quarta-feira, 10 de abril de 2013

Planejamento Colégio Ceb (08/04 a 26/04)


Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sexto Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • Construindo a humanidade
  • O povoamento da América
  • Plantando comida, colhendo cidades
  • Os povos da Mesopotâmia
Objetivos:
  • Refletir sobre a divisão do passado da humanidade em Pré-História e História.
  • Caracterizar os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
  • Interpretar pinturas rupestres.
  • Reconhecer as principais teorias sobre o processo de povoamento da América.
  • Identificar as principais descobertas da arqueologia no Brasil.
  • Conceituar nomadismo e sedentarismo.
  • Caracterizar a Revolução Agrícola.
  • Caracterizar o processo de formação das primeiras cidades.
  • Descrever aspectos da chamada região do crescente fértil.
  • Caracterizar as antigas sociedades que habitavam a região da Mesopotâmia.
  • Descrever a organização social dos mesopotâmicos.
  • Discutir alguns aspectos culturais da sociedade mesopotâmica.
  • Identificar conflitos vividos por países que hoje estão localizados na região da Antiga Mesopotâmia.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sétimo Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • O mundo feudal e a igreja Católica
  • A produção da cultura no mundo feudal
  • As cruzadas
Objetivos:
  • Reconhecer a igreja Católica como a Instituição mais poderosa da Idade Média.
  • Reconhecer os meios utilizados pela igreja medieval para manter a unidade religiosa e política da sociedade.
  • Reconhecer a produção cultural da Europa feudal.
  • Distinguir cultura erudita e cultura popular.
  • Analisar o movimento das cruzadas e refletir sobre ele no contexto de mudanças do feudalismo.
  • Reconhecer as consequências das cruzadas na dinâmica do comércio entre o Ocidente e o Oriente.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Oitavo Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • A consolidação do território colonial português
  • A igreja na América portuguesa
Objetivos:
  • Relacionar a pecuária com a interiorização da ocupação da colônia e reconhecer a importância dessa atividade nos séculos XVII e XVIII.
  • Refletir sobre o papel das missões jesuítas na ocupação da colônia Portugal.
  • Identificar os principais meios de transporte utilizados na colônia.
  • Contextualizar a criação da Companhia de Jesus na Europa.
  • Debater a importância da Igreja Católica na legitimação do poder dos senhores de engenho na colônia.
  • Reconhecer o papel dos jesuítas na difusão da cultura europeia entre indígenas e africanos escravizados.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Nono Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • 1929: o capitalismo em crise
  • A ameaça totalitária
Objetivos:
  • Avaliar a situação de crise do capitalismo no período entre as duas guerras mundiais.
  • Dissertar sobre os limites das políticas econômicas liberais.
  • Contextualizar o avanço dos regimes totalitários na Europa.
  • Caracterizar os regimes totalitários.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com

Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Médio
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Primeiro Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • Descobrindo um novo continente
  • Povos da Mesopotâmia
Objetivos:
  • Caracterizar e identificar as primeiras culturas que se desenvolveram no território que hoje corresponde ao Brasil.
  • Situar e caracterizar o processo de ocupação da Mesopotâmia.
  • Analisar o processo que levou ao surgimento da escrita cuneiforme.
  • Caracterizar o código de Hamurabi.
  • Identificar as contribuições dos sumérios para a humanidade.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Médio
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Segundo Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • As reformas religiosas
  • As Grandes navegações
Objetivos:
  • Conceituar, caracterizar e identificar causas que levaram à Reforma Protestante.
  • Caracterizar o protestantismo, o calvinismo e a igreja anglicana.
  • Conceituar, caracterizar e identificar a Contra Reforma.
  • Identificar e caracterizar as viagens marítimas europeias ocorridas no séc. XV.
  • Identificar causas e consequências das Grandes Navegações.
  • Descrever a disputa entre portugueses e espanhóis pela conquista de novas terras.
  • Caracterizar o Tratado de Tordesilhas.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Médio
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Terceiro Ano
Período: 08/04 a 26/04.
Conteúdo Programático:
  • O imperialismo e o neocolonialismo
Objetivos:
  • Identificar e caracterizar a Segunda Revolução Industrial.
  • Reconhecer fatores que motivaram os países europeus a praticar o neocolonialismo no séc. XIX.
  • Descrever a Conferência de Berlim e a Era Vitoriana.
  • Caracterizar o processo de conquista da África pelas potências europeias.
  • Caracterizar o imperialismo e o neocolonialismo europeu na Ásia.
Metodologia     :
  • Aulas expositivas
  • Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário