Caros alunos, pais e coordenadores:
A internet faz parte do cotidiano de muitas famílias e do nosso contexto social. Sabendo que muitos dos nossos alunos participam das redes sociais; e influenciado pela Pós Graduação que venho participando; tive a ideia de desenvolver atividades fazendo com que os alunos encontrem nesses ambientes, formas de aprender e buscar mais informações dos temas que estamos trabalhando durante nossas aulas. Desta forma, todos os conteúdos restantes do nosso material (apostilas) estarão sendo apreciados, com a devida abordagem posterior feita pelo professor.
As turmas foram divididas em grupos e os mesmos receberam temas que são contemplados nas nossas apostilas.
Cada grupo deverá fazer atividades no Facebook e Twitter.
Para tais atividades, pelo menos um integrante de cada grupo, deverá ter conta, nas devidas redes sociais. (Obs. Foi feito uma pesquisa prévia nas turmas e foi constatado que a grande maioria dos alunos já possuía conta nesses ambientes. Os alunos poderiam fazer as escolhas de seus grupos, ficando por conta do professor, ter o cuidado de perceber que pelo menos um dos integrantes do grupo tivesse conta nas devidas redes).
Das atividades:
Foi passado que as atividades deveriam ser apenas sobre os temas de cada grupo e não citações de cunho pessoal, na qual os alunos podem fazer em suas contas pessoais.
No Twitter:
1. Cada grupo terá que fazer 5 hastag.
Hastag serve para chamar a atenção de alguma coisa. Portanto, cada aluno deverá criar palavras chaves que chamem atenção de cada tema.
Como fazer uma hastag: é só colocar a tecla # na frente da palavra que se quer chamar a atenção. (obs. em caso de usar mais palavras, estas devem ser digitadas sem espaço).
Exemplo:
Tema do grupo: Governo Fernando Henrique Cardoso.
Digamos que o aluno queira chamar a atenção de um fato ocorrido durante a presidência do mesmo: O frango era vendido a menos de 1 real.
Basta o aluno digitar no campo Twitter: #frangoa1real
2. Cada grupo terá que fazer 5 twittes.
Destas mensagens (twittes) os alunos deverão buscar na internet textos, vídeos, fotos sobre o seu tema do trabalho e indicar pelo menos dois links. Os demais podem ser apenas pequenas mensagens. Lembre que a característica do twitter é a utilização de mensagens curtas. (apenas 140 caracteres).
No Facebook:
1. Cada grupo deve criar um grupo dentro do facebook.
Para os alunos que não sabem como fazê-lo, é apenas olhar para canto esquerdo da interface da página do facebook. Ao clicar em criar grupo, a pessoa é encaminhada para outra página que vai pedir para digitar o nome do grupo. Em seguida clicar em grupo fechado. Vai aparecer também um campo que diz, convidar pessoas: os alunos devem adicionar o professor, todos os integrantes do grupo que possuem conta no facebook, pelo menos um (1) integrante dos demais grupos da turma, pais, demais professores, coordenadores e pessoas que possam contribuir para as discussões.
2. Os alunos deverão fazer pelo menos cinco (5) postagens indicando textos, vídeos, fotos, áudios sobre o tema. Lembre que pelo menos um vídeo (diferente do postado no twitter) deve ser postado nesse espaço.
Essas atividades serão realizadas pelos alunos em suas casas, nos horários que acharem mais convenientes. Muitos, alunos e pais, já estão usando ambientes virtuais como a hangout e conversa via webcam no facebook, para serem tiradas dúvidas.
Em sala de aula:
Após as atividades postadas pelos alunos, será agendado e marcado o dia da atividade síncrona. O que seria isso?
Em sala de aula, os alunos serão questionados sobre as postagens no twitter e facebook. Exemplos: Por que foram feitas esse ou aquele comentário? Com qual intenção foi criado tais hastags? O que acharam dos vídeos? Foram encontradas informações diferentes sobre o mesmo assunto? Foi difícil de encontrar materiais sobre os temas? Que relações podem ser feitas dos conteúdos encontrados na nossa apostila e dos materiais postados nos ambientes virtuais?
Em caso de dúvidas, alunos, pais e colaboradores podem usar esse espaço para tirarem suas dúvidas.
Prof, curti muito a ideia!
ResponderExcluirMuito legal mesmo!
Excelente explicação...estarei acompanhando as postagens via facebook.
ResponderExcluirprof Sandra
Obrigado pelas explicações prof Sid...
ResponderExcluirBeijos Marina Porto.
8 Ano Matutino
Valeu pela visita no ambiente...participações assim, que me motivam buscar aprimorar a cada dia meu trabalho. abraços e sucesso.
ResponderExcluirSid