quarta-feira, 16 de março de 2011

PLANEJAMENTO SEGUNDO ENSINO MÉDIO

1. Turma: SEGUNDO ENSINO MÉDIO
2. Período de Planejamento: 07/03/2011 a 18/03/2011
3. Temática da aula: Colonização da América
4. Metodologia:
Aula expositiva e atividade de fixação de conteúdo
5. Avaliação / atividade/ tarefa / sugestão de leitura:
1 Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista européia, podemos afirmar:
a) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruída no processo de conquista e colonização da América.
b) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam várias regiões na América do Norte, foram exterminados pela colonização francesa, e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominação das terras do atual Estados Unidos.
c) Tupis, jês, nuaruaques e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro, foram caçados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses, cujo objetivo seria vendê-los como produtores de especiarias para o Oriente.
d) Maias, astecas e incas, que viviam na América Central, vale do México e região andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil que os reduzia a escravidão permanente ou temporária.
e) Os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo apenas possível seu conhecimento pela arqueologia.

2 Sobre as características da colonização européia na América, são corretas as opções a seguir, com exceção de uma. Assinale-a.
a) Organização da mão-de-obra indígena através da encomienda e da mita.
b) Utilização de mão-de-obra escrava nas plantations (Caribe).   
b) Utilização de mão-de-obra escrava nas plantations (Caribe).   
d) Organização social de base aristocrática, diferenciando chapetones e criollos.   
e) Organização social favorável à miscigenação entre brancos e índios (as Treze Colônias).   

3 De que forma ocorreu o processo de grandes navegações ?

4 De forma argumentativa, produza um pequeno texto sobre a seguinte afirmação: Se o Brasil fosse colonizado pelos ingleses, assim como os Estados Unidos; seria um país muito rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário