quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tyrannosaurus Rex tinha mandíbulas mais fortes

O Tyrannosaurus Rex tinha a mordida mais forte já desenvolvida por uma criatura terrestre, revela um estudo publicado nesta quarta-feira (29).
A mordida do Tyrannosaurus Rex adulto era dez vezes superior a de um caimão (jacaré) do Mississippi, uma das espécies vivas dotadas de mandíbulas mais potentes, revela o estudo realizado pelo doutor Karl Bates, biólogo na Universidade de Liverpool (Inglaterra).
Concretamente, cada um dos dentes do T. Rex exercia uma pressão de quase seis toneladas, o peso de um elefante.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas reconstituíram, com o auxílio de computadores, a cabeça de um Tyrannosaurus Rex, com o movimento de suas mandíbulas e a potência dos músculos.
Segundo o estudo, publicado na revista Biology Letters da Royal Society britânica, o tiranossauro tinha "de longe a mordida mais potente de todos os animais terrestres", com uma pressão de entre 3,5 e 5,7 toneladas por dente.
A título de comparação, a mandíbula humana exerce uma pressão de entre 70 e 100 quilos por dente.
O resultado deve gerar mais polêmica entre os paleontólogos, já que muitos acreditam que o T. Rex tinha uma mandíbula modesta e era um comedor de carniça, enquanto outros afirmam que sua mordida podia liquidar a presa com apenas um golpe.
Texto extraído da página de notícia do yahoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário