quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vale Sid Encerrado


Quero dar os parabéns a todos os alunos pelas atividades da mostra cultural. Os ambientes estavam bem decorados e a maioria dos alunos preparados para exporem sobre seus temas. Com certeza muito podemos melhorar, mas todos estão de parabéns. 
Aproveito para dizer que estamos no fim do ano. As trimestrais estão próximas, o cansaço já bateu, mas é importante dar aquele gás para depois poder aproveitar as férias, ou prestar os Vestibulares que estão por vir. Para aqueles que estão antenados, vai nosso último *vale Sid% do ano (valido de 11/10 a 19/10). Faça um comentário de pelo menos 5 linhas sobre um tema que você esta estudando na disciplina de História e ganhe meio ponto na sua média. Lembro também, que você já pode e deve ir preparando seu fichamento para as trimestrais que ocorrerão do dia 05 a 09 de novembro. Aproveitem o feriadão.
Abraços / Sid.

42 comentários:

  1. Mariá ( 6º ano - matutino )12 de outubro de 2012 às 09:03

    Roma
    A sociedade romana estava dividida em Patricios, Plebeus, Clientes, Escravos. E a política, durante sua história, dividida em: Monarquia, República e Império.
    Monarquia ( 753aC. até 509 aC. ) – Os patrícios questionavam o poder centralizado dos reis. Eles queriam que os governantes, fossem escolhidos pela população.
    Republica ( 509 aC. Até 27 aC. ) – Os Patrícios queriam seu próprio governo para eles mesmos. Foram criadas as assembléias:
    - Curiata: Funções religiosas;
    - Centuriata: Eleição dos cônsules;
    - Plebis: Eleição dos Tributos da Plebe.
    Em 496 aC., os Plebeus fogem para o monte sagrado. Conseguem alguns direitos sendo convocado para os tributos da Plebe.
    Em: 450 aC. lei Doze Tábuas
    445 aC. lei Canuléia
    367 aC. lei Licínea
    Os romanos conquistavam a Peninsula Itálica. Eles entraram em disputa territorial contra os cartaginenses: foi a guerra de Cartago. O ponto principal de conflito foi a disputa pelo mar mediterrâneo.
    Com isso, ocasionou: O controle do mar Mediterrâneo; Ocorreu uma internacionalização do trabalho, ou seja, cada região, de acordo com suas habilidades recebia determinado trabalho; Surgimento de latifundos escravistas; entre outros.
    As Dinastias de Roma foram: Julio, Claudios( 5 imperadores: Augusto( nesse período ocorreu o nascimento de Cristo ), Tibério, Calígula, Nero( foi assasinado ), Claudio ), Flávios( imperadores que não eram romanos), Vespiano, Tito, Domiciano, Antonios e Severos( Antonios e Severos, em 476 ocorreu o declíneo do império romano.

    ResponderExcluir
  2. Os conteúdos que estudamos foram os que caíram na última prova, pois depois disso teve as apresentações e coisa e tal. A parte da ditadura militar (64/85), onde os direitos da população foram desrespeitados, uma eleição indireta com um eleito da oposição , Tancredo Neves, porém ele morreu antes de assumir. Quem assumiu foi José Sarney, que com o plano cruzado fez algumas alteração, mas não conseguiu controlar o grande problema do Brasil na época, a inflação.
    Depois assumiu Fernando Collor, e foi ai que a coisa piorou, cheio de boas intenções tomou medidas que foram inúteis, e alem disso foi corrupto. Sofreu impeachment e assumiu seu vice, Itamar Franco. dai a coisa se resolveu, ele controlou a inflação e o Brasil seguiu seu rumo!


    ~~~Heloisa L. Neves 9° ano MAT :D

    ResponderExcluir
  3. Colégio CEB
    Aluna: Letícia Maria Anselmo
    3º ano do Ensino Médio

    A ditadura militar no Brasil compreende o período de 1964 até 1985, totalizando 21 anos de duração. Com os militares no poder, o Brasil enfrentou momentos de intensa repressão e violência. Foram elaborados Atos Institucionais, o primeiro deles (AI-1) instituiu a eleição presidencial indireta e autorizou o governo a cassar mandatos de parlamentares. O AI-2 extinguiu os partidos políticos e implantou o bipartidarismo (Arena e MDB). O AI-3 estabeleceu eleições indiretas para governadores e prefeitos. O AI-4 permitiu a reabertura do Congresso para que uma nova Constituição fosse aprovada. O AI-5 foi o pior e mais repressivo Ato Institucional, dava total poder ao presidente, sendo que este poderia fechar o Congresso, permitindo-o legislar sobre qualquer assunto e a censura à imprensa ficou ainda mais rígida.
    Durante a época da ditadura cinco militares governaram o país, o primeiro deles foi Castelo Branco, depois Costa e Silva assumiu o poder. O governo de Garrastazu Médici foi o mais violento de toda a ditadura. Após Médici, Ernesto Geisel tornou-se presidente do país e por fim, o último presidente militar foi João Figueiredo.

    ResponderExcluir
  4. As Regências: Caso acontecesse a morte ou abdicação do imperador, e sendo herdeiro, mas sem poder assumir o trono por ser menor de 18 anos, o governo criou 3 regentes. As regências são: Trina Provisória, Trina Permanente (mas na verdade não foi permanente) e regência Una. Também estudamos sobre algumas rebeliões provinciais, que inclusive, sobre elas fizemos um trabalho no facebook e no twitter. O tema do meu grupo foi sobre A Balaiada que foi uma rebelião composta por escravos, camponeses e vaqueiros, que não tinham a menor possibilidade de melhorar sua condição de vida miserável. Esses grupos sociais faziam parte da maioria da população pobre da província e tinham sérias dificuldades de sobrevivência devido à grave crise econômica e aos latifúndios improdutivos.
    A crise econômica havia sido causada pela queda da produção do algodão - base da economia da província - que sofria a concorrência norte-americana.

    Aluna: Vivian Fernandes
    2o ano

    ResponderExcluir
  5. Eduardo Cabral Marcolino 6 ano matutino17 de outubro de 2012 às 09:47

    Aprendemos na aula de história sobre “Roma” e o que mais me chamou atenção foi as Conquistas dos Plebeus e seus tributos. Como em 450 A.c com a Lei das Doze Tábuas que foi um marco na história do direito romano, pois pela primeira vez as leis foram escritas para os plebeus e da mesma forma para os patrícios.Já em 445 A.c tratamos da Lei da Canuléia que Garantia os direitos civis iguais a todos.Em 367 A.c a Lei Licínia pôs também fim à escravidão dos plebeus por dívidas aos proprietários rurais. Porém, esse direito era conferido apenas aos cidadãos romanos. Muitos habitantes das províncias, endividados, continuaram a ser escravizados por dívidas.

    ResponderExcluir
  6. Vou comentar a volta do brasil a democracia.
    De 1964 á 1985 o brasil era um pais governado por militares .Através da campanha diretas já o brasil teve uma eleição democratica novamente.O primeiro presidente (depois da ditadura)a se eleger foi Tancredo Neves mais por uma fatalidade ele nao teve como assumir e entao assumiu seu vice José Sarney .Depois dele foram presidentes:Collor,Itamar franco,Fernando Henrique Cardoso, lula e DILMA atualmente.

    Nome:Luiz Guilherme Groff Dos Santos
    Turma:9ano matutino

    ResponderExcluir
  7. Com as aulas do Sid sobre a Roma, eu aprendi que na Roma existia um coliseu onde as pessoas se divertiam de várias formas.
    Aprendi também que jesus foi visto pelos Hebreus na época que os romanos ocupavam a palestina.
    E descobri que as autoridades romanas achavam jesus uma ameaça politica e os sacerdotes achavam não ser o salvador.
    No comando do imperador constantino ele deu liberdade aos cristãos, enquanto o imperador Teodósio fez o cristianismo ser a religião oficial do império romano.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou aprendendo em história, o povo Hebreu, que foi o primeiro povo a ser monoteísta (mono- um, teísta-deus), ou seja, que acreditava em um só deus ,eles também acreditavam que um Messias (salvador) que iria trazer a felicidade terrena e salvar os Judeus (cujo sua terra se chamava Judá), de toda a dominação de Roma , que caçava os Judeus severamente, pois sua religião era proibida.
    E então, no ano 1 d.C, Jesus Cristo nasceu, dizendo ser o Messias dos Judeus, algumas pessoas acreditaram, e se chamavam Cristãos, e os que não acreditaram, permaneceram como Judeus.
    Ele foi conhecido como rei dos hebreus, sobrepondo a autoridade do imperador de Roma, sendo assim uma ameaça política, também, também, os sacerdotes Judeus, que não acreditaram em Jesus, mandaram-no para Pilatos, para ser executado na cruz, então, depois de tanta perseguição, Roma ficou enfraquecida pelas invasões germânicas que o cristianismo foi a religião oficial de Roma, acabando com a divindade do imperador, ajudando na queda do Império Romano.

    ResponderExcluir
  9. Nas aulas de História estou aprendendo sobre Roma,suas conquistas e a crise na republica romana,estou aprendendo também sobre o começo do cristianismo,o primeiro povo monoteista e as oposiçoes das autoridades romanas aos diseres de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Marina Silveira Porto.
    Turma: 8° Ano Matutino.
    Professor: Sidney.
    Matéria: História.
    Dom Pedro II.

    O Segundo Reinado foi de 1840 até 1889. O reinado de Dom Pedro II terminou quanto ocorreu a Proclamação da República dia 15 de Novembro de 1889.
    Nessa época ocorreu a Guerra do Paraguai, que foi o Brasil, a Argentina, e o Uruguai, contra o Paraguai.
    Em 1888, Princesa Isabel (irmã e D. Pedro II) fez a lei da abolição da escravatura. E no dia 13 de Maio de 1888 ocorreu a abolição da escravatura.
    Processo eleitoral- eleições do cacete.
    Revolução Liberal de 1842- derrota de SP e MG.
    Revolução praieira- única tentativa de Revolta com ideal definido.
    Depois da Revolução Praieira- uma paz disfarçada.
    República do café com leite: 1840-1930.
    Ditadura militar: 1964-1985.
    Naquela época existiu 3 leis:
    Lei Eusebre de Queiroz- proibia o tráfico de escravos.
    Lei do Sexagenário- com 65 anos deixa d ser escravo.
    Lei do Ventre Livre- filho de escrevo quando pequeno era livre.
    Porém, essas leis não beneficiaram os escravos.
    Questão militar- corrupção no Montepio, fim da Guerra do Paraguai e proibição dos militares se manifestarem publicamente sobre política.
    Nessa época tinha muita mistura de culturas, de diferentes grupos sociais e étnicos.
    A República no começo ficou conhecida como ‘República Velha’, pois manteu as mesmas coisas da monarquia.

    ResponderExcluir
  11. neste semestre eu aprendi sobre os romanos:o português e uma das linguás derivadas do latim,o latim era a linguá falada na roma antiga.A gerecia tinha 3 fases
    A monarkia(753ac a 509ac)
    a republica(509ac a 27ac)
    o Imperio (27ac a 476 dc

    ResponderExcluir
  12. O segundo reinado de D.Pedro 2º, que com 5 ou 6 anos tinha que assumir o reinado, mais não podia devido a sua idade. Dai então teve o periodo regencial, após o periodo regencial veio golpe ou clube da maioridade, foi a época que D pedro assumiu o reinado com 16 anos, para alguns foi golpe da maioridade porque eram contra este movimento e pra outros eram clupe porque eram afavor...

    ResponderExcluir
  13. eduarda de moraes 9 ano/matutinno

    bem sid eu estudei sobre guerras, regimes totaluitários, a redemocratização do brasil e por ai, vou falar sobre a redemocratização do brasil, ocorreu quando o brasil estava no momento em ditadura, o que chamamos de ditadura militar, que foi os militares assumir o poder foram 5 militares no total, para tentar acabar com isso o povo fez o que chamaram de movimento diretas já, que foi o povo lutar por um direito de votar de escolher seus presidentes,porque desde então era uma democracia indireta e até que de tanto lutar o povo teve seu sucesso.

    ResponderExcluir
  14. O meu capítulo preferido foi COLONIZAÇÃO PORTUGUESA, pois fala sobre a nossa colonização, a nossa história! Como chegamos ao Brasil?
    E também podemos descobrir que a origem do nome Brasil veio por causa da árvore Pau-Brasil que era facilmente encontrada, mas com o passar do tempo o Pau-Brasil foi sumindo, pois os portugueses utilizavam para construir barcos, móveis entre outras coisas. Por isso que hoje não é permitido o corte desta árvore.
    Em 1500 foi quando o Brasil foi descoberto, mas só em 1808 que a família real portuguesa veio para o Brasil, morar no Rio de Janeiro.
    Percebi a relação entre a História e a Geografia, na história a família portuguesa foi morar no Rio de Janeiro, região Sudeste e este são um dos motivos porque a região sudeste é a mais desenvolvida do Brasil, como estudei em geografia, porque desde o início o governo investiu nessa região, primeiro com o café e depois com as outras atividades rurais e depois com o comércio.
    Com a atividade das Redes sociais descobri mais curiosidades e aprimorei o meu conhecimento sobre a colonização portuguesa.
    Franciele Campos da Silva
    7º ano, vespertino

    ResponderExcluir
  15. Aluno:jiovani Schmitt
    Ano:8°ano matutino
    colégio:CEB
    Segundo reinado e suas mudanças
    O Segundo Reinado iniciou-se em 1840 após o golpe da maioridade ou clube para os que eram a favor,onde D. Pedro II assume o brasil com apenas 14 anos de idade e não com 21,como deveria ser.E acabou em 1889 quando a monarquia constitucional parlamentarista foi derrubada pela proclamação da república brasileira.

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Beatriz Santos
    7º ano Matutino

    A cana chegou em 1530 com os primeiros colonos portugueses no Brasil. A idéia era fazer a experiencia, introduzindo uma cultura que havia dado certo na Ásia, a cana. Da cana se fez o açucar, produto extremamente valioso na Europa, ao ponto de ser vendido em farmácia. Como ela precisa de clima quente acabou dando se firmando. Início de sua produção foi evidente a grande contribuição a economia brasileira colonial. Porém, para seu sucesso foi necessário milhares de braços nativos e africanos, que trabalharam na cultura da cana. A cana gerou o engenho, a casa grande, a senzala. Gerou a profunda e desumana escravidão negra no Brasil. Ainda hoje ela ainda gera uma mão de obra desqualifica, pobre e barata no nordeste. São centenas as denúncias que vão desde sonegação de direitos até mesmo trabalho sob regime de escravidão. Embora o combustivél produzido pela cana tenha sido na década de 1980 a grande alternativa ao combustível fóssil, continua gerando mazelas. Isto soa contraditório, porque ainda se exporta muito açucar. Os usineiros ainda são poderosos e indiscutivelmente a mão de obra nestas empresa, seja para fazer açucar, seja para o alcool, ainda é extremamente explorada.
    Sob estes prismas, acredito que a cana, materia prima do açúcar, trouxe riqueza centenária para as elites e desgraça para os pobres.

    ResponderExcluir
  17. vou falar sobre ditadura militar.a Ditadura Militar sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. a época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

    ResponderExcluir
  18. Agora estamos estudando a democracia consolidada brasileira, se vivemos realmente em uma democracia. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que a democracia estava consolidada quando Lula assumiu a presidência do país. Lula, é um ex-operário e isso meio que tornou o Brasil num país não só da elite, mas de toda a população nacional.

    Natália Fraga Kuhnn
    9º ano - matutino

    ResponderExcluir
  19. A formação do Cristianismo.

    O cristianismo não seria o mesmo sem os imperadores Constantino e Teodosio, este tornou o cristianismo a religião oficial do império romano e aquele concedeu liberdade para que os cidadões pudessem fazer suas cerimônias religiosas publicamente.
    Infere-se que sem os dois a religião do cristianismo não teria a magnitude que tem hoje em dia.

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Ana Carolina Martinazzo Kanitz.
    Turma: 7ª ano matutino.

    Oi Sid!
    Bom, a minha turma está aprendendo sobre a época da produção do açúcar, hoje mesmo em sua aula, aprendemos que o Brasil produzia um produto de cada vez (A Cana-de-Açúcar foi a segunda, só perde para o paú-brasil). Aprendemos hoje tambem que os escravos da época do paú-brasil eram os índios, pois sabiam lidar com o mesmo. Somente na época do açúcar os africanos foram trazidos para serem escravizados na produção de açúcar, pois assim como os índios sabiam lidar com o paú-brasil, os africanos sabiam lidar com a cana e os canaviais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Ana Gabriela 9ano-matutino
    O conteudo que estamos estudando e que vai cair nas trimestrais é sobre a volta da demicracia do Brasil, e os movimentos sociais..
    A volta da democracia foi realizados por etapas, demorou anos e envolveu diversos movimentos sociais.
    A ditadura teve fim em 1985; que nunca chegou a ser uma ditadura absoluta já que durante esse periodo houve bipartidarismo.
    Devido ao partido de oposiçao criar movimentos contra a ditadura, é que o povo conseguiu tomar o poder e com as Diretas já; que pediam pela eleiçao direta para presidente os ditadores perderam força e na primeira eleiçao foi eleito Tancredo neves, que moreu; seu vice Sarney assumiu.

    ResponderExcluir
  22. Estávamos aprendendo sobre Ditadura Militar, que foi o período em que somente os militares governavam o pais, por meio de eleições indiretas, onde eles escolhiam quem governaria.Na segunda começamos a falar sobre a pré-história,uma breve revisão onde falamos das escritas, e a caça, onde comiam carne crua por não terem fogo, o descobrimento do fogo, no período da pedra lascada, quando acabava a comida da região onde estavam abrigados, eles migravam para outro lugares.Ontem começamos a falar sobre os canudos uma breve explicação por falta de tempo,foi uma guerra entre a religião e o exército brasileiro, com duração de por cerca de 1 ano,sertanejos e ex-escravos se uniram e formaram um grupo de pressão, e tinham uma crença e um seguidor. Beatriz Zanini Mendes 3ªº

    ResponderExcluir
  23. Gabriel Vanderson Mattos
    7°ano matutino

    Olá prof Sid, eu vou falar sobre a exploração do pau-brasil: logo que os portugueses chegaram ao Brasil, a exploração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica, a árvore crescia em todo o litoral brasileiro e a sua exploração foi feita com a mão de obra dos índios. Os portugueses ofereciam mercadorias banais como espelhos, roupas, facas, facões para os índios em troca do pau-brasil, mas os índios davam pau-brasil para qualquer branco que lhe oferece-se um presente e então surgiu o tráfico, feito por ingleses e franceses, então Portugal mandou vigiarem todo litoral brasileiro. o fim de seu ciclo econômico ocorreu no século 19 por causa da descoberta de um corante correlativo e mais barato.

    ResponderExcluir
  24. A Independência do Brasil

    Em maio de 1822, o príncipe regente determinou que nenhuma ordem vinda das Cortes de Lisboa seria cumprida sem sua aprovação, e em junho convocou uma Assembleia Constituinte no Brasil.
    No começo de setembro, despachos de Lisboa proibiam a convocação da assembleia e ordenava que D. Pedro voltasse à Portugal. Percebendo que não haveria conciliação, José Bonifácio mandou despachos ao príncipe, que estava em São Paulo. Ao receber os decretos, em 7 de setembro de 1822, nas margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro proclamou a Independência do Brasil.
    Mas a nossa Independência só foi considerada em 1824, e para isso o Brasil teve que: *Pagar 2 milhões de libras esterlinas à Portugal; *Assumir todas as dívidas portuguesas; *Conceder o título de Imperador do Brasil à D. João VI.

    Vanessa Mattos, Segundo Ano EM

    ResponderExcluir
  25. Otávio Augusto Collaço
    2º Ano do Ensino Médio

    Daee Sid! Vou falar sobre o Primeiro Reinado, que é a fase da História do Brasil que se diz ao governo de D. Pedro I. Começa em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a desistência de D. Pedro I, um governo no qual enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais e oposições políticas internas.

    ResponderExcluir
  26. O segundo reinado é um período na história do Brasil que compreende 58 anos, se computado o período regencial (1831-1840). Império do Brasil (1822-1889). Iniciou em 23 de julho de 1831, com a declaração de maioridade de D. Pedro II, e teve o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república brasileira. Caso se considere apenas o governo pessoal de D. Pedro II (1840 - 1889), compreende 49 anos de duração.

    Everton da silveira- segundo ano

    ResponderExcluir
  27. O primeiro reinado do Brasil é o nome dado ao período em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre 1822 e 1831, ano de sua abdicação. O primeiro reinado compreende o período entre 7 de setembro de 1822, data em que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, e 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono brasileiro.


    Heloisa Costa- 2 ano

    ResponderExcluir
  28. Igor Durieux Passig

    A Independência do Brasil é o acontecimento históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

    ResponderExcluir
  29. Nome: Isabela Maria Cassilha
    Turma: 2º ano E.M.
    Tema: A Independência do Brasil

    A Independência do Brasil ocorreu no dia 07 de setembro de 1822. Porém, o reconhecimento veio apenas 2 anos depois, em 1824. Para isso, o Brasil teve de:
    P - Pagar indenização de 2 milhões de libras esterlinas para Portugal.
    A - Assumir todas as dívidas portuguesas.
    C - Conceder o título de imperador do Brasil para D. João VI.
    Em 1823, D. Pedro I convoca uma Assembleia Constituinte, a qual, limitava os poderes do imperador. Então, a Assembleia foi dissolvida. D. Pedro promulga (torna pública) e outorga (impõe) a constituição de 1824, conhecida como constituição de mandioca. Nessa constituição havia um novo poder além dos outros 3: o poder Moderador, próprio do imperador.
    Vale lembrar que o Brasil teve 3 reis: D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. No entanto, apenas 2 governaram oficialmente.

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  30. Lucas Pereira - 1º Ano - nº311

    Império Romano - Nos séculos VII e VI a.C., os Romanos foram governados por Etrucos, entendido por muitos como os fundadores de Roma e nesse período o sistema político era a Monarquia (753 a.C. a 509 a.C.), onde os seus habitantes souberam fazer a sua cidade crescer em poder e em riqueza.

    Durante a República (509 a.C. a 27 a.C.), graças ao desempenho dos Romanos em várias guerras e campanhas de conquista, Roma formou um vasto império e um dos maiores da história.

    ResponderExcluir
  31. o feudalismo era uma relação entre suserania e vassalagem, onde o suserano dava um lote de terra para o vassalo cuidar, mais para isso acontecer o vassalo tinha que dar total fidelidade e ajuda ao suserano. O suserano tinha todos os poderes jurídico, econômico e politico.

    Aluno: Guilherme Horn
    Série: 1° ano EM

    ResponderExcluir
  32. um dos assuntos do meu conteudo é FHC fernando henrique cardoso foi o altepenutimo presidente do brasil. ele se formou em Ciencia Sociais pela universidade de são paulo (USP). o partido de fernado henrique criou foi o PSDB (Partido Social Democratico Brasileiro.

    Nome: matheus kuhlkamp da silva
    serie: 8ª
    ano: 9º

    ResponderExcluir
  33. Nas aulas de historia das ultimas semanas estamos aprendendo sobre o imperio rom,durante as aulas vimos algumas classes da durante a sociedade romana
    como por exemlo os plebeus e os patricios,vimois tambem algumas dinastias como as Dinastia dos Flávios , Dinastia do Antoninos entre outras


    Lucas Burigo 311

    ResponderExcluir
  34. Catharina, 8o ano matutino CEB
    Quando D. Pedro I adoeceu, teve que sair do Brasil para ir para Portugal para tratas da doença diabetes, ele tinha que deixar alguém em seu lugar, mas seu filho mais velho tinha apenas seis anos, e não poderia assumir o poder. O Brasil então ficou sob o poder das regências, quando D. Pedro II fez 16 anos, os partidos liberal e conservador deram o Golpe da maioridade, foi um golpe em que D. Pedro II assumiu com apenas 16 anos.

    ResponderExcluir
  35. Ditadura Militar:

    A ditadura foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

    Presidentes do período militar no Brasil:

    CASTELO BRANCO (1964-1967)

    COSTA E SILVA (1967-1969)

    JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)

    MEDICI (1969-1974)

    GEISEL (1974-1979)

    FIGUEIREDO (1979-1985)


    Marcela Ribas - 9º - Matutino

    ResponderExcluir
  36. Em novembro de 1986, realizaram-se as eleições legislativas, ou seja, para deputados e senadores, que fazem parte do poder Legislativo. Os parlamentares eleitos deviam inicialmente elaborar, votar e aprovar uma nova Constituição. Assim, o novo Congresso Nacional também teve funções de Assembléia Constituinte. Aprovada em outubro de 1988, a nova Constituição trouxe importantes inovações, sobretudo na esfera dos direitos de cidadania: igualdade entre homens e mulheres, direito assegurado ao povo de apresentar projetos de lei ao congresso. Ana Marina 9ª Ano Matutino

    ResponderExcluir
  37. Dirnei Ferri Filho
    Primeiro Ano EM 311

    Bom, viemos estudando ultimamente sobre a sociedade medieval, e principalmente sobre feudalismo, onde estudamos a sociedade medieval, suas leis, e também seus impostos, dos quais se encaixam corveia, talha, mão-morta, entre outros, que o vassalo tinha que prestar ao suzerano pela posse de suas terras.

    ResponderExcluir
  38. Feudalismo..
    Nas ultimas aulas de história aprendemos que o feudalismo é um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. o feudalismo surgiu na Europa.
    O senhor feudal representaria a classe nobiliárquica detentora de terras. Divididos por diferentes títulos, um nobre poderia ser responsável desde a administração de um feudo até pela cobrança de taxas ou a proteção militar de uma determinada propriedade. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior a dos reis.

    Nome: Mateus Fernandes
    Turma: 311

    ResponderExcluir
  39. Em novembro de 1988, realizaram eleições para deputados e senadores que fazem parte do poder legislativo. Aprovada em 1988, a nova constituição trouxe importantes inovações ao povo brasileiro, como a igualdade entre o homem e a mulher, direitos assegurados ao povo de apresentar projetos de leis ao congresso, novos direitos no campo das relações trabalhistas. Mudaram bastantes coisas importantes, como o estabelecimento de de dois turnos nas eleicoes para presidente, governadores e prefeitos para cidades com mais de 2.000 habitantes, analfabetos tambem possuíram o poder do voto.
    Bruna da Silva 9 ano matutino

    ResponderExcluir
  40. ao longo do Segundo Reinado, foi marcada pela atuação de dois partidos políticos: o Partido Conservador e o Partido Liberal. Os dois partidos representavam a classe dominante, defendiam a monarquia e a manutenção da mão-de­obra- escrava.
    MAteus Elias 2°ano

    ResponderExcluir
  41. Bom, o feudalismo resumidamente, foi uma organização política, social e economica na Europa em uma grande parte da idade média,

    O feudo era uma linha de procução do feudalismo mas pertencia ao senhor feudal MATHEUS THURMANN

    ResponderExcluir
  42. Entre algumas materias que estamos estudando esta o Feudalismo.
    O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais.
    Tem suas origens na decadência do Império Romano,(também estamos estudando sobre Imperio Romano), durante a Idade Média.

    Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. E Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos, e em troca recebiam terra para morar.
    Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.


    1° - 311
    Lícia Amaral Ferreira

    ResponderExcluir