quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Planejamento Colégio Ceb (07/10 a 21/10)

Imagem encontrada no link: blogdehistoriadom.blogspot.com.br/2011/Roma-antiga.html

TURMA: Sexto Ano (caderno 4)
TEMA: O império romano / A formação do cristianismo
CONTEÚDOS: 
Império Romano (27 Ac – 476 Dc)
Pão e circo
Religião em Roma
A ascensão do cristianismo
A divisão do Império Romano
A origem judaica do cristianismo
O cristianismo ganha o Império
OBJETIVOS:
Discutir a transição do regime republicano para o imperial na Roma antiga
Caracterizar o Império Romano
Interpretar os aspectos da cultura romana
Compreender o processo de desenvolvimento do cristianismo desde o seu surgimento até sua expansão no Império Romano
METODOLOGIA:
Aulas expositivas
Utilização de fragmentos de vídeos do filme Gladiador
ATIVIDADES: 
Será repassada aos alunos durante as aulas.

Imagem encontrada no link: historiabrasileira.com/brasil-colonia/ciclo-da-cana-de-acucar/ 

TURMA: Sétimo Ano
TEMA: A riqueza e a miséria do açúcar (Caderno 05)
CONTEÚDOS: 
Cana de açúcar: grande propriedade e trabalho escravo
Açúcar: produção e comércio
Outros produtos agrícolas de exploração
Pacto colonial
OBJETIVOS:
Identificar as condições e os processos da produção de açúcar do período colonial brasileiro
Reconhecer a importância da produção açucareira na economia colonial
METODOLOGIA:
Aulas expositivas
Utilização de slides e mapas retratando as mudanças e formas de exploração da colônia portuguesa.
ATIVIDADES: 
exercícios com 4 questões que servirão como avaliação compondo nota com prova mensal e trimestral.

Imagem encontrada no link: aprocura.com.br/hino-da-proclamacao-da-republica.html 

TURMA: Oitavo Ano
TEMA: a República brasileira (Caderno 05)
O movimento republicano
Proclamação da República
A República e a Primeira Constituição
Os militares no poder (República da Espada)
OBJETIVOS:
Identificar algumas razões do enfraquecimento da monarquia brasileira
Reconhecer fatores diversos que contribuíram para o surgimento do movimento republicano no Brasil no século XIX
METODOLOGIA:
Aulas expositivas
Utilização de slides sobre a Proclamação da República

Imagem encontrada no link: lutatotal.blogspot.com.br/2009/11/caso-battisti-se-permitir-extradicao.html 

TURMA: Nono Ano
TEMA: A democracia consolidada
CONTEÚDOS: 
Os anos FHC
O segundo mandato de FHC
Um operário no poder
O governo de Lula
O segundo mandato de Lula
OBJETIVOS:
Identificar aspectos da história recente do Brasil
Reconhecer a presença de mecanismos democráticos no Brasil atual
METODOLOGIA:
Aulas expositivas
Utilização de slides e fragmentos de vídeos sobre redemocratização do governo brasileiro

ATIVIDADES: 
Atividade síncrona, onde alunos farão explicações sobre as postagens nas atividades utilizando os recursos de Redes Sociais.

Imagem encontrada no link: pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_militar_da_Roma_Antiga 

TURMA: Primeiro Ensino Médio (Caderno 04)
TEMA: Comércio e cidades na Baixa Idade Média
CONTEÚDOS: 
Séculos XI e XIV
A crise do século XIV
OBJETIVOS:
Reconhecer os fatores responsáveis pelo surgimento do comércio e das cidades
Relacionar o crescimento do comércio e o surgimento da burguesia
Identificar e caracterizar os fatores que propiciaram o surgimento da Peste Negra
Identificar transformações culturais, sociais e econômicas, fruto do crescimento urbano e comercial
Relacionar acontecimentos medievais à atualidade
METODOLOGIA:
Aulas expositivas.
Utilização de slides retratando o poder divino.
ATIVIDADES: 
Atividade síncrona, onde alunos farão explicações sobre as postagens nas atividades utilizando os recursos de Redes Sociais.

Imagem encontrada no link: araoalves.blogspot.com.br/2011/10/questoes-sobre-regencia-e-2-reinado.html 

TURMA: Segundo Ensino Médio
TEMA: As Regências (Caderno 08)
CONTEÚDOS: 
A Regência Trina Provisória
A Regência Trina Permanente
A Regência Uma
D. Pedro II: imperador aos 14 anos
OBJETIVOS:
Caracterizar o período regencial
Reconhecer os grupos políticos formandos durante à Regência
Interpretar o Golpe da maioridade
METODOLOGIA:
Aulas expositivas
Utilização de slides
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.


Imagem encontrada no link: www.blogodorium.com.br/pre-historia-caracteristicas-do-periodo-neolitico/

TURMA: Terceiro Ensino Médio
TEMA: Revisão Geral
CONTEÚDOS: 
Pré História
Período Pré Colonial (Brasil)
Colonial (Brasil)
OBJETIVOS:
Como já foi desenvolvido o material apostilado, estarão sendo feitas revisões visando os Vetibulares.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de slides
* todo final de aula, teremos um Quiz com participação dos alunos, para averiguar a fixação dos conteúdos.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas. 

Um comentário:

  1. A República Brasileira q foi de 1889 a 1930 é também conhecido como a República Velha. Este período da história do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café.

    Aluno: Vinicius Souza Gomes.
    8ºAno.

    ResponderExcluir