.

    ResponderExcluir
  24. O processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos decidiram explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. No Brasil . O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada.
    Jéssica Nau.

    ResponderExcluir
  25. O processo de independência das 13 colonias foi marcado por muitos conflitos entre os indígenas e os ingleses, e esse processo foi um processo de povoação, já o processo de independência do Brasil foi um processo de exploração, ou seja nas 13 colonias os ingleses traziam pessoas para povoar as terras e o o processo do Brasil os portugueses vieram para explorar as riquezas do Brasil.

    Guilherme Horn
    2° ano EM

    ResponderExcluir
  26. Aluna: Eduarda Cristina Schüssler

    Treze Colônias...

    As treze colônias foram formadas através de conflitos entre os ingleses e indígenas que ja habitavam a região. O primeiro povoado bem sucedido foi o de Jamestown. No século XVII, mais dois povoados ocuparam lugar na América do norte. Muitas pessoas eram atraídas para esse local, para que fossem habitados, como degredados, aventureiros, mulheres pobres e camponeses. A colonização também se fez com grupos protestantes, franceses, holandeses,escoceses,irlandeses e alemães. Todos os grupos juntos formam as treze colônias.

    Independência do Brasil...

    O príncipe do Brasil se tornou príncipe de Portugal, por causa de sua mãe, que era considerada louca. Desde certo período a ideia era mudar a corte de Portugal para o Brasil. Em 1807 houve um tratado que dividiu Portugal em três reinos. Como Portugal estava recebendo ameaças de invasão, D. João achou melhor que mudassem o governo para o rio de Janeiro, e com a primeira invasão a família real também se mudou para o território brasileiro. Com a presença da família real no Brasil, a partir de 1808 o Brasil deixou de ser colônia e virou uma metrópole.

    ResponderExcluir
  27. Aluno : GUSTAVO SOUZA PEREIRA

    O processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A Indep. Norte Americano se deu com Guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses. Mais tarde os Norte Americanos receberam apoio da Espanha e da França.

    Já no Brasil o processo foi simples. O próprio governante D.Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil dormiu colônia e acordou Império, o povo nem fazia ideia do que acontecia. Tanto é verdade que ao proclamar a Independência foi instaurado o Império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não totalmente subordinado a Portugal. Se voce olhar o quadro da independência vai notar o povão retratado no canto inferior esquerdo com caras de bobos sem intender o que estava acontecendo.

    ResponderExcluir
  28. Centro Educacional Barreiros
    Aluno: Gabriel Santos Teixeira
    Data: 04/08/2013

    Relação entre os processos de independência do
    Brasil e das treze colônias


    Os processos de independência das treze colônias e do Brasil são dois processos muito diferentes.
    O processo de independência do Brasil foi pacifico, quando Dom Pedro I recusa o chamado de Portugal e proclama sua permanência no Brasil.
    Já o das treze colônias foi uma independência onde ocorreu um conflito armamentista entre os colonos, insatisfeitos com as leis, e os ingleses. Os colonos com uma grande ajuda dos franceses e espanhóis conseguiram vencer a guerra e reconhecer a independência americana.
    A independência das treze colônias teve uma grande influencia do iluminismo, para romper com o absolutismo e com as praticas mercantilistas, e a Inglaterra reconheceu a independência para recuperar sua economia desgastada da guerra dos sete anos.

    ResponderExcluir
  29. Lícia Amaral Ferreira - 2° ano matutino
    Relação do Processo de Independência das Treze Colônias com o Processo de Independência do Brasil;

    O processo de independência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Politica de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A Independência Norte Americana se deu com Guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses. Mais tarde os Norte Americanos receberam apoio da Espanha e da França.

    E no Brasil o processo foi simples, o próprio governante Dom Pedro com medo de revoluções e com apoio das classes mais altas brasileiras, proclamaram a Independência sem guerras nem nada. O Brasil que era colônia se tornou Império, o povo nem fazia idéia do que acontecia. Tanto é verdade que ao proclamar a Independência foi instaurado o Império no Brasil, dessa forma a estrutura do país não se alteraria, ficando do jeito que era antes, só que não era totalmente subordinado a Portugal.

    ResponderExcluir