TURMA: Sexto Ano
TEMA: Persas, Fenícios e Hebreus
CONTEÚDOS:
*O império Persa
*Os fenícios
*Os hebreus
*A monarquia hebraica
OBJETIVOS:
*Identificar aspectos políticos, sociais e culturais do povo persa
*Identificar aspectos políticos, sociais e culturais do povo fenício
* Identificar aspectos políticos, sociais e culturais do povo hebreu
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Sétimo Ano
TEMA: A centralização do poder nas monarquias nacionais europeias
CONTEÚDOS:
*A formação das monarquias
*A monarquia francesa
*A monarquia inglesa
*A guerra dos cem anos
*A monarquia portuguesa
*A monarquia espanhola
*As rebeliões camponesas
OBJETIVOS:
*Relacionar a formação das monarquias europeias a um processo de centralização do poder.
*Identificar a formação e a consolidação de monarquias na Europa
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Oitavo Ano
TEMA: A Revolução Francesa
CONTEÚDOS:
*AS sementes da revolução
*Fase moderada ou revolução burguesa
*A revolução popular ou a fase radical
*O retorno da burguesia ao poder
*Algumas consequências da revolução francesa
OBJETIVOS:
*Caracterizar a Revolução Francesa
*Reconhecer o processo da Revolução Francesa em suas três diferentes fases
* Identificar as ideias da Revolução Francesa e os interesses em jogo
*Identificar reflexos da Revolução Francesa no pensamento mundial
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Nono Ano
TEMA: Segunda Guerra Mundial
CONTEÚDOS:
*A expansão nazista
*Um continente em guerra
*A guerra no pacífico
*A rendição da Itália e da Alemanha
*A sangue frio
*Depois da guerra
OBJETIVOS:
*Relacionar o plano expansionista da Alemanha a um processo de unificação tardia
*Interpretar a luta pelas colônias africanas e por espaço no mercado internacional
* Refletir sobre a posição assumida pelos vários países envolvidos no conflito
*compreender as consequências da Segunda Guerra na divisão internacional do poder
*Refletir sobre a destruição e o sofrimento humano causados pelo conflito
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Primeiro Ensino Médio
TEMA: Fenícios, Persas, Hebreus
CONTEÚDOS:
*Cidades portuárias
*Origens da Pérsia
*A formação do império
*O monoteísmo
*A origem dos hebreus
*Construção do sentimento de identidade
*O reino de Israel
OBJETIVOS:
*Situar a região dominada pelos fenícios e identificar os países que hoje ocuparam esse local
*Caracterizar a organização política e administrativa da sociedade fenícia
* Caracterizar o processo de desenvolvimento do alfabeto
*Situar, identificar e caracterizar a história dos persas
*Identificar os fatores que explicam como o império Persa administrou a diversidade de povos conquistados
*Reconhecer aspectos religiosos e culturais da sociedade persa
*Conceituar o monoteísmo e identificar sua ascensão
*Identificar e caracterizar as etapas da história do povo hebreu
*Identificar a bíblia como uma das fontes de estudo da história do povo hebreu
*Caracterizar o processo de formação da identidade do povo hebreu
*Dissertar sobre o significado da religião para a cultura judaica
*Descrever as disputas territoriais na antiguidade
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Segundo Ensino Médio
TEMA: Portugal e sua colônia na América e o Governo Geral
CONTEÚDOS:
*Pindorama, 22 de abril de 1500
*A ameaça francesa
*São Vicente e o começo da colonização
*As capitanias hereditárias
*O fracasso das capitanias
*O lento fim das capitanias hereditárias
*Os jesuítas em ação
OBJETIVOS:
*Reconhecer e descrever o processo de colonização portuguesa
*Identificar as primeiras atividades desenvolvidas pelos portugueses na colônia
* Caracterizar o sistema de capitanias hereditárias e as razões de seu fracasso
*Caracterizar a administração do governo geral
*identificar o papel assumido pelos jesuítas na colonização da América portuguesa
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Terceiro Ensino Médio
TEMA: Estados Unidos, euforia, depressão e recuperação e a democratização por um fio
CONTEÚDOS:
*Guerra e prosperidade
*Os anos loucos
*A queda da bolsa de Nova York
*O New Deal de Franklin Rososevelt
*Origens do totalitarismo
*O fascismo italiano
*A ascensão do nazismo
*O totalitarismo soviético
*A guerra civil espanhola
OBJETIVOS:
*Identificar as características dos chamados anos loucos nos Estados Unidos
*Definir a política de recuperação da economia norte americana
* Caracterizar o regime totalitarista
*Descrever e interpretar a atuação dos nazistas e fascistas
*Situar a guerra civil espanhola e o stalinismo
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
Booooaaa Noiiiiiteee Prof...
ResponderExcluirSou Rafael Arêas, 7º ano-mat.
estou com dúvidas quanto ao trabalho sobre o trabalho que é pra ser apresentado amanhã sobre o Tema:A Centralização do Poder das Monarquias...é pra fazer todos os conteúdos..ou é pra fazer um item só.
Aguardo resposta.