No Ribeirão da Ilha encontramos traços característicos dos açorianos. Suas ruas e casas simples, porém com charmosa arquitetura principalmente no centrinho, continuam inspirando canções, poemas e amores. Um lugar especial, onde o mar calmo nos leva a viajar no tempo remontando a vida desses primeiros imigrantes a nossa bela e Santa Catarina.
sexta-feira, 27 de março de 2009
É HORA DA REVISÃO!!!! TERCEIRÃO
•Sociedade Dividida = Ricos e Pobres
•Modo de Produção Asiático = Um governante Divinizado explora, através de trabalhos forçados e da cobrança de tributos
•Povos da Mesopotâmia = Sumérios, Acádios, Babilônicos e Assírios
•Classe dominante = governante, sacerdote, militares e comerciantes
•Classe dominada = camponenses, pequenos artesãos e escravos
•Escrita = Sumérios = Cuneiforme
•Arquitetura = Zigurate (torre com vários andares, um menor que o outro)
•Hamurabi = Talião
•Nabucodonosor = Jardins suspensos da Babilônia
VALE SID PARA PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO (27 Á 31 MARÇO) ENCERRADO
quinta-feira, 26 de março de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
PARA TURMAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO
domingo, 15 de março de 2009
PERÍODO PRÉ COLONIAL
Lembrete para Terceirão / Egito Antigo
Política do Egito
As margens do rio Nilo, a população egípcia estava agrupada em nomos, onde o governante era chamado de nomarca. Por volta de 3200 antes de cristo, o monarca Menés, unificou o Egito se tornando o primeiro Faraó epípcio.
Escrita Egípcia -Hierógliflos: escrita pictográfica feita em papiro e paredes de pirâmides- Pedra Roseta: facilitou o entendimento da escrita hieroglífica
Sociedade Egípcia (hierarquizada)/ Sacerdotes / Militares / Escribas / Artesãos e mercadores / Lavradores e pastores
A Religião Egípcia - Eram Politeístas = acreditavam em vários deuses e animais sagrados - Vida após a morte = desenvolveram a mumificação para preservar os corpos
Pirâmides Eram construídas com objetivo de conservar os corpos e objetos dos nobres para a vida futura
Deixaram para os outros povos os seguintes conhecimentos: • Matemática: construção de pirâmides• Astronomia: capacidade de prever enchentes• Química e Medicina: desenvolvidas pela necessidade de fazer a mumificação
terça-feira, 10 de março de 2009
UMA TENTATIVA DE SE MANTER NO PODER
sexta-feira, 6 de março de 2009
Lembretes das Aulas na Semana...
Na Revolução Industrial a Inglaterra foi a pioneira, ou seja, a primeira a se desenvolver no que diz respeito as indústrias. Isso se deu devido a grande quantidade de capital acumulado durante a fase do mercantilismo; o vasto império colonial consumidor e fornecedor de matérias-primas, especialmente o algodão; a mudança na organização fundiária, com a aprovação dos cercamentos (enclousures) responsável por um grande êxodo no campo, e consequentemente pela disponibilidade de mão-de-obra abundante e barata nas cidades.
Futuros Universitários
quinta-feira, 5 de março de 2009
quarta-feira, 4 de março de 2009
Vaticano debate relação entre fé e a teoria de Darwin
A Teoria da Evolução diz que cada espécie descende de uma seleção natural, genética, influenciada por fatores ambientais. Em Roma, pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão.Começou, em Roma, uma conferência internacional em que será debatida a relação entre a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, e a fé.
No teto da Capela Sistina, encontram-se os afrescos da criação, de Michelangelo. Deus dando vida a Adão e Eva, teoria cristã para o início da humanidade. Já Charles Darwin, cientista inglês que nasceu há 200 anos, explicou o mundo de outra forma, onde para ele, Cada espécie descende de uma seleção natural, genética, influenciada por fatores ambientais.
O homem e os macacos teriam uma origem comum. Se hoje a Igreja não o apoia, também não nega mais o seu trabalho.
Na Universidade Gregoriana de Roma, um seminário internacional discute, 150 anos depois da publicação "A origem das espécies", de Darwin. Pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão.
O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé esclarece: "Nossa crença está na criação. Acreditamos que não importa como o que foi criado tenha evoluído, no fim das contas Deus é o criador de todas as coisas". Charles Darwin era cristão e até pensou em ser padre. No fim da vida, depois de perder uma filha, afastou-se da religião. A Igreja Anglicana chegou a pedir perdão recentemente por não ter compreendido a grandeza da obra do cientista inglês.
segunda-feira, 2 de março de 2009
domingo, 1 de março de 2009
Revolução Industrial
Curiosidade para os alunos do oitavo ano e Segundo Ano Ensino Médio: este fragmento do filme Germinal trata do contexto histórico social da Revolução Industrial.