2012 está ai. Ano novo, amigos novos, turma nova, sonhos e expectativas agora passam a ser vividas. Durante os primeiras aulas, conversamos sobre a importância dos alunos estarem atentos e ligados nas dicas, sugestões e nos blogs de todos os professores, participando de forma ativa em tudo que se refere aos estudos. Que assim como os anos anteriores, o famoso Vale Sid estará valendo, fazendo com que os alunos ficassem ligados nas aulas e blogs de todos os professores. Nossas aulas vão crescer com as dicas, críticas, sugestões e será muito bacana se os alunos estiverem constantemente visitando esse espaço. Como uma forma de averiguar a visita dos alunos, vai aqui um pequeno aperitivo:
Faça um pequeno comentário, sobre as abordagens (comentários) sobre os conteúdos que o professor Sid fez nas aulas de História na sua turma e ganhe um Vale Sid de 0,25 na média.
Observação: lembre que você deve usar o espaço dos comentários para fazer sua participação e que você deve deixar junto com seu comentário nome e turma. (válido do dia 24/02/2012 até o dia 01/03/2012).
Na nossa primeira aula, o prof Sidney falou sobre as aulas que ele pretende dar.
ResponderExcluirE falou também que a primeira matéria a ser dada vai ser sobre o feudalismo.
Maria Gabriela Andrade de Oliveira, 7°ano matutino.
Aluna: Jéssica Pereira Florindo 2ºano EM
ResponderExcluirA princípio comentamos sobre os romanos onde foi destacado: o escravismo; a crise do império romano; como consequência da crise, as Invasões Bárbaras onde surge o colonato e o beneficíun; por causa do colonato acontece o deslocamento da zona urbana para rural; o surgimento dos feudos e do senhor feudal e a diferença do suserano ( que dá a terra) e o vassalo (recebe) onde o professor lembrou que essa relação entre vassalo e suserano se trata da ideia de beneficíun. Pelo que me recordo foi ai onde paramos. :)
Centro Educacional Barreiros - CEB
ResponderExcluirAluna: Letícia Maria Anselmo
Turma: 3º ano (TERCEIRÃO)
Na França, em 1789, ocorreu uma Revolução Francesa que acabou com a Monarquia Absolutista. Esta Revolução foi liderada pelos burgueses, juntamente com o apoio do povo. O lema era Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Como o Rei da França não se conformou com o fim da Monarquia Absolutista ele acabou sendo morto na guilhotina.
Em 1806, a maior parte da Europa estava sob os poderes da França e somente a Inglaterra tinha condições de lutar com resistência. E foi então que Napoleão Bonaparte (imperador e chefe do exército francês) ordenou o Bloqueio Continental, obrigando assim os outros países da Europa fecharem seus portos e qualquer tipo de negociação com o Inglaterra.
Houveram três invasões: 1ª Invasão Francesa (1807), 2ª Invasão Frrancesa (1809) e a 3ª Invasão Francesa (1810).
Você conversou que nóis iremos estudar sobre "O mundo feudal" !!
ResponderExcluirArthur Cella
7°ano/mat
Ana Flávia - Terceirão
ResponderExcluirUm pequeno comentário....foi na revolução francesa, que o clero e a nobreza....haha
Bom, nossas aulas estão sendo um pequeno resumo sobre a história da Revolução Francesa e também estamos aprendendo sobre as 13 colônias, de quando a elite de Portugal decidiu ir colonizar o Brasil..etc
Bruna Sardá- Terceirão
ResponderExcluirEm nossas aulas revemos a Revolução Francesa que foi liderada pela Burguesia, e tinha como lema: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. Por fim o rei da França não aceitou o fim da monarquia absoluta e, por isso, foi morto na guilhotina. Anos depois a França foi governada por NAPOLEÃO BONAPARTE. Como a grande parte da Europa estava sobre domínio da França a Inglaterra resolveu resistir vendendo tudo muito mais barato e comprando mais caro, fazendo assim com que ninguém mais fizesse negócio com a França.
Vinicius Guilherme Martins - 3º ano - EM
ResponderExcluirOs conteúdos das aulas tem sido sobre as invasões francesas sobre algumas nações e que a Inglaterra era um país que poderia evitar alguma invasão então a França implantou o bloqueio continental. Com a invasão francesa em Portugal, muitos portugueses vieram para o Brasil. E sobre as 13 colônias que queriam expandir seu território.
Douglas Alexandre Sousa - 3ºano E.M.
ResponderExcluirA Divisão da história:
•Pré-História
•Idade Antiga: +ou- 4000 a.C. = Surge a escrita
•Idade Média: 476: Crise de Roma
•Idade Moderna: 1453: Tomada de Constantinopla
•Idade Contemporânea: Hoje
Europa no século XIX: 1820 e o triunfo dos liberais
•Liberalismo: econômico – burguesia
•Absolutismo: concentração do poder nas mãos do rei com apoio da burguesia
Em 1789, ocorreu a Revolução Francesa que pôs fim a Monarquia Absolutista. A Revolução Francesa foi liderada pela burguesia com apoio do povo.
•1º Estado: Clero
•2º Estado: Nobreza
•3º Estado: Burguesia(Girondinos: alta burguesia, Jacobinos: baixa e média burguesia), camponeses, artesões.
Fontes historicas ; orais , escritas e não escritas . Primarias e secundarias foi um dos assuntos abordados na aula de hoje . Falou tambem de fosseis e citou um bem famoso que é o da Lucy , encontrado na Africa . Que como diz o nome do capitulo o "Berço da Humanidade"
ResponderExcluirAline Begnini
Turma 311
Fizemos um pequeno resumo sobre o feudalismo... Pois so tivemos uma aula.
ResponderExcluirAluna: Gabriely Laurentino Série: 3ª ano
ResponderExcluirNo nosso primeiro dia de aula, tivemos um resumo sobre a pré história e a famosa linha do tempo onde temos na Idade antiga mais ou menos 4000 a.C., o período onde surge a escrita. Em seguida a Idade Média onde teve a crise de Roma em 476, depois a Idade Moderna em 1453 que ocorreu a Tomada de Constantinopla, logo após a Idade Contemporânea em 1789, data da famosa Revolução Francesa e a seguir os tempos de hoje. Logo depois, o professor Sid explicou e nos relembrou sobre as invasões francesas, cantou a sua famosa musiquinha que eu ainda não decorei muito bem "1º estado era a nobreza, segundo estado a nobreza, 3º estado que dureza, a burguesia e o povão." O lema da revolução era: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, teve o fim do poder absoluto do rei, onde obtiveram a tal "liberdade". O rei não aceitou o fim da monarquia e acabou sendo morto na guilhotina, com isso, os outros reis ficaram com medo e declararam guerra à França. Logo depois, a França começou a ser governada por Napoleão Bonaparte, que ordenou o Bloqueio Continental a todos os países europeus para fecharem os seus portos ao comércio com a Inglaterra. Isso fez com que a economia da França fosse totalmente quebrada e destruída, pois qualquer oferta que a Inglaterra fazia, a França vendia por mais barato, e comprava por muito mais caro. Portugal que era aliado da Inglaterra, não obedeceu a ordem de Napoleão, o que fez com que a França invadisse Portugal e os portugueses acabaram fugindo para o Brasil.
Aluna: Gabriely Laurentino Série: 3ª ano
ResponderExcluirNo nosso primeiro dia de aula, tivemos um resumo sobre a pré história e a famosa linha do tempo onde temos na Idade antiga mais ou menos 4000 a.C., o período onde surge a escrita. Em seguida a Idade Média onde teve a crise de Roma em 476, depois a Idade Moderna em 1453 que ocorreu a Tomada de Constantinopla, logo após a Idade Contemporânea em 1789, data da famosa Revolução Francesa e a seguir os tempos de hoje. Logo depois, o professor Sid explicou e nos relembrou sobre as invasões francesas, cantou a sua famosa musiquinha que eu ainda não decorei muito bem "1º estado era a nobreza, segundo estado a nobreza, 3º estado que dureza, a burguesia e o povão." O lema da revolução era: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, teve o fim do poder absoluto do rei, onde obtiveram a tal "liberdade". O rei não aceitou o fim da monarquia e acabou sendo morto na guilhotina, com isso, os outros reis ficaram com medo e declararam guerra à França. Logo depois, a França começou a ser governada por Napoleão Bonaparte, que ordenou o Bloqueio Continental a todos os países europeus para fecharem os seus portos ao comércio com a Inglaterra. Isso fez com que a economia da França fosse totalmente quebrada e destruída, pois qualquer oferta que a Inglaterra fazia, a França vendia por mais barato, e comprava por muito mais caro. Portugal que era aliado da Inglaterra, não obedeceu a ordem de Napoleão, o que fez com que a França invadisse Portugal e os portugueses acabaram fugindo para o Brasil.
Aluna: Gabriely Laurentino Série: 3ª ano
ResponderExcluirNo nosso primeiro dia de aula, tivemos um resumo sobre a pré história e a famosa linha do tempo onde temos na Idade antiga mais ou menos 4000 a.C., o período onde surge a escrita. Em seguida a Idade Média onde teve a crise de Roma em 476, depois a Idade Moderna em 1453 que ocorreu a Tomada de Constantinopla, logo após a Idade Contemporânea em 1789, data da famosa Revolução Francesa e a seguir os tempos de hoje. Logo depois, o professor Sid explicou e nos relembrou sobre as invasões francesas, cantou a sua famosa musiquinha que eu ainda não decorei muito bem "1º estado era a nobreza, segundo estado a nobreza, 3º estado que dureza, a burguesia e o povão." O lema da revolução era: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, teve o fim do poder absoluto do rei, onde obtiveram a tal "liberdade". O rei não aceitou o fim da monarquia e acabou sendo morto na guilhotina, com isso, os outros reis ficaram com medo e declararam guerra à França. Logo depois, a França começou a ser governada por Napoleão Bonaparte, que ordenou o Bloqueio Continental a todos os países europeus para fecharem os seus portos ao comércio com a Inglaterra. Isso fez com que a economia da França fosse totalmente quebrada e destruída, pois qualquer oferta que a Inglaterra fazia, a França vendia por mais barato, e comprava por muito mais caro. Portugal que era aliado da Inglaterra, não obedeceu a ordem de Napoleão, o que fez com que a França invadisse Portugal e os portugueses acabaram fugindo para o Brasil.
que nóis vamos estudar o mundo feudal
ResponderExcluirArthur Cella
7°ano/mat
Relembramos o que aprendemos ano passado no 7º ano, que foi a Colônia de Exploração, aonde vimos uma Linha do Tempo. Que mostrava os acontecimentos desde a Pré-História até a Idade Contemporânea, e dentro disso vimos a Crise de Roma, Invasão de Constantinopla e a Revolução Francesa, o Feudalismo e o Capitalismo.
ResponderExcluirNa segunda aula aprendemos uma coisa diferente, os acontecimentos que ocorreram no Brasil, desde o Período Colonial até o Período Republicano aonde deixou de ser comandado por um Rei e passou a ser por um Presidente. Aprendemos também sobre a colonização dos Portugueses no Brasil, as construções que eles faziam, o modo em que eles viviam, o produto que era explorado por eles e quem eles exploravam.
Aluna: Marina Silveira Porto.
Turma: 8º Ano Matutino.
Nas últimas aulas foram abordados conteúdos da Antiguidade, tais como Feudalismo e Formação das monarquias nacionais (país).
ResponderExcluirFeudalismo - Ocorre um deslocamento da zona urbana para a zona rural (infeudação). As pessoas começam a morar em volta dos feudos, em vilas (burgos). Há uma valorização do campo e assim origina-se o feudo, onde o seu dono é denominado Senhor Feudal. Suseranos doavam terras e os Vassalos as recebiam, sendo que os Suseranos usurfruíam do beneficium (troca de favores) ao doar as terras.
- Formação das monarquias nacionais: Uma monarquia pode ser absoluta ou parlamentar. Na Inglaterra foi criado o Parlamento (grupo de pessoas que irão limitar o poder do Rei pra que ele não se torne absoluto) e houve também a criação da Carta Magna. Na França, houve comando dos carolíngeos e capetíngeos fortalecendo o poder do Rei e da nobreza. A igreja se sentindo prejudicada, começa a entrar em conflito. Houve a guerra dos 100 anos, que na verdade, durou 118.
Isabela Maria Cassilha - 2º ano
Nesse primeiros dia de aula vamos falar sobra a colonia em expansão no brasil e com os portuqueses e espanhols cgegaram ate aki
ResponderExcluirEduarda Campos de Andrade
8 ano matutino.
Nesse primeiros dia de aula vamos falar sobra a colonia em expansão no brasil e com os portuqueses e espanhols cgegaram ate aki
ResponderExcluirEduarda Campos de Andrade
8 ano matutino.
Oi Sid...
ResponderExcluirNós mal começamos as aulas,e sempre com a sua linha do tempo..
Estamos começando a estudar sobre a colônia de expansão e exploração,comentasse bastante sobre a Bula Papal e sobre o tratado de Tordesilhas,o escambo e a escravidão indígena também estavam presentes no assunto.
Ah sem esquecer que também falasse um pouco sobre feudalismo,Hebreus,Judeus,um pouco sobre a bíblia.
Julia dos Santos Silva
8º ano M
2012
Como sempre 1º dia de aula pessoa com aquela empolgaçao e vc levantando nosso astral com as materias e logo de inicio ja veio com varias coisas:Linha do tempo: pré-história, idade antiga, idade média, idade contemporânea, idade moderna.
ResponderExcluir1º estado: clero
2º estado: nobreza
3º burguesia e camponeses
Burguesia: Girondinos(alta burguesia) , Jacobinos(média e baixa burguesia)
Mas com aquele jeito Sidney de explicar, espero que continue assim pelo resto do ano.
(obs.espero que tenha ido apenas um post)
Abs. Vinicius Delanlho 3º ano Ensino Médio
Nas últimas aulas, relembramos as Invasões Bárbaras e o tudo o que ocorreu logo após. Como por exemplo: o deslocamento da zona urbana para a zona rural (valorização do campo). Dá-se origem ao Feudalismo, sendo que o dono do feudo é chamado de Senhor Feudal.
ResponderExcluirAnos depois, as Monarquias nacionais começam a se formarem. Para isso, é preciso de território, uma língua nacional, soberania e forças armadas.
Bianca Fernandes dos Santos, 2ºano EM
Relembrando o 1° ano né, gregos, romanos, invasões basbaros- colonato e beneficium. Sueranos e vassalos, divisão de terras dar e receber. Formação das monarquias-país, relação nobreza e igreja, monarquia absoluta e parlamentar, falei só por cima mas acho que é isso.
ResponderExcluirKássia Morais, 2° ano EM.
Nessa primeira aula que minha turma teve, foi falado das apresentações dos alunos que na verdade não teve porque não chegou ninguém de novo, depois foi falado da formatura e tal, dai depois teve a primeira guerra mundial, que foi o confronto entre a tríplice aliança e a tríplice entente, que começou depois que o príncipe herdeiro da Áustria - Hungria foi assassinado por um servo da Rússia. Teve as fases da Guerra que modificou todas as tríplices e depois vamos para a auditório para ver os slides da 1ª guerra.
ResponderExcluirHeloisa Luz das Neves
9º ano matutino
Nome:Victor Hugo de farias da Silva
ResponderExcluirTurma/Ano:311 1º
Bom tivemos poucas aula mais foi o bastante pra ter falarmos de fosseis humanos muito antigos e onde começaram as buscas foi por um pequeno pedaço de osso, ai começaram a fazer as busca com aqueles pinceis e tal, falamos também, que o homem não vem do macaco, porque se o homem viesse do macaco não existiria mais macaco porque todos já teriam se tornado homem, e por ultimo da evolução doas crânio humano.
Nas últimas aulas falamos sobre as invasões bárbaras, que influenciou a crise do império romano e fez com que os povos valorizassem as terras/feudos.
ResponderExcluirOs burgos que moravam ao redor dos feudos tiveram a ideia de centralizar o poder, dando origem as Monarquias Nacionais (países).
Também falamos sobre o mercantilismo, que possibilitou a intervenção do estado na economia do país.
Aluna: Vivian Fernandes
2º ano - E.M.
Feudalismo:Foi a invasão dos Bárbaros sobre os Romanos no ano de 476.A base econômica no Feudalismo era a agricultura,ou seja:a quantidade de terra determinava se a pessoa era rica ou não.
ResponderExcluirOs comentários do Prof Sid nas primeiras aulas foram estes
Nome:Isabelle
Série:7º MT
Vou comentar um pouco sobre a aula que o professor falou sobre a idade dos metais:Muitas mudanças ocorreram;ocasionando o que muitos historiadores chamam de barbarie humana/exploração de que detem o poder ou o conhecimento sobre aqueles que nao tem ou naop sabem usar o poder ou conhecimento.Nessa época os homens passaram a fazer uso de matais para construir instrumentos.
ResponderExcluirAluno:João lucas venâncio
1ª serie do ensino médio
Antiguidade
ResponderExcluirNa antiguidade duas civilizações se destacaram: os gregos e os romanos.
Nessa época ocorreu um deslocamento da zona urbana para a zona rural, portanto há uma valorização dos feudos (terras). É nessa época também que surge o feudalismo, em que os donos de feudos são chamados senhores feudais.
Formação das monarquias nacionais
Para a formação de um país é necessário: território, uma língua, soberania (estrutura política) e das forças armadas.
Primeiras monarquias:
Inglaterra: criação do Parlamento e da Carta Magna (que restringia os poderes do rei).
França: o comando dos carolíngios e capetíngios fortaleceu o poder do rei e da nobreza. Assim a igreja se sentiu prejudica, começando a entrar em conflito.
Entre essas duas monarquias houve a Guerra dos Cem anos (que durou 118 anos). O objetivo da França era afastar Flandres do controle inglês. Já os ingleses reivindicavam a sucessão do trono francês.
Problemas mercantis do século XIV
*Limitação do mercado consumidor (eles limitavam em certas épocas a compra exagerada para que todos pudessem comprar algo);
*Esgotamento das minas de metais preciosos;
*Monopólio italiano no Mediterrâneo (devido a sua localização).
Vanessa Mattos, 2° Ano EM
Bom, professor Sid, o que eu aprendi nas aulas de história este ano foi sobre o feudalismo: Crise do Império Romano (476). As invasões bárbaras trouxeram 2 características – colonato e beneficium. A quantidade de feudo (terra) que a pessoa tinha indicava o quando ela era rica. O dono da terra era chamado de Senhor Feudal. No início a economia feudal era apenas para subsistência mas depois surgiu o escambo (troca de um produto por outro).
ResponderExcluirGabriel V. Mattos
7°ano Matutino
Aluna: Beatriz Santos
ResponderExcluirSérie: 7ºano Matutino
Nas aulas nós falamos sobre a crise do império romano, os Barbaros. Quando os Barbaros invadiram Roma, as caracteristicas que eles trouxeram que foram: Colonato e Beneficium, como surgiu o feudalismo sobre os suseranos e vassalos, e que era a quantidade de feudo(terra) que determinava a riqueza da pessoa.
Com o conteúdo “Tempo”, abordado pelo professor,consegui perceber que o homem através dos tempos fez registros importantes e criou o calendário Cristão, para facilitar o seu cotidiano.
ResponderExcluirBeijos
Nós aprendemos sobre a revolução francesa, que o povo Francês (liderado pela burguesia) foi às ruas, enfrentando tropas, para conseguir o que mais desejavam: deposição do Rei que procurava restabelecer o absolutismo. O lema era liberdade, igualdade e fraternidade. E como o rei da França não aceitou o fim da monarquia, acabou sendo guilhotinado. E por isso muitos reis da Europa sentiram-se ameaçados e declararam guerra à França. Porém ela acabou sendo governada por Napoleão e grande parte da Europa ficou sob o domínio da França (menos Inglaterra), então ele ordenou o Bloqueio Continental a todos os europeus para fecharem seus portos ao comércio com a Inglaterra.
ResponderExcluir(Mariana Godinho-3º ano EM)
eu achei muito legal pois, aprendemos sobre a guerra uma coisa que muitos tem curiosidades como: quem ganhou e como foi e onde foi também gostei de saber das trincheiras e de uma coisa que me chamou bastante a atenção foi de que a industrialização do brasil foi influenciada pela guerra foram muito legais beijoks da (Eduarda de Moraes do 9ano-matutino0
ResponderExcluirNessas primeiras aulas o professor Sid abordou os temas sobre a Primeira Guerra Mundial, as trincheiras, as consequências, as fases da guerra e a industrialização!
ResponderExcluirAriadne Matzembacher
9º ano matutino.
As abordagens são ótimas, a estrutura da aula que é totalmente baseada em apresentações de power point e diálogo, com pouca coisa pra copiar, torna tudo mais interessante.
ResponderExcluirMarlon R. - 1° ano (313)
Na aula o professor está falando sobre " A idade da pedra" que os homens dependiam da caça e da coleta. Da criação do fogo, da roda. Da agricultura e tudo mais.
ResponderExcluirAluna: Jéssica A. Nau
Turma: 1º ano sala:313
Nas ultimas aulas de historia o professor falou sobre a "Idade da Pedra Lascada ou Poleolítico" "Idade da Pedra Polida ou Neolítico" e "Idade dos Metais"
ResponderExcluirIdade da Pedra Lascada :
* Homens usavam lascas de pedras para fazer fogo.
* Homens viviam da caça, da pesca e da coleta.
* Relações eram poligâmicas e animalesca.
* Tudo era coletivo.
Idade da Pedra Polida :
* Viviam de caça, pesca, coleta, agricultura e pecuaria.
* Polimento de pedras para fazer instrumentos.
* O social interfere no economico.
Idade dos Metais :
Muitas mudanças ocorrem, ocasionando o que muitos historiadores chamam de Barbarie humana/exploração de que detem o poder ou o conhecimento sobre aqueles que não tem ou não sabem usar o poder ou o conhecimento.
Lucas Pereira Florindo/ 1º Ano do Ensino Médio/ Turma nº311
Lucas Burigo 1ºEM
ResponderExcluirPercebi que tudo tem um começo, até mesmo a historia,nas aulas que tivemos pude aprender da onde tudo começou,que no passar dos anos o ser humano vem evoluindo pra se adaptar ao seu meio.
E tambem que as descobertas por mais obvias que sejam foram as mais importantes para a historia da humanidade,como o fogo, domesticação de animas,roda e etc
Bom, conversamos sobre a primeira guerra mundial que aconteceu entre 1914 - 1918.. Conversamos sobre os antecedentes da guerra que formarão 2 tríplices a: Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.. Comentamos sobre o assassinato de Francisco Ferdinando o príncipe herdeiro do trono Austro Hungaro. Estudamos as três frases da guerra... O foco da aula de hoje foi: *As trincheiras *A industria no Brasil * Consequências da Iª guerra. E marcamos um trabalho para quinta-feira!!
ResponderExcluirLuiza Farias
9ºano matutino
Natasha Naomi - 9 ano matutino
ResponderExcluirPrimeira Guerra Mundial!!!!
Ocorreu de 1914 até 1918
Era a Triplice Entende (Russia,França, Inglaterra) contra a Triplice Aliança (Alemanha, Itália, Austrá-Hungria) E tudo começou com o assassinato de Francisco Ferdinamdo (principe herdeiro ao trono austro-hungro)
Mas a Russia acabou tendo uma guera entre si, e saiu da Triplice Entende, e os EUA entrou, a Itália passou da T. Aliança para a T. Entende, e Austria-Hungria não tinha forças armadas, e acabou "caindo", e só sobrou a Alemanha na T. Aliança!! Acho que isso foi a fase mais marcante da guerra
A segunda guerra mundial ocorreu em 1914,e terminou em 1918 . A guerra teve varias fases, como a "guerra movimento", "guerra de trincheiras","entrada dos EUA ao lado da triplice entente, e saída da russia".
ResponderExcluirTambem comentamos sobre a morte de Francisco, que foi o herdeiro do trono austro.
Marcela Bianca Ribas - 9º-M
Nas nossas primeiras aulas, falamos sobre o início da primeira guerra mundial,da tríplice entente (Inglaterra,França e Russia) e da tríplice aliança (Alemanha,Itália e Austria Hungria), que o estopim da guerra foi o assassinato do príncipe herdeiro do trono austro-húngaro por um sérvio, e a sérvia era aliada da russia que pertencia a tríplice entente. Falamos também sobre as fases da guerra, que a primeira fase foi marcada pelas invasões e dominações de territórios, a segunda fase, foi a fase das trincheiras, que botavam obstáculos para evitar invasões, e a terceira foi a entrada dos EUA para o lado da tríplice entente, a saída da Russia por conflitos internos,(Revolução Russa)a virada da itália para o lado da tríplice entente, e a Austria-Hungria não tinha poder militar nem politico.
ResponderExcluirGabriel Malischeski. 9º ano Matutino
Nome: Luis Tadeu Pereira
ResponderExcluirAno: 9º ano mat.
Nos primeiros dias de aula, agente vem comentando sobre a primeira guerra mundial,a Triplice Entente e Triplice Aliança, e sobre a Revoluçao Industrial Brasileira.
Nas ultimas aulas falamos sobre: Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico e Idade da pedra polida ou neolítico. Nas aulas sobre idade da pedra lascada aprendemos que o homem vivia somente da caça e da pesca. Lascas de pedras eram instrumentos para caça. Eles sempre viviam em bando e eram nômades que significa: não tinha propriedade fixa, isso por causa da caça, um dos fatos que mais mais marcou a idade da pedra lascada foi que eles descobriram o fogo. Lembrando também que eles viviam em poligamia, naquela época também era tudo coletivo como ferramentas, utensílios e outros objetos.
ResponderExcluirNa idade da pedra polida ou neolítico as coisas já começaram a mudar. Nessa época começaram a polir as pedras para fazer instrumentos, o uso de seus pertences começaram a se tornar, individuais, também começaram a ter mais afetividade uns pelos outros diferente da idade da pedra lascada. O professor também comentou um acontecimento muito importante que foi a criação das rodas, isso ajudou a criar meios de transportes mais tarde. O que mudou também foi que eles começaram a pesca, agricultura e pecuária. O professor Sid também comentou que as relações começaram a ser monogamicas.
Mateus Fernandes
1° ano E.M - 311
Nas ultimas aulas falamos sobre: Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico e Idade da pedra polida ou neolítico. Nas aulas sobre idade da pedra lascada aprendemos que o homem vivia somente da caça e da pesca. Lascas de pedras eram instrumentos para caça. Eles sempre viviam em bando e eram nômades que significa: não tinha propriedade fixa, isso por causa da caça, um dos fatos que mais mais marcou a idade da pedra lascada foi que eles descobriram o fogo. Lembrando também que eles viviam em poligamia, naquela época também era tudo coletivo como ferramentas, utensílios e outros objetos.
ResponderExcluirNa idade da pedra polida ou neolítico as coisas já começaram a mudar. Nessa época começaram a polir as pedras para fazer instrumentos, o uso de seus pertences começaram a se tornar, individuais, também começaram a ter mais afetividade uns pelos outros diferente da idade da pedra lascada. O professor também comentou um acontecimento muito importante que foi a criação das rodas, isso ajudou a criar meios de transportes mais tarde. O que mudou também foi que eles começaram a pesca, agricultura e pecuária. O professor Sid também comentou que as relações começaram a ser monogamicas.
Mateus Fernandes
1° ano E.M - 311
Bom, nas aulas de história desde comecinho de ano, não vimos ainda muita coisa pois as aulas foram poucas, mas estamos vendo sobre a europa e sua expansão para outros lugares, toda a europa estava sobre o domínio da frança, e só a inglaterra livre para resistir ás invasões.Durante a 1ª invasão as tropas comandas pelos franceses, roubaram casa, igrejas e palácios, e matavam quem resistisse. Agora estamos falando sobre EUA,houve a guerra de secessão que foi entre o sul e o norte do pais, pois o norte queria que o sul plantasse e fizesse as mesmas coisas que o norte, assim haveria mais lucro, pois o sul era uma plantação em forma de monocultura e o norte policultura.Houve 620 mortos envolvidos nessa guerra.
ResponderExcluirBeatriz Zanini Mendes, terceirão
Leticia Olm 311
ResponderExcluirUma aula muito interessante que chamou nossa atenção principalmente a minha foi a sobre os fósseis, fotos de ossos achados, sobre um ter muito mais anos de idade que o outro, mas os cientistas acharem que o com menos idade era o descendente. Falamos sobre as pirâmides, deuses, a criação da roda, as descobertas e a evolução do homem com o tempo. Teve a explicação de como os homens descobriram a agricultura, e como fazer os animais se aproximarem, sobre afetividade e a poligamia .
Nas primeiras aulas de História desse ano, o Professor começou a falar sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os antecedentes da Guerra, a formação das Tríplices Entente (Inglaterra, França e Rússia) e Aliança (Alemanha, Itália, Autria - Ungria), estavam em busca de matéria-prima. A Guerra começou por causa do assassinato de Ferdinando, príncipe herdeiro do trono Austro-Húngaro. Falou também das Fases da Guerra. E, agora estamos aprendendo sobra as Trincheiras, A indústria no Brasil e as consequencias da Guerra.
ResponderExcluirNatália Fraga Kuhnn - 9° ano
Nome: vitor augusto calheiro.
ResponderExcluirTurma:251
Nas primeiras aulas aprendemos que a historia analisa o passado para que posamos entender o presente e se necessario o futuro.
Bom, nas aulas conversamos sobre África, pré história, sobre primatas sobre a evolução do homem, a Idade da pedra as descobertas do fogo, quando homens começaram a usar metais, aprendemos também quando começou e como era as mulheres, comidas etc... eram divididos em grupo e depois de um tempo isso evoluiu e o homem começou a criar animais começou a ter 1 mulher própria, e também sobre uma trilha que vai acontecer em naufragados.
ResponderExcluirMateus Delanlho Turma 311 1ºAno
ResponderExcluirEstamos discutindo em nossas aulas de História sobre os seguintes assuntos : Pré-História , Os primatas como os homens viviam nesta época, como eles faziam pra sobreviver , discutimos também sobre os fósseis humanos, como o homem foi criado.
Também falamos um pouco não aprofundado sobre a influência da religião na Idade Média e vamos aprofundar até os dias de hoje...
Com o passar dos anos, o homem teve que se adequar a novos costumes pra sobreviver, e também mudou-se as culturas e o modo de agir. Deixou de ser nômade, veio o pudor, ele começou a usar mais roupas e foram aprimorando e criando novos hábitos. -Nathalia Marcelino, 1º ano-313
ResponderExcluirO professor falou nas ultimas aulas sobre tres periodos:Idade da Pedra Lascada, onde os homens usavam lascas de pedra para fazer instrumentos, viviam da caça, da pesca e da colheita,não tinam moradias fixas e viviam em bando. Idade da Pedra Polida, onde os homens começaram a ter suas próprias criações e sobreviviam da agricultura e da pecuária. E da Idade dos Metais, que foi um periodo onde aorreram muitas mudanças, como por exemplo, começaram a usar os metais para fazer os instrumentos. Nome: Eduarda Cristina Schüssler Turma:311
ResponderExcluirA Revolução Francesa ocorreu no ano de 1789, e tinha como objetivo colocar um fim na monarquia absoluta (o fim do absolutismo do Rei), foi liderada pelos burgueses com o apoio do povão. Seus lemas eram Igualdade, Liberdade e Fraternidade. O rei da França não satisfeito com o fim da monarquia, acabou sendo morto pelo povão.
ResponderExcluirAluna: Taynara Gral da Silva. 3º Ano E.M.
Dirnei Ferri Filho
ResponderExcluirPrimeiro Ano
Nas aulas de história estamos comentando sobre foceis, que são estruturas ósseas muito antigas, podem se tratar de qualquer tipo de estrutura, de dinossauros a humanos, falamos bastante da Lucy, o focil humano mais antigo encontrado até hoje. Ele tem cerca de 7000 anos, é identificado a idade através do Carbono14, é considerado humanóide pelo seu crânio e sabe-se que é feminino pela forma de sua púbis. Também estudamos sobre o fócil Exalta Samba que o nosso colega Matheus encontrou quando foi construir a piscina em sua residência (hahaha).
Também falamos que eu esqueci de citar no comentário anterior sobre a Idade da Pedra Lascada, Idade da Pedra Polida, Idade do metal, que trata sobre os homens da pré-história. Também comentamos que a pré-história e história atual é dividida pela escrita, a história deixou de ser pré com a invenção da escrita. Também falamos sobre quando as ações humanas deixaram de ser animalescas e começaram a ter sentimentos e sobre a influência da religião na comunidade, pois eles buscavam explicações, e como não tinham provas cientificas, colocavam nos deuses. Sid, se puderes considerar os dois. Obrigado. Dirnei, Primeiro Ano
ResponderExcluirDurante as aulas de História nós vimos sobre Fóceis e algumas coisas sobre a idade da pedra lascada (paleolítica), idade da pedra polida e idade dos metais, vimos que a escrita marco o fim da pré-história e o começo da história, nos Fóceis vimos a Lucy que é o Fócil mais antigo registrado até hoje, vimos também o Fócil do exaltasamba que o nosso amigo Matheus encontrou enquanto fazia sua piscina.
ResponderExcluirNome: Guilherme Horn Machado
Série: 1° ano EM
Turma:311
Primeira Guerra Mundial
ResponderExcluirOcorre durate 1914_1916
Antecedentes da Guerra foi a formação de 2 triplices
* Entente * Aliança
Inglaterra Alemanha
França Italia
Russia Australia
Eles estavam em busca de matéria prima e mercados consumidores.
O estopim da guerra mundial foi o assassinato de Francisco Ferdinando, principe herdeiro ao trono Austro Hungaro.
servo: era aliada da Russia.
Fases da guerra:
1º Guerra Movimento- marcado pela invasão e dominação de terras e territórios.
2º Guerra de trincheiras: Qualquer obstaculo para se evitar invasores.
3º Entrada dos EUA ao lado d triplice Entente, saída da Russia> devido a Guerra Civil(interna) chamada de Revolução Russia. "Vira casaca" da Itália que passou para lado da triplice Entente.
Aluna: Ana Marina 9º ano Matutino
Valeu galera...parabéns aos que ficaram atentos e participaram de mais uma atividade do blog...bjs e abraços
ResponderExcluirSid