quarta-feira, 12 de junho de 2013

Planejamento Colégio Ceb (10/06 a 28/06)

Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sexto Ano
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  A sociedade egípcia
Ø  Persas, fenícios e hebreus
Objetivos:
•             Reconhecer e interpretar a organização social e econômica do Egito antigo.
•             Identificar o papel da religião na sociedade egípcia.
•             Identificar aspectos políticos, sociais e culturais do povo persa.
•             Identificar aspectos políticos, sociais e culturais do povo fenício.
•             Identificar aspectos políticos, sociais e culturais do povo hebreu.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sétimo Ano
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  O Renascimento
Ø  A Reforma Protestante e a Contra Reforma
Ø  A Expansão Marítima Europeia
Ø  O Absolutismo e o mercantilismo          
Objetivos:
•             Relacionar o movimento cultural renascentista às mudanças ocorridas na Europa a partir do séc. XI.
•             Reconhecer conflitos religiosos do séc. XVI na Europa ocidental.
•             Identificar as questões de ordem religiosa, econômica, política e cultural envolvidas na Reforma Protestante.
•             Reconhecer as motivações econômicas das Grandes Navegações.
•             Identificar algumas consequências da expansão marítima.
•             Reconhecer o processo de formação das monarquias absolutistas europeias.
•             Reconhecer a expansão econômica ocorrida na época do absolutismo.
•             Caracterizar o mercantilismo.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Oitavo Ano
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  A Revolução Francesa
Ø  O governo de Napoleão Bonaparte
Objetivos:
•             Caracterizar a Revolução Francesa.
•             Reconhecer o processo da Revolução Francesa em suas três diferentes fases.
•             Identificar as ideias da Revolução Francesa e os interesses em jogo.
•             Identificar reflexos da Revolução Francesa no pensamento mundial.
•             Descrever fatos relacionados à expansão imperialista empreendida por Napoleão Bonaparte.
•             Relacionar as conquistas de Napoleão à vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Nono Ano
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  Segunda Guerra Mundial
Ø  A Guerra Fria
Ø  A descolonização da Ásia e da África.
Ø  A socialismo no mundo
Ø  Vargas: do afastamento ao retorno
Objetivos:
•             Relacionar o plano expansionista da Alemanha a um processo de unificação tardia.
•             Interpretar a luta pelas colônias africanas e por espaço no mercado internacional.
•             Refletir sobre a posição assumida pelos vários países envolvidos no conflito.
•             Compreender as consequências da Segunda Guerra da divisão internacional do poder.
•             Refletir sobre a destruição e o sofrimento humano causados pelo conflito.
•             Identificar a polarização capitalismo/socialismo após a Segunda Guerra Mundial.
•             Reconhecer o sistema de alianças que se estabeleceu durante a Guerra Fria.
•             Relacionar a situação atual dos países africanos e asiáticos a seu passado colonial.
•             Reconhecer a descolonização da Ásia e da África como um processo de luta das populações por sua independência.
•             Refletir sobre o avanço do socialismo no mundo.
•             Reconhecer o imaginário social da época.
•             Compreender os ideais socialistas e as dificuldades de implantação do projeto socialista.
•             Relacionar as tensões políticas vividas pelo país nesse período ao definir uma plataforma de desenvolvimento.
•             Reconhecer projetos e econômicos propostos para o Brasil na época.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Primeiro Ensino Médio
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  Os Fenícios
Ø  Os Persas
Ø  Os Hebreus
Ojetivos:
•             Situar a região dominada pelos Fenícios e identificar os países que hoje ocuparam esse local.
•             Caracterizar a organização política e administrativa da sociedade fenícia.
•             Caracterizar o processo de desenvolvimento do alfabeto.
•             Situar, identificar e caracterizar a história dos persas.
•             Identificar os fatores que explicam como o Império Persa administrou a diversidade de povos conquistados.
•             Reconhecer aspectos religiosos e culturais da sociedade persa.
•             Conceituar o monoteísmo e identificar sua ascensão.
•             Identificar e caracterizar as etapas da história do povo Hebreu.
•             Identificar a Bíblia como uma das fontes de estudo da História do povo Hebreu.
•             Caracterizar o processo de formação da identidade do povo Hebreu.
•             Dissertar sobre o significado da região para cultura judaica.
•             Descrever as disputas territoriais na Antiguidade.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Segundo Ensino Médio
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  A conquista espanhola
Ø  Pindora e seus habitantes
Ø  Portugal e sua colônia na América
Ø  O lento fim das capitanias hereditárias
Ø  Os jesuítas em ação
Objetivos:
•             Listar fatores e razões que levaram os espanhóis a colonizar a América.
•             Identificar as consequências da colonização, entre elas o extermínio dos povos asteca e inca.
•             Caracterizar o processo da conquista espanhola.
•             Identificar povos indígenas encontrados no território nomeado Brasil pelos portugueses.
•             Reconhecer a diversidade cultural desses povos.
•             Descrever o encontro entre as culturas indígenas e a europeia.
•             Reconhecer e desenvolver o processo de colonização português.
•             Identificar as primeiras atividades desenvolvidas pelos portugueses na colônia.
•             Caracterizar os sistema de capitanias hereditárias e as razões de seu fracasso.
Metodologia :
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Terceiro Ensino Médio
Período: 10/06 a 28/06.
Conteúdo Programático:
Ø  O Brasil chega ao séc. XX
Ø  A República dos cafeicultores
Ø  A crise da República e a ruptura de 1930
Ø  A democracia por um fio
Objetivos:
•             Reconhecer o contexto socioeconômico do Brasil no
•             Reconhecer o contexto socioeconômico do Brasil no início do séc. XX.
•             Relacionar a expansão do café com a solidificação da indústria.
•             Identificar o papel dos imigrantes europeus na formação do povo brasileiro nas primeiras décadas do séc. XX.
•             Descrever como se formou o operário brasileiro.
•             Identificar as causas da Revolta da Vacina.
•             Descrever a República dos cafeicultores.
•             Identificar os problemas da política econômica brasileira.
•             Identificar as guerras de Canudos e do Contestado.
•             Descrever o movimento tenentista.
•             Reconhecer os fatores que contribuíram para o fim das oligarquias do café.
•             Caracterizar a Semana de Arte Moderna de 1922 como fato marcante do início do séc. XX.
•             Caracterizar o regime totalitarista.
•             Descrever e interpretar a atuação dos nazistas e fascistas.
•             Situar a Guerra Civil Espanhola e o Stalinismo.
Metodologia:
Aulas expositivas

Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário