domingo, 16 de outubro de 2011

LEMBRETE / VALE SID ENCERRADO

Galerinha: vale lembrar que nossos dias de aula estão terminando. Na próxima semana as turmas do Nono Ano, Primeiro, Segundo e Terceirão estarão fazendo o Simulado. No dia 28/10 estaremos montando os standes para nossa Feira dos Estados que acontecerá no dia 29/10. Dia 02 de novembro (quarta feira) feriado e nossas avaliações trimestrais acontecerão de 07 a 11 de novembro. Ufa, sabendo disso é bom ficar ligado nesse últimos dias para você passar direto e curtir as merecidas férias de forma antecipada.
E que tal um último vale Sid do ano? Poste aqui seu comentário sobre os conteúdos da sua turma nessas últimas aulas e ganhe um vale Sid de 0,50 na sua média trimestral. (válido de 17/10 a 23/10)

9 comentários:

  1. Oii sid!
    Estamos aprendendos sbre a fundação da Roma que aconteceu em 753 a.c.Rio tibres (quecaliza tb fica na roma).A localização de Roma que encotra-se na Península Itálica, numa faixa de terra que avança pelo mar Mediterrânio!E que arqueologos encontraram vestígios de contruções!E lemos a primeira página sobre a organização polítuca de Roma!

    Aluna: Ana Carolina Martinazzo Kanitz
    Série: 6º ano matutino

    ResponderExcluir
  2. Nas últimas aulas aprendemos sobre o Renascimento (que estávamos vendo em Artes também), alguns autores e artistas dessa época, sobre o renascimento científico com o vídeo o Einstein explodindo seu laboratório.
    Vimos como surgiram as monarquias absolutistas e por que elas surgiram, quais os interesses tanto da burguesia quanto do clero e nobreza.
    O Sid nos explicou sobre a Reforma Religiosa, em que existia a presença de Joana D'arc na França, mas que foi queimada considerada herege pela igreja (isso a partir do filme Joana D'arc).
    Foi explicado sobre a formação dos Estados Nacionais Modernos, ou países, que eram feudos que se unificaram, subindo ao trono um rei. Instaurou-se o feudalismo, mercantilismo e absolutismo.

    Ângela Batista Medeiros
    1º ano - EM

    ResponderExcluir
  3. Bom aprendemos sobre a lenda de romulo e remo que foram amamentados por uma loba ate crescerem e criaram a roma e romulo matou seu irmao remo. Assistimos um pedaço do filme gladiador que tem a ver com roma e que na roma as familias na quela epoca eles nao eram igual nos bem juntas, no filme comprova isso com que o o filho do imperador de roma mata seu pai so para conseguir o cargo. Bom essa materia ta bem legal igual a materia da grecia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sid!
    Nessas últimas semanas, nós vimos o filme a respeito da vida de Joana d'Arc. Ela foi uma grande líder religiosa que atuou na unificação da França, apoiando Rei Charles. Porém, ela se tornou uma ameaça, tanto para o Rei quanto para os ingleses e por isso foi acusada de ser herege e condenada a fogueira.
    Esse é um dos fatos que ocorreram durante a formação dos Estados Nacionais, marco inicial da Idade Moderna, na qual houve a centralização do poder nas mãos do rei, crise do feudalismo (que dava lugar ao capitalismo) e crescimento da classe burguesa.
    Outro ponto importante foram as Reformas Religiosas. Com as novas idéias vindas do Renascimento, algumas pessoas começaram a questionar a respeito de algumas atitudes da Igreja e começaram a apoiar à alguns movimentos contra ela, sempre tendo em mente que seriam beneficiados de alguma maneira.
    É isso Sid. Até a próxima aula!

    Alessandra Medeiros
    1º ano - EM

    ResponderExcluir
  5. Nas ultimas aulas, fizemos um trabalho sobre o Renascimento, o Mercantilismo, o a Reforma e a Contra-Reforma.
    As caracteristicas do Renascimento são:
    Naturalismo, Antrapocentrismo, Classicismo, Racionalismo e Humanismo. (São caracteristicas mais ligadas a arte).
    Giotto foi um italiano que marcou essa época, pois foi ele que deu a primeira manifestação dessa arte.
    No Renascimento, a Igreja impôs o Teocentrismo, onde o Deus era a explicação para tudo.
    Já no Mercantilismo, as características são:
    Metalismo, Balança Comercial Favorável, Monopólio e Protecionismo.
    Mercantilismo quer dizer que o Rei(representando o Estado) absolutista, controlava a economia diretamente e de forma decisiva.
    A Reforma foi um movimento de pessoas que iam contra o que a igreja estava atuando. O Renascentismo e o Mercantilismo fizeram as pessoas pensar de um modo diferente, e que começacem a questionar a Igreja.
    A Igreja praticava:
    Simonia, Indulgencias e Condenação do Lucro dos Burgueses.
    O primeiro homem que questionou a Igreja foi Martinho Lutero, que fundou a Igreja Luterana com 95 teses. Isso aconteceu na Alemanha.
    O rei Henrique VIII também criou uma nova igreja, chamada Igreja Anglicana. Isso aconteceu na Inglaterra.
    Jean Calvino fundou outra igreja na Suiça, chamada Igreja Calvinista.
    Nas novas igrejas, todos os fundadores tiveram apoio dos Burgueses, pois essas igrejas não condenavam o seu lucro.
    A Contra-Reforma foi o movimento que a Igreja criou para, obviamente, ir contra essa reforma. Com ela foram criadas:
    A Companhia de Jesus, o Index(Lista de livros proibidos) e o Tribunal da Inquisição.

    Amanda Batista Medeiros
    7º ano Matutino

    ResponderExcluir
  6. Nas últimas aulas de história, aprendemos sobre o Renascimento cultural e científico, Idade Moderna, reformas religiosas, sobre a Guerra dos Cem anos, vimos o filme da Joana D'arc, que faz referência á reforma religiosa.

    Letícia Moukarzel
    1º E.M.

    ResponderExcluir
  7. Nas últimas aulas, vimos sobre as Reformas Religiosas. Os movimentos contra a Igreja Católica, pois algumas pessoas começaram a questionas as práticas da Igreja, logo após as ideias do renascimento serem divulgadas pelo mundo. O fato de ser cobrado o perdão pelos pecados, a entrada do céu, foram motivos também.
    A Realeza estava com o poder centralizado e queriam confiscar os bens da Igreja, com a Reforma. Já a Nobreza possuíam vários feudos e queriam a adoção pelo clero dos votos da pobreza material do cristianismo primitivo. A Burguesia estava relacionada ao comércio e seu maior objetivo era que a Igreja aceitasse o lucro obtido, que era considerado, antes, como um pecado. Os camponeses e trabalhadores assalariados urbanos estavam com problemas sociais e queriam transformar a batalha religiosa em luta de classes.

    Bianca Fernandes dos Santos, 1º ano EM.

    ResponderExcluir
  8. Nas ultimas aulas de história aprendemos sobre o Renascimento Cultural e Científico, que ocorreu na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e apresentou as aspirações da burguesia.
    Alguns fatores que causaram esse movimento foram: a expansão marítima e o renascentismo comercial; a influência as civilização bizantina; a retomada dos estudos das civilizações clássicas (Grécia romana), graças à preservação pelos materiais medievais; a ascensão sócio-econômica da burguesia; a imenção da imprensa, etc.
    Algumas características do movimento: o Humanismo, que é a forma mais concreta de pensar a ciência, a oral, a religião etc.; o Antropocentrismo, onde o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo medieval; o Individualismo, que é a valorização da capacidade de criação e o espírito de competição; o Racionalismo, sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas); o Naturalismo, preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes (detalhes anatômicos); o Heliocentrismo, onde o sol era visto como o centro do Universo, contrariando a Concepção Geocêntrica de Ptolomeu; o Hedonismo, valorização dos prazeres do corpo e do espírito etc.; e o Empirismo, formado de experimentação e observação.
    Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou-se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.
    Com a formação das monarquias nacionais, mudanças ocorreram na forma de organização social, política e econômica. Os reis passaram a ter mais dinheiro que os senhores feudais. Uma mudança foi a divisão das monarquias entre absoluta e parlamentar.
    A formação da monarquia nacional na França teve a presença de Joana D’arc, já o que marcou a formação dessa monarquia na Inglaterra foi a Carta Magna.
    Na transição da Idade Média para a Moderna, a região da Europa passou por várias mudanças: o Feudalismo deu lugar ao Capitalismo; os feudos foram dando espaço para as monarquias nacionais ou países; o surgimento do Absolutismo (centralização do poder nas mãos do rei, com o apoio da burguesia) e do Mercantilismo (intervenção do Estado na economia).
    *Metalismo: Busca por metais preciosos – Início da colonização;
    *Balança comercial favorável;
    *Protecionismo: Leis que protegem a economia do país.
    A Reforma foi um movimento contra a igreja católica. Devido às ideias do renascentismo, algumas pessoas começam a questionar as práticas da igreja. Surgiram as Indulgências e a Simonia. Indulgências significavam a cobrança pelo perdão dos pecados e entrada no céu. Simonia era a venda de objetos tidos como sagrados.

    Aluna: Manoella Cristina Souza.
    Série: 1º ano E.M.

    ResponderExcluir
  9. Dirnei Ferri Filho
    Nono Ano Matutino.

    Estamos aprendendo por apresentações de trabalho sobre os presidentes desde a época da ditadura até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é o antecessor da presidente que temos hoje, Dilma Rousseff.
    Agora os presidentes desde a época da ditadura militar até 2010:

    - 1985 - 1990 José Sarney

    - 1990 - 1992 Fernando Collor

    - 1992 - 1995 Itamar Franco

    - 1995 - 2003 Fernando Henrique Cardoso

    - 2003 - 2010 Luiz Inácio Lula da Silva

    ResponderExcluir