sexta-feira, 25 de março de 2011

ATIVIDADE PARA TERCEIRÃO

1 A Astronomia e a Matemática foram ramos da ciência que ocuparam a atenção dos egípcios. Ambas se desenvolveram com fins práticos. Produza um pequeno texto de  dois resultados para os quais essas ciências deram sua contribuição.

2  No Novo Império Egípcio (1580 - 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:
a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o Egito desde o Antigo Império;
b) unificação das diferentes províncias - nomos - evitando assim a fragmentação do Estado;
c) realização de modificações na estrutura social do Egito, para eliminar as oligarquias agrárias;
d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses;
e) introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes.

3 O historiador grego Heródoto (484 - 420 a.C.) viajou muito e deixou vivas descrições, com reflexões sobre os povos e as terras que conheceu. Deveu-se a ele a seguinte afirmação: "O Rio Nilo, para onde se dirigem os navios gregos, é uma dádiva para o Egito". Você (s) concorda(m) com a afirmação de Heródoto? Argumente apartir da citação acima, ofereça subsídios adequados à compreensão da realidade meio físico/ação humana na formação da civilização egípcia.

4 O momento atual do Egito vem sendo bastante conturbado. Crise política; confronto armado; entre outros problemas. Analise a charge e faça um pequeno texto (comentário). Palavras que podem ser usadas como sugestão: Cairo, Mubarak, pilhagem, gangues armadas, militantes muçulmanos.

5 De que forma ocorreu o contato dos portugueses com as terras na América no período de 1500 a 1530 ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário