TURMA: Sexto Ano
TEMA: Os romanos
CONTEÚDOS:
* A origem de Roma, segundo os historiadores.
* Período Monárquico.
* Período Republicano.
* Os irmãos Graco e as tentativas de reforma agrária na Roma Antiga.
* O fim de regime republicano.
* Os triunviratos.
OBJETIVOS:
* Descrever o processo de formação da Roma antiga.
* Caracterizar os períodos monárquico e republicano da Roma antiga.
* Identificar as ideias dos irmãos Graco em relação á reforma agrária.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de fragmentos de vídeos do filme Gladiador
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Sétimo Ano
TEMA: A administração na América portuguesa
CONTEÚDOS:
* As terras da América.
* Capitanias hereditárias.
* O governo-geral.
* O poder local das vilas.
* O monopólio português.
OBJETIVOS:
* Identificar as formas de organização social e econômica adotada por Portugal em sua colônia americana.
* Reconhecer e analisar as relações comerciais existentes entre a colônia e a metrópole portuguesa.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de slides e mapas retratando as mudanças e formas de exploração da colônia portuguesa.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Oitavo Ano
TEMA: Mudanças no II Reinado
CONTEÚDOS:
* Os barões do café.
* O fim do tráfico de escravos.
* Chegam os imigrantes.
* O movimento abolicionista.
* A abolição da escravatura.
OBJETIVOS:
* Identificar as transformações econômicas e sociais ocorridas na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de D Pedro II.
* Reconhecer aspectos culturais do Segundo Reinado.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de slides e mapas retratando as mudanças no Segundo Reinado.
* Utilização do filme: Rei e imperador, Mauá o Barão do Brasil.
ATIVIDADES: alunos já estão desenvolvendo trabalhos com redes sociais facebook e twitter. Maiores informações e detalhes você encontra no espaço:
TURMA: Nono Ano
TEMA: O Brasil de volta a Democracia.
CONTEÚDOS:
* A ruína do regime militar.
* Sarney e a instabilidade econômica.
* A Constituição de 1988.
* O breve governo Collor.
* Itamar e o plano real.
OBJETIVOS:
* Identificar e caracterizar o período políticos e econômico brasileiro que se seguiu ao fim da ditadura militar.
* Reconhecer o papel dos cidadãos na manutenção da ordem democrática.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de slides e mapas retratando as mudanças no governo de José Sarney.
ATIVIDADES: alunos já estão desenvolvendo trabalhos com redes sociais facebook e twitter. Maiores informações e detalhes você encontra no espaço:
TURMA: Primeiro Ensino Médio
TEMA: Igreja e poder
CONTEÚDOS:
* Poder material e poder espiritual.
* A luta pela Terra Santa.
OBJETIVOS:
* Identificar o apogeu e a crise moral da igreja católica na Idade Média.
* Identificar causas e consequências das cruzadas.
* Caracterizar a inquisição.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas.
* Utilização de slides retratando o poder divino.
* Utilização de fragmentos de filmes: Nome da Rosa, Cruzadas, Robin Hood.
ATIVIDADES: alunos já estão desenvolvendo trabalhos com redes sociais facebook e twitter. Maiores informações e detalhes você encontra no espaço:
TURMA: Segundo Ensino Médio
TEMA: O Primeiro Reinado.
CONTEÚDOS:
* Festa pela independência.
* A construção de uma nação.
* A confederação do Equador.
* A elite nacional no poder.
OBJETIVOS:
* Descrever o reinado de D Pedro I
* Reconhecer a Confederação do Equador.
* Identificar fatores que levaram à abdicação de D Pedro I.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de slides
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Terceiro Ensino Médio
TEMA: Brasil sob a ditadura militar e processo de redemocratização.
CONTEÚDOS:
* Militares no comando
* Costa e Silva, Castelo Branco, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.
* O fim da ditadura.
* Governo José Sarney.
* Eleições de Fernando Collor de Mello.
OBJETIVOS:
* Contextualizar a ditadura militar instalada no Brasil em 1964.
* Identificar formas de agir dos agentes do governo durantes os anos de chumbo.
* Contextualizar a campanha pelas diretas já.
* Contextualizar a década de q980 no Brasil.
* Reconhecer a Constituição de 1988.
* Contextualizar as eleições e governo Collor.
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas
* Utilização de slides
* todo final de aula, teremos um Quiz com participação dos alunos, para averiguar a fixação dos conteúdos.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas. Alunos estão em processo de confecção de trabalhos produzindo cartazes, painéis e vídeos ou nas redes sociais envolvendo aspectos encontrados na saída de campo junto ao Aterro Sanitário na região de Biguaçú.
as informações para os alunos que realizarão as atividades nas redes sociais, segue o link com as indicações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário