quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vale Sid encerrado


Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado, para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e prazeroso, e que pode nos tornar, dinâmicos e perspicazes. A leitura, no entanto, proporciona a capacidade de interpretação.

Semana que se aproxima, e com ela as trimestrais. Que tal fazer leituras como forma de estudo e já ganhar um vale Sid? Produza um comentário de pelo menos 5 linhas sobre os conteúdos de história que serão cobrados nas trimestrais e ganhe um vale Sid de 0,5 na sua média. (válido de 18/o4 a 22/04)

34 comentários:

  1. Então, nos conteudos das trimestrais vai cair a 1ª guerra mundial, onde o confronto era a tríplice entente contra a tríplice aliança, confronto marcado pelas trincheiras, invasão de territórios, mudanças nos países das tríplices e etc.. Também vai cair os regimes totalitários, que são nazismo e fascismo. O fascismo foi criado por Mussolini na Itália, era autoritário, atacava os opositores, militarismo, cultuava o líder e era anti-socialista. Daí tem também o nazismo que foi criado por Hitler na Alemanha, era o mesma coisa que o fascismo, que de uma forma extrema e muito racista.
    Heloisa Neves/ 9° ano matutino

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Maria Gabriela A. Oliveira
    Prof: Sidney
    Turma:7ºano, matutino
    Nas aulas de história aprendemos sobre o feudalismo ( sobre os senhores feudais,o feudo "que significa terra", etc),um pouco depois aprendemos sobre o império carolíngio ( Carlos Magno foi um dos principais governantes do Império Romano do Ocidente),Aprendemos também sobre as igrejas e castelos da idade média ( até fizemos um trabalho sobre esse assunto),depois aprendemos a produção da cultura no mundo feudal(a cultura mais popular na idade média...), e agora estamos aprendendo sobre as Cruzadas( foi um movimento dos cristãos contra os muçulmanos).

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito de aprender sobre a 1 guerra e é um dos conteudos q vai cair e fasismo e nazismo!! e eu quero q continue assim com conteudo legais e bons de intender, agora vai ser bem melhor com esse vale sid vlww sidney
    de:André Luiz Schetz 9° ano M

    ResponderExcluir
  4. Egito:
    O Egito só existe devido ao Rio Nilo, ele é um deserto então sem água a sociedade que vive nesse local iria morrer.
    O Egito e a Mesopotâmia são considerados as primeiras populações do Nordeste da África.
    A história política do Egito tem períodos que são: Antigo Império, Médio Império, Novo Império.

    Pré – História:
    A Pré – História foi dividida em épocas:
    *Paleolítico: (ou Idade da Pedra Lascada), que se estende da origem dos primeiros ancestrais da humanidade até por volta de 8.000 a.C.;
    *Neolítico: (ou Idade da Pedra Polida), que se estende de 8.000 a. C. 5.000 a.C.;
    *Idade dos Metais : de 5.000 a.C. até o desenvolvimento da escrita.
    Os instrumentos eram fabricados, em sua maioria, com pedra e osso. Naquela época não se praticava a agricultura ou a criação de animais.

    ResponderExcluir
  5. Nas aulas de história até agora, aprendemos sobre o nazismo e o fascismo, o nazismo era um regime totalmente capitalista, e o fascismo opoem-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias.
    Também falamos sobre a primeira guerra (1914-1918) que ocorreu porque se formarão duas triplices e outro motivo foi o assassinato de Francisco Ferdinando.

    Marcela Ribas - 8ª/9º - Matutino

    ResponderExcluir
  6. matheus kuhlkamp da silva19 de abril de 2012 às 15:27

    Eu aprendi que na primeira guerra mundial tivemos duas tríplices a tríplice aliança formada por Alemanha, império austro-húngaro e Itália. E a tríplice entente formada por Rússia, frança e Inglaterra.

    ResponderExcluir
  7. A Pré História onde primeiro sentiu-se a necessidade de registrar os fatos que se passavam no dia-a-dia as pinturas rupestres a primeira forma de escrita . Além do período neolítico e paleolítico o conteúdo estudado até hoje que são as primeiras civilizações , Egito e Mesopotâmia .

    Aline Begnini
    1° Ano - 311

    ResponderExcluir
  8. A primeira guerra mundial teve a formação de duas tríplices, a tríplice entende e a tríplice aliança.
    O regime totalitário essência de governo é de uma minoria organizada em partido único. Os direitos foram suprimidos a greve, e os opositores de Stalin, postos na cadeia
    A ideia nazista era diferente da comunista.
    Na sociedade totalitária o meio de fazer sofrer é colocado a disposição de todos.
    E as pessoas que denunciassem eram presas, torturadas, e muitas delas executadas.
    O regime totalitário era horrível.
    Aluna: Giulia Rodrigues da Silva 9° ano- M

    ResponderExcluir
  9. Catharina 8o ano-matutino
    A economia mineradora no brasil.
    Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro, a açucareira e a mineradora.
    Na mineração, a maioria do traballho era feito pelos escravos, e os depósitos de ouro eram encontrados no leito dos rios e córregos, ou em jazidas. Em sua maioria tanto os donos das minas quanto os que trabalhavam nelas moravam em vilas e cidades. Como todos os esforços eram dirigidos a extração do ouro, quase não se cultivava a terra na região das minas.

    ResponderExcluir
  10. Ola profºSidney !
    Excelente a observação que você fez a respeito a respeito do esquecimento de muitas coisas que aprendemos pela falta de leitura. Essas mensagens que vocês professores enviam são super legais,nos ajudam a parar um pouco e refletir.
    Adorei também a foto do menino lendo.

    Um abraço.
    Elaine Braciani (mãe Vinícius Braciani)

    ResponderExcluir
  11. Os conteúdos que serão cobrados na trimestral serão sobre o renascimento, que foi um movimento intelectual e cultural, ocorrido na Europa. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com as condições financeiras deles, eles passaram a investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, etc. Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, era conhecida como mecenato, tinha como objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística.
    Além do renascimento, o que estudamos sobre a reforma religiosa também cairá na prova. O motivo da reforma foi o questionamento das pessoas com relação as ações e cobranças da igreja. Esse movimento, liderado por Martinho Lutero, enfraqueceu a Igreja permitindo o surgimento de novas doutrinas religiosas. A Igreja estava em crise, a burguesia crescia em importância, o nacionalismo se desenvolvia nos Estados modernos e o Renascimento Cultural despertava a liberdade de Crítica.

    Aluna: Vivian Fernandes
    2º ano - E.M.

    ResponderExcluir
  12. Nome:Yasmim Alves Sant´Ana
    Colégio:CEB
    Série:7ºano matutino.

    As aulas do professor sid estão sendo muito legais,agora estamos aprendendo sobre o islamismo.Estamos aprendendo que a
    Arabia foi dividida em duas partes pré Islamia e Islamia,também aprendemos que para os cristões as gueras eram achamadas de crusadas e para os islamicos de guera santa.

    beijos .

    ResponderExcluir
  13. Na pre historia tinham tres periodos.. Um chamado de Idade da Pedra Lascada ou Paleolitico, que foi o primeiro periodo e outro da Idade dos Metais, que foi o terceiro periodo e o outro chamado de Idade da Pedra Polida ou Neolitico que foi o segundo periodo. No primeiro periodo o homem vivia da caça, pesca e coleta, eles usavam lascas de pedra como instrumento. Tudo era coletivo entre eles e tambem eles viviam em bando. Eles eram nomades, ou seja, nao tinham lugar fixo por causa da caça. As relacoes entre eles eram animalescas e sem afetividade. No final desse periodo aconteceu algo muito importante que foi conhecer o fogo.
    No segundo periodo as coisas começaram a mudar, agora eles ja nao vivem só de caça, pesca e coleta e sim de caça pesca coleta, agricultura e pecuária, Eles tambem começaram a polir as pedras pra fazer instrumentos. Diferente do primeiro periodo, no segundo eles comecaram a ser monogamicos, ter afetividade um pelo outro. Começaram a dominar o fogo, criaram as rodas. A caça começou a ser individual.
    Na idade dos metais o homem comecou a usar metais. Muitas mudanças ocorreram, ocasionando a barbarie humana.
    No Egito tinha um lider e na mesopotamia outro, a difereça é que o faraó achava que era Deus. Naquela epoca tinham duas classes a realeza que era de laços de sangue e rei, e tinha Nobreza que eles eram nomeados e nao tinham laços de sangue. O egito e a mesopotamia foram umas das primeiras civilizaçoes. Mesopotamia significa terra entre rios. No egito as construçoes eram piramedes e na mesopotamia zigurates.

    Aluno: Mateus Fernandes
    Turma: 1 ano 311

    ResponderExcluir
  14. Oi Sid, sou a Marcelly Tavares do 1 ano 311
    . Idade pedra lascada , os homens viviam da caça, pesca e coleta, seus intrumentos eram as pedras lascadas, tudo era coletivo, viviam em bando, eram nomades, tinhasm relaçoes com animais sem afetividade e conheceram o fogo.
    .Idade da pedra polida, viviam da caça, pesca coleta, agricultura e pecuaria, polimento de pedras para fazer instrumentos, nessa idade eles ja dominavam o fogo.

    ResponderExcluir
  15. Oi professor Sidney, o que vai cair na prova é apenas o islamismo. Na Arábia Pré-Islâmica eles eram politeistas, acreditavam em mais ou menos 360 deuses, eram semi nômades. Maomé era um coraixita (vendedores) que andava por vária regiões para fazer comércio. Ele recebeu uma "visita" do anjo Gabriel, o anjo disse que ele tinham que acreditar em um deus só, que era Alá. Então os outros coraixitas viram que isso iria diminuir muito as vendas deles e então Maomé fugio para Yatreb, e isso marcou o início do calendário Islâmico
    Um abraço, Gabriel 7°ano Matutino

    ResponderExcluir
  16. Oi professor Sidney, o que vai cair na prova é apenas o islamismo. Na Arábia Pré-Islâmica eles eram politeistas, acreditavam em mais ou menos 360 deuses, eram semi nômades. Maomé era um coraixita (vendedores) que andava por vária regiões para fazer comércio. Ele recebeu uma "visita" do anjo Gabriel, o anjo disse que ele tinham que acreditar em um deus só, que era Alá. Então os outros coraixitas viram que isso iria diminuir muito as vendas deles e então Maomé fugio para Yatreb, e isso marcou o início do calendário Islâmico
    Um abraço, Gabriel 7°ano Matutino

    ResponderExcluir
  17. *Renascimento: surgiu na Península Itálica. A Igreja Católica Apostólica Romana tinha poder econômico, social e político, e também influenciava nas artes e na cultura, com uma ideia teocêntrica. O teocentrismo perdeu força para o humanismo (o humano no centro de tudo, e não mais Deus), o empirismo (observação e experimentação), e o racionalismo (procura de explicações racionais, e não baseadas na fé, para os fatos da natureza).
    *Reforma Religiosa: Durante a Idade Média, a Igreja Católica constituiu o principal centro de poder na Europa. Mas tanto poder distanciou a Igreja dos assuntos espirituais. Assim, por volta do século XIV, voltaram a pesar sobre a Igreja, as denúncias de corrupção e outras acusações de ordem moral. Coisas que desagradavam o povo: simonia (venda de objetos ditos sagrados), venda de indulgências (perdão dos pecados) e o celibato (o padre não pode casar). Martinho Lutero foi o precursor, criando 95 teses em que fazia críticas a algumas práticas da Igreja.

    Vanessa Mattos, 2° Ano EM

    ResponderExcluir
  18. Oi prof, nessas aulas de histórias eu aprendi sobre várias coisas. Primeiro eu vou falar sobre o Islamismo: a Arabia foi dividida em duas, a Pré Islamica ( com mais ou menos 360 deuses semi anômades e coraixitas, comerciantes.) e a Islamica ( a região que surgiu o Islamismo. Também aprendi sobre as Cruzadas, que são motivadas pela religião, essas guerras acabaram contribuindo para a expansão comercial de diversas cidades da Europa na Idade Média.

    Roberta Godinho 7º matutino.

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Marina Silveira Porto.
    Turma: 8° Ano Matutino.
    Professor: Sidney.
    Matéria: História.

    Enfim Ouro.

    Com a queda dos negócios açucareiros e os lucros na colônia americana, os comerciantes portugueses e o rei, viram que os negócios açucareiros não estavam mais dando lucro e precisavam encontrar outra forma de ganhar dinheiro, fonte de riqueza. E encontraram muito ouro, que foi fundamental para o novo início de atividades lucrativas no Brasil. O primeiro estado aonde foi encontrado o ouro foi em Minas Gerais. Com a descoberta do ouro milhares de Portugueses começaram a vim para o Brasil, o governo estabeleceu regras, para não perder o controle da exploração. Se encontrasse ouro e não avisasse poderia ser até condenado a morte. Mineradores e comerciantes mesmo com as regras ainda escondiam e contrabandeavam o ouro. Os depósitos de ouro eram encontrados no leito de rios e córregos, e jazidas no interior das terras. A maioria das pessoas que trabalhavam e eu eram donos das minas moravam em vilas e cidades. Muitos moravam em sólidos sobrados, decorados com materiais de pedra, ferro e porcelana. Muitos que trabalhavam passavam fome, pois a comida vinha de longe e não tinham dinheiro para comprar. A maioria dos minérios do Brasil era exportado pra a Inglaterra, e lá produzido seus derivados. O Brasil hoje é um dos maiores produtores de ouro do mundo.

    ResponderExcluir
  20. Lucas Pereira Florindo - 1º Ano/ Turma 311º
    Na prova trimestral de historia ira cair sobre a Pre Historia e o Egito.
    Pre Historia -> Existiam 2 civilizações uma habitavam os Sumérios e na segunda habitavam os Babilônios. Teve tambem o Código de Leis que foi Talião quem fez, dizia assim : "Olho por olho dente por dente" com esse lema ele queria dizer que é cada um por si, a responsabilidade por erros é de que os cometeu.
    Mesopotamia -> Lider : Lugal. Ficava entre dois rios (Eufrates e Tigre), obtia o poder teocratico e o farao era um representante de Deus.

    Egito -> Assim como a mesopotâmia, o Egito foi uma das primeiras civilizações. Era dividido em vilas que eram chamadas de nômos. O líder dos nômos era chamado de nomarca. Os egípcios tambem criaram um sistema para registrar as coisas(escrita). Essa escrita ficou conhecida como Hieroglifos. No egito tinha um rio importante que era chamado de rio Nilo onde faziam plantações e etc. La tambem existia o poder teocratico, mas o farao se colocava como o proprio Deus.

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Jéssica Pereira Florindo 2ºano EM

    O Renascimento foi um movimento cultural que surgiu na Península Itálica e aconteceu na Europa. Naquela época a igreja tinha poder econômico, social e político e influenciava na arte e cultura com sua ideia teocentrica (Deus como o centro de tudo). Com as cruzadas houve um contato entre os europeus e o oriente, contribuindo para a mistura de culturas. Esse contato influenciou os artistas renascentistas a dotarem o antropocentrismo, onde a imagem do homem passa a ser destaque. Os aspectos mais destacados foram: o individualismo, o racionalismo, o empirismo (experimentação e observação)e claro, o humanismo. O renascimento deu espaço a reforma religiosa, pois o humanismo era uma ideia contraria a ideia que a igreja queria passar, alem de que quanto mais estudavam o homem, mais discordavam da igreja. * Os mecenas eram as pessoas que investiam nas artes renascentistas.
    A Reforma religiosa começou mesmo, quando Martinho Lutero protestou as atitudes da igreja, que já havia sido responsabilizada pela perpetuação da miséria e da ignorância na sociedade europeia pelos humanistas. Ele em protesto, criou 95 teses onde tecia críticas á venda de indulgências e outras praticas da igreja. Então as pessoas começaram a apoiar as teses de Lutero criando uma nova religião, o Luteranismo, que seria a "reforma" da Igreja Católica Apostólica Romana. Com isso outras pessoas começaram também, a questionar a Igreja. Na Suíça nasce o Calvinismo, formado por João Calvino, onde protestava o celibato e dizia que a única fonte de autoridade era a Bíblia. Na Inglaterra surge o Anglicanismo, que foi consequência da revolta de Henrique VII por ter seu pedido de divorcio e seu casamento com sua amante negado pelo papa. A igreja resolveu tomar atitudes, começa então a Contra-Reforma. Passa a rever dogmas, valores e princípios. Criou a Campanhia de Jesus a recuperar o terreno perdido para os protestantes e conseguir novos fiéis. Também foi criado o Concílio de Trento que estabelecia regras para a Igreja reforçar os princípios da fé. Criaram também o Índex ( lista de livros proibidos por conterem ideias contrarias a fé católica) e reforçaram a importância dos sete sacramentos.

    ResponderExcluir
  22. Eu,kelmer do 8º ano matutino, irei falar sobre a Economia mineradora, conteúdo da minha prova trimestral:

    Com a diminuição dos negócios açucareiros e dos lucros na colônia americana, os reis e comerciantes precisavam encontrar outras formas de lucro, e com a descoberta do outro no final do século XVII, foi fundamental para o inicio de um novo mercado no Brasil. A pessoa que aparentemente descobriu o ouro, pode ter sido o bandeirante Antônio Rodrigues de Arzão. Ele fez a descoberta na região de Gerais, atual estado de Minas Gerais, mais ou menos em 1693.

    ResponderExcluir
  23. Islamismo

    O Islamismo foi fundado por Maomé, que nasceu em Meca (Arábia Saudita), no ano de 570 d.C. Segundo a tradição muçulmana, Maomé recebeu os fundamentos do Islã diretamente do anjo Gabriel, enviado por Deus para instruir o Profeta acerca de diversos preceitos religiosos, dogmáticos e morais. Baseia-se na adoração de um único Deus, chamado de Alá, e ensina que, após a morte, os justos serão recompensados com a vida eterna no Paraíso. Os maus, por sua vez, serão condenados a padecer no fogo do Inferno.

    Aluna: Beatriz Santos
    7ºano Matutino

    ResponderExcluir
  24. olá prof sid, na nossa avaliação sera cobrado os conteúdos da 1º guerra mundia que envolve vários assuntos, como as vestimentas, países envolvidos, vencedores e perdedores, conflitos e etc... Também será cobrado o regimes totalitários- nazismo, Hitler, perseguições, ideais, propaganda, militarismo. Facismo- atrair pessoas, propaganda, militarismo e etc...

    Camila W 9º matutino

    ResponderExcluir
  25. Natasha Naomi - 9ano matutino
    Primeira Guerra Mundial e Regimes Totalitários
    A primeira guerra mundial foi causada, por causa do assassinato do herdeiro do trono Austro-Hungaro, Francisco F. e sua esposa.
    Foram formadas duas Traiplices:
    Aliança: Alemanha, Italia e Austria-Hungria;
    Entende: Inglaterra, França e Russia.
    Com o tempo foram tendo varias "fases", como a Guerra das Trincheiras, e a Guerra Movimento; mas a fase mais marcante foi a "revira volta" das Triplices, onde a Russia saiu da T. Entende, por causa da g. civil, então EUA entrou na T. Entende, e Itália passa também, vira-casca, para T. Entende.
    No fim de tudo, a Austtria-Hungria "saiu" da guerra pois nao era forte o suficiemte para lutar, e na T. Aliança, só sobrou Alemanha,, que perdeu, e teve de assinar o Tratado deversalhes, que teve de pagar varias punições.
    Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território europeu como principal palco de batalha acarretou na redução dos setores produtivos e inseriu a população de todo continente em um delicado período de pobreza e miséria. Além dos problemas de ordem material, os efeitos da Grande Guerra também incidiram de forma direta nos movimentos políticos e ideologias daquela época.

    ResponderExcluir
  26. colégio ceb
    eduarda morraes
    9 ano matutino 8 serie
    na primeira guerra vimos que se formou duas triplices- aliança:,Inglaterra, França, Russia. e a entente- Alemanha, Italia e Austria-hungria. e com o passar do tempo a trip.aliança foi reforçada pelo E.U.A. e pela itália que virou a casaca deichando de lado a entente e pra melhorar a entente a russia saiu da aliança porque houve uma guerra civiu interna em compençasao a austria-hungria nunca teve forças politicas e militares para ajudar na guerra. entao no final quem perdeu foi a alemanha tendo que assinar o tratado de versalhes como condição.
    bem tudo o que eu sei é que o nazismo nasceu na alemanha e seu líder era aldof hittler e o nazismo era contra judeus, negros e queriam que sua raça foçem de origem perfeita e no facismo eu sei que nasceu na italia e seu líder era benito mussolini ele nao exigia raça perfeita e nem tinha o preconceito.

    ResponderExcluir
  27. Mesopotâmia - (terra entre rios), considerada um dos berços da civilização, já que foi lá onde surgiram as primeiras civilizações

    Egito - Caracterizada pelas antigas civilizações e pelas grandes pirâmides como a Esfinge e as pirâmides de Gizé.

    Pré-História - Período onde acontece a invenção da escrita, nosso primeiros ancestrais viveram neste período.

    ResponderExcluir
  28. Centro Educacional Barreiros – CEB
    Aluna: Letícia Maria Anselmo
    3º ano do Ensino Médio – 331

    O território dos Estados Unidos restringia somente a uma faixa litorânea, após a independência começaram a conquista de novos territórios em direção ao oeste. A expansão ocorreu de diversas formas, dente elas, a compra de territórios pertencentes a outros países, guerras e até mesmo a expulsão dos indígenas que ali viviam. Outra maneira de expansão foi a chamada “Corrida do Ouro”, que fez com que houvesse um deslocamento população para o oeste em busca de ouro e riquezas. Houve também a criação de uma lei que dava, de forma gratuita, lotes de terra a oeste para quem se dispusesse a cultivá-los.
    A Guerra de Secessão foi uma disputa entre o Norte (industrializado) e o Sul (agrícola), já que o presidente dos Estados Unidos defendia a abolição da escravatura e o Sul se rebelou e se auto-declarou independente. O Norte era disparadamente mais evoluído e melhor preparado que o Sul, pois produziam seus próprios armamentos. A guerra durou quatro anos e deixou centenas de milhares de mortos. O presidente aboliu a escravidão, e o Sul não aceitou, porém já estava enfraquecido e acabou se rendendo ao Norte.

    ResponderExcluir
  29. A pré-história é caracterizada por ser o período onde não havia escrita. Com necessidade de registrar oque acontecia, os homens das cavernas marcavam as paredes com desenhos, muitas vezes para realizar rituais, de animais que queriam que cassar, e também chuva, e outras para agradecer aos deuses oque tinha acontecido. Nesta época, as relações entre homens eram animalescas, até começarem a "criar" sentimentos dentro de si, começaram a marcar territórios, construir casa, deixar de ser nômade. E então criou-se a idéia de família e amor, e consequentemente umas das primeiras sociedades, a Mesopotâmia. Com esta necessidade também veio a escrita, que serve até hoje para registrarmos todos os acontecimentos. Na Mesopotâmia, quem comandava era o Lugau, ou Patese. Ele tinha poder sobre o estado. O estado tinha poder sobre a população, o Lugau era considerado um enviado de Deus. Uma das primeiras civilizações também foi o Egito. Nele quem comandava era o Faraó. O Faraó se considerava o próprio Deus. A civilização do Egito foi uma das pioneiras para muitas tecnologias que temos hoje, e também, se imagina, porém ainda não tem uma ideia concreta de como os cidadãos do Egito, naquela época que não existia muita tecnologia, construiram as pirâmides. As pirâmides serviam como túmulos para os faraós que ja tinham vindo a falecer. O Faraó mais importante foi Menés. Devido ao fato de ele ter sido o primeiro dos faraós.

    Dirnei Ferri Filho
    Primeiro ano 311

    ResponderExcluir
  30. Aluno:Matheus Luis da Rosa
    Turma:1ºano - 311

    Bom,nesta matéria do Egito e Pré historia ,aprendi desde como o homem descubriu e controlou o fogo até onde foi morar em volta do Rio Nilo no Egito,cultivando alimentos,e aprendendo a viver em uma sociedade melhor para sí.

    ResponderExcluir
  31. Bom, desde a pré-história até os dias atuais houve muitas mudanças no mundo, como por exemplo, a evolução da escrita, as invenções que facilitam a vida das pessoas, a dominação do fogo... Enfim, na pré-história era tudo muito difícil tanto a comunicaçao quanto a forma de sobrevivência.
    Aluna: Eduarda Schussler Turma:311

    ResponderExcluir
  32. Aluna:Emanuelli
    Série:6°ano Matutino
    Colégio CEB

    O Egito fica na região nordeste da Africa.Fica em uma
    região deserta e até os dias atuais só´por causa do rio
    nilo.Os primeiros aglomeros foram chamados de NÔmos,e até
    os dias atuais são 22 Nômos.As atividades economicas e a
    sociedade,eram controlados pelo Estado.Tem épocas que o
    rio nilo sobe,enchendo uma grande região.E para evitar
    que as casas e plantações fossem criadas barragens para
    que chegasse agua nas areas mais distantes.

    ResponderExcluir
  33. nome:carolina hermes dos santos.
    serie:7ano
    colegio:reino azul
    assunto:problemas na africa

    temos varios problemas na africa por exemplo:guerras,muitas mortes,abuso das crianças,crianças armadas,roubos principalmente de diamantes, pessoas pobres, violecia nas ruas , rebeldes armados, usam os animais para contrabando de diamantes,espancamentos de crianças, pessoas da familia mortas, governo ruim ,desemprego , criançs fumando drogas cigarros , crianças revoltadas atirando nos inocentes,crianças feridas gravimente.

    ResponderExcluir
  34. Aluno: TIAGO GABRIEL
    Colégio REINO AZUL
    6°ano vespertino


    TRABALHO SOBRE O IRAQUE NOS DIAS DE HOJE.



    Alguém se atreveria a afirmar, hoje, contra a impressão ge neralizada, que a intervenção militar no Iraque, em vez de um fracasso catastrófico, vai cumprindo seus objetivos e já alcançou um ponto de não retorno? Bartle Bull, especialista inglês no Oriente Médio, no último número de Prospect, a prestigiosa revista londrina dirigida por David Goodhart, publica um ensaio defendendo essa tese, intitulado “Missão cumprida”. Seus argumentos são polêmicosAlguém se atreveria a afirmar, hoje, contra a impressão generalizada, que a intervenção militar no Iraque, em vez de um fracasso catastrófico, vai cumprindo seus objetivos e já alcançou um ponto de não retorno? Bartle Bull, especialista inglês no Oriente Médio, no último número de Prospect, a prestigiosa revista londrina dirigida por David Goodhart, publica um ensaio defendendo essa tese, intitulado “Missão cumprida”. Seus argumentos são polêmicos, mas nada propagandísticos, nem demagógicos.
    Hoje em dia, as forças da coalizão se encontram no Iraque com a anuência de um governo democraticamente eleito e com um mandato que a ONU vem renovando a cada ano desde maio de 2003, a última vez em agosto passado.
    No seu entendimento, as metas estratégicas da intervenção foram alcançadas. O Iraque não se desintegrou e sua unidade territorial e política parece agora mais firme do que outrora, pois o sistema descentralizado em marcha conta até com o apoio dos curdos, cuja vocação separatista diminuiu de maneira radical. Em vez de uma ditadura, o país é uma democracia na qual, em todas as eleições realizadas, a participação popular foi enorme, superior à que caracteriza as sociedades abertas do Ocidente, de modo que seu governo tem uma legitimidade jurídica e política indiscutível. O país já se deu uma Constituição que garante uma independência institucional e liberdades públicas que nem o Iraque nem nenhum de seus vizinhos conheceram em sua história.Não eclodiu uma guerra civil e o Irã não ocupou o Iraque nem tutela sua vida política. O país deixou de ser um perigo para a paz mundial.
    A violência, é claro, continua causando sofrimentos terríveis. Mas, embora seja obscena a comparação, o número de mortos dessa guerra e do terrorismo resultante – os cálculos variam de 80 mil a 200 mil – está longe de alcançar o 1,5 milhão de mortos resultante das guerras. Sendo assim, eu também penso que os enormes sacrifícios do povo iraquiano nesses últimos quatro anos e meio não terão sido em vão.

    ResponderExcluir