segunda-feira, 20 de maio de 2013

Roteiro e Programa para criação atividade rádio

Vamos aprender de forma mais descontraída. Para isso vamos fazer a criação de um programa de rádio. As turmas já estão divididas em grupos.
O grupo deve fazer a escolha de uma pessoa que será o líder. Este deverá seguir os passos abaixo.
É importante que seu computador tenha microfone, embutido ou não. A nossa webradio tem 20 horas de limite de postagens dos chamados episódios. Em rádio, isso é uma eternidade de tempo a ser produzido. Para serem avaliados, gravem um episódio de cinco a dez minutos, um programa (debate, radiojornal, etc.).
Vamos ao passo a passo:
1 – Tem de entrar no site: www.spreaker.com
2 – Estando na página, clicar no box – “CREATE AFREE ACCOUNT”
3 – Preencher o cadastro: “Name” – “email” – “password”
4 – Clique no link que vai chegar de imediato ao seu e-mail;
5 – Pronto: a webradio está criada. Agora vamos gravar uma participação clicando em Broacast;
6 – Coloque um título no campo EPISODE
7 – Selecione uma categoria oferecida; grave um bate-papo com os colegas num primeiro programa experimental.
Vocês vão perceber que existem vários recursos para editar, mas, para começo, a postagem da sonora é o que vale. Os que tiverem uma edição mais completa serão valorizados em relação à nota.


ROTEIRO PARA RÁDIO

DISCIPLINA : História
PROFESSOR: Sidney José Setúbal.
Modelo de roteiro para criação de um programa radiofônico
O roteiro organiza e dá forma ao conteúdo do programa radiofônico. Este se divide em duas partes: a técnica e a do texto a ser gravado. A parte técnica deve ficar sublinhada e em negrito.
É preciso definir  o tempo dos recursos sonoros empregados, as músicas que servirão de trilhas ou ruídos empregados (um tic tac de relógio por exemplo).
Para indicar o conteúdo a ser narrado, o texto a ser falado é colocado no roteiro.
Exemplo:
Técnica: Roda música (escolhida pelo grupo), por 4 segundos vai a BG (back ground -a música fica de fundo) e corta.
Texto Locutor 1: Olá, bom dia. As atrações do programa de hoje são:
• Uma entrevista, um comentário sobre o assunto do conteúdo de história que foi dividido entre as turmas.
•  Para debater o assunto, estão presentes os alunos x, y e z.
Técnica: levanta trilha musical por 3 segundos (música escolhida pelo grupo)
Texto: Locutor 2 – outra matéria vai ser sobre: (grupo escolhe um ou mais assuntos para ser debatido / esportes / previsão do tempo / qualquer assunto de preferência do grupo.

Técnica: levanta trilha musical por 3 segundos (música escolhida pelo grupo)
Texto: Locutor 2 – colocar fala do locutor sobre o que vai ser discutido sobre o conteúdo.
Texto dos participantes – escrever o que o entrevistado vai falar.
Técnica: levanta trilha musical por 3 segundos (música escolhida pelo grupo)
Texto: Locutor 3 –  fala do assunto escolhido pelo grupo / destacar quem vai falar / por exemplo: se for esporte – o próprio locutor, ou uma outra pessoa.
Técnica: levanta trilha musical por 3 segundos (música escolhida pelo grupo)

Texto: Locutor – e assim terminamos nosso programa de hoje. Tenham todos um bom dia e até logo mais.


Bom galerinha, lembrem que esse é só um modelo para vocês terem uma ideia. Criatividade para funcionar e bom trabalho. Sugiro que comecem a treinar e em caso de dúvidas, só escrevem. abraços e bons estudos.

9 comentários:

  1. Prof eu não achei como me cadastrar no web rádio na quinta feira quando vc for para o 6 ano vc pode me explicar!


    Obrigada !


    Isadora 21 /05/13

    ResponderExcluir
  2. O trabalho é para ser entregue gravado e digitado no dia 27/05?

    Daniela Pereira Soares - 62 - Cau

    ResponderExcluir
  3. Oi Isadora Machado. Nessa postagem, você encontra o passo a passo de como fazer seu cadastro. Se for mais fácil, você pode pedir para traduzir para o português onde talvez lhe seja mais simples de entender. Lembre que o primeiro passo é acessar a página http://www.spreaker.com/ É ali que você deve se cadastrar. Qualquer dúvida, só questionar que falamos ou me procure no colégio...abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniela Pereira. Como falei em sala de aula, essa será uma atividade que deve ser realizada com organização e em etapas. Na aula de segunda feira (27/05) estarei passando as datas e mostrando passo a passo na sala para todos verem como é fácil e simples o programa. Mas é bom os alunos já irem se cadastrando e se possível irem treinando em casa. Maiores dúvidas é só dar um alozinho. Abração...

    ResponderExcluir
  5. Prof. Quando e para entregar o trabalho?

    Nao ouvi na aula de hoje!!

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado Professor

    ResponderExcluir
  7. Oi professor acabei de entra no spreaker e não achei aonde me cadastar

    ResponderExcluir
  8. Oi Professor Sid, não consegui entrar para me cadastrar então tentei colocar em portugues mais não adiantou !

    ResponderExcluir
  9. Oi Isadora, com calma pegue o passo a passo indicado e vá seguindo...de preferência faça no Inglês que você vai percebendo que esta como indicado. Qualquer dúvida só dar um alozinho que respondo.

    ResponderExcluir