quinta-feira, 7 de março de 2013

Hábito de ler (Vale Sid encerrado)


Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever podem ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as tivéssemos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado, para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e prazeroso, e que pode nos tornar, dinâmico e perspicaz. A leitura, no entanto, proporciona a capacidade de interpretação.
Caros alunos: é fundamental a participação de vocês nos blogs de todos os professores. Participar e fazer as listas de exercícios nas aulas de química, física, matemática; os desafios das aulas de Biologia, textos das aulas de Português e Literatura, assim como assistir aos vídeos, textos e postagens das aulas de História,  e as postagens dos demais professores são fundamentais e contribuem para o aprendizado. Sendo assim, que tal fazer leituras como forma de estudo e já ganhar um vale Sid? Para isso, produza um comentário de pelo menos cinco linhas sobre os conteúdos que você esta estudando nas aulas de história e ganhe um v_a_l_e_S_i_d de 0,5 na sua média. (válido de 07/03 a 11/03).

140 comentários:

  1. Colégio CEB.
    Aluna: Marina Silveira Porto.
    Turma: 9º Ano Matutino.
    Tema: Primeira Guerra Mundial e A Revolução Russa.

    A Primeira Guerra Mundial iniciou no ano de 1914 e terminou em 1918, sendo chamada de Grande Guerra. Os países que participaram da guerra foram Alemanha, Itália, Áustria, Hungria, Inglaterra, França e a Rússia. Foi no dia 4 de agosto que iniciou o conflito onde as tropas Alemãs invadiram a Bélgica e atacaram a França. Esta guerra foi dividida em dois momentos: Guerra de Movimento e Guerra das Trincheiras. A guerra favoreceu a industrialização brasileira, pois os agricultores e comerciantes passaram a aplicar seu dinheiro na indústria buscando substituir os produtos importados por produtos nacionais.
    A Revolução Russa ocorreu em 1917, seu líder era chamado de CZAR, o seu sistema político era capitalista, a economia era agrária aonde 85% da população vivia no campo. Somente no início do século XV que a Rússia começa a se industrializar, ao contrário de países como a França.

    ResponderExcluir
  2. Giovana Raulino Cunha 9º ano Matutino - Nas aulas estamos estudando sobre a 1º guerra mundial e Revolução Russia. A 1º Guerra mundial aconteceu em 1914, os países que participaram foram Alemanha, Itália, Áustria (que era neutra, Inglaterra, França, Estados Unidos e Russia que acabou saindo e deixou de ser capitalista.
    A Revolução Russia tinha como sistema o CZAR; do sistema político capitalista passou para socialista. Na Russia existia o partido POSDR ( Partido Operário Social Democrático Russo) que se dividia em Menchevique (tinha como líder Martov que queria fortalecer a burguesia) e Bolcheviques (o líder Lemim queria fortalecer a união de operários e componesse para que organizassem uma revolução socialista).

    ResponderExcluir
  3. jiovani schmitt
    9 ano matutino
    CEB
    A grande guerra
    De 1914 a 1918, o império austro-húngaro(austria,hungria)e a prússia(atual alemanha) , contra a inglaterra e a frança. Os paises vitoriosos foram a inglaterra e a frança. Após o termino da guerra a alemanha (antiga prússia) teve que aceitar algumas punições ,como por exemplo, pagar uma indenização de 15 bilhões, diminuição da marinha e do exercito, extinção da força aéria, entre outros.

    ResponderExcluir
  4. Aluno: Fillipi Souza
    9º Ano Matutino
    Estamos estudando sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), sobre o tratado de Versalhes assinado em junho de 1919 e com esse tratado a Alemanha foi obrigada a aceitar algumas penalidades. Estamos estudando também sobre a Revolução Russa: Algumas características foram que: no começo do século XX a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo.A Russia Czarista: Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.Mesmo os trabalhadores urbanos nao estavam gostando do governo czar.

    ResponderExcluir


  5. Eu estou estudando o feudalismo, sua geografia que seria do que ele é constituído (que seria o castelo, a igreja, a vila, os pastos, ou seja, tudo que existe dentro do feudo). Os senhores feudais que não necessariamente eram os reis. Estudamos sobre a vassalagem e a suserania. O que é realeza e nobreza ( eu sou rainha e minha tia é de meu sangue ela é da nobreza, e essa minha tia é casada com um homem que não é do meu sangue ele é da nobreza). Estudamos a sociedade do feudo. O fim do império Romano do Ocidente. A origem do mundo feudal, sua mobilidade social, sobre os guerreiros feudais, as características do feudo, as camadas sociais de um feudo. Agora vamos iniciar o capítulo que iremos estudar sobre o império Carolíngio.

    ResponderExcluir
  6. Nas suas aulas estamos aprendendo , sobre a colônia em extensão, conversamos sobre a união ibérica , que os portugueses e os holandeses se juntaram ... também quando os holandeses ocuparam o nordeste brasileiros ,a insurreição brasileira que foi uma revolta dos senhores de engenho que formaram um exercito e teve essa guerra .
    Arthur Cella
    8 ano / matutino

    ResponderExcluir
  7. Nessas 3 semanas de aula aprendemos sobre o Feudalismo: como é formado, o que se significa, a estrutura da sociedade feudal que é formada por 3 tipos de ordens: o Clero: Oratones, os Guerreiros: Bellatores e os Camponeses: Laboratores, as obrigação dos Servos e dos Senhores, os Guerreiros feudais, o pagamento das Banalidades, a ligação e concórdia dos Vassalos e Suseranos; e que tudo isso se passou em duas partes que podem ser divididas como: "Alta Idade Média" e "Baixa Idade Média" que ficou conhecida como "Idade das Trevas".

    ResponderExcluir
  8. Em 1580, morreu o rei de Portugal Dom Henrique, como o rei não tinha herdeiros para assumir o cargo, quem tomou posse do reinado foi Felipe II, que também é rei da Espanha, com isso Espanha ganhou o domínio de Portugal por volta de sessenta anos, esse período ganhou o nome de União Iberica. Além disso, o rei da Espanha dominava também a Holanda, mas Holanda conseguiu sua independência, mas quem exportava açúcar para a Holanda era Portugal, para se vingar o rei Felipe II parou de mandar o açúcar para Holanda, assim Holanda teve de vir para o nordeste do Brasil, que na época era grande produtor de açúcar.
    Nicole Hames Machado
    8° ano Matutino

    ResponderExcluir
  9. Roberta Godinho 8º ano vespertino

    Estamos estudando sobre a Colônia em expansão, onde ocorre a união ibérica, a Insurreição Pernambucana, etc. A união ibérica ocorreu pois o rei de Portugal tinha falecido e não tinha herdeiros, então seu parente,rei da Espanha juntou os dois países. A insurreição pernambucana ocorreu por que a Companhia das índias ocidentais tomou algumas medidas que desagradaram os senhores de engenho. Os senhores de engenho, junto com os colonos, escravos e indígenas, formaram em exército, e teve início a uma guerra contra os holandeses.

    ResponderExcluir
  10. A Espanha havia se tornado tornado uma da maiores potencias da europeias, a base de tudo era a exploração nas colonias da América, ricas em ouro e prata. O rei espanhol dominava a Holanda que com outras vincias formaram os paises baixos. O conflito com a União Ibérica prejudicou o negócio holandês do açúcar, para salvar seus negócios eles decidiram ocupar as regiões produtoras do Nordeste brasileiro.O primeiro lugar que tentaram ocupar foi a Bahia mas não conseguiram.E então tentaram ocupar o estado de Pernambuco, a capitania que mais produzia açúcar. A partir dai estenderam seu domínio sobre o litoral Nordestino.

    Aluna: Alice Santos Begnini
    Turma: 8º ano Matutino
    Colégio Ceb

    ResponderExcluir
  11. Nossa, finalmente chegamos a parte que eu mais esperava das aulas de historia. Estudarmos sobre as guerras mundiais, devido a quantidade de filmes e jogos sobre esse tema, eu venho anciosamente esperando as aulas para descobrir mais sobre tal e é um assunto bem amplo com muitas coisas pra se estudar e descobrir com isso fico mais interessado em descobrir sobre a guerra nas aulas...

    Jefferson Medeiros 9º ano

    ResponderExcluir
  12. Gabriel Raulino Wagner - 8º Ano vespertino
    Até agora, nós aprendemos sobre os períodos do Brasil, Pré Colonial, a Colonização, Monarquia e a República. Estamos aprendendo também, a União Ibérica, que foi a junção de Portugal com a Espanha. Isso aconteceu porquê o rei de Portugal morreu, e como ele não tinha Herdeiros, o irmão dele que era rei de Espanha, assumiu o cargo, e fez um só país. Aprendemos também a guerra entre Espanhóis e Holandeses, que foi uma briga, por parte econômica e religiosa, de acordo com suas crenças. Começamos a aprender também, a invasão dos holandeses no nordeste que foi acontecida pelo fato de eles querer açúcar para produzir os 3 produtos lucrativos: Açúcar, cachaça e rum. Aí a Companhia das índias Ocidentais, fizeram algumas coisas, que os senhores de engenho não gostaram. Então, teve uma guerra chamada a Insurreição Pernambucana, na qual os Holandeses perderam e tiveram que sair do território nordestino. A consequência disso, é que eles de Pernambuco, foram para as Antilhas, e começaram a produzir açúcar.
    Fim !!

    ResponderExcluir
  13. Neste bimestre aprendi sobre a colônia em expansão e nisso entra: dois países,um só rei: a União Ibérica, espanhóis x holandeses, os holandeses e o negócio do açúcar, o Nordeste sob ocupação holandesa, a insurreição holandesa, os bandeirantes e a ampliação do território.
    Aluna: Maryna Caviquioni Schlemper
    Turma: 8º ano matutino
    Colégio: Centro Educacional Barreiros (CEB)

    ResponderExcluir
  14. Gabriel Raulino Wagner - 8º Ano vespertino - Colégio CEB.
    Até agora, nós aprendemos sobre os períodos do Brasil, Pré Colonial, a Colonização, Monarquia e a República. Estamos aprendendo também, a União Ibérica, que foi a junção de Portugal com a Espanha. Isso aconteceu porquê o rei de Portugal morreu, e como ele não tinha Herdeiros, o irmão dele que era rei de Espanha, assumiu o cargo, e fez um só país. Aprendemos também a guerra entre Espanhóis e Holandeses, que foi uma briga, por parte econômica e religiosa, de acordo com suas crenças. Começamos a aprender também, a invasão dos holandeses no nordeste que foi acontecida pelo fato de eles querer açúcar para produzir os 3 produtos lucrativos: Açúcar, cachaça e rum. Aí a Companhia das índias Ocidentais, fizeram algumas coisas, que os senhores de engenho não gostaram. Então, teve uma guerra chamada a Insurreição Pernambucana, na qual os Holandeses perderam e tiveram que sair do território nordestino. A consequência disso, é que eles de Pernambuco, foram para as Antilhas, e começaram a produzir açúcar.
    Fim !!

    ResponderExcluir
  15. O Feudalismo no Continente Europeu

    Estou estudando nas minhas aulas de história, sobre o feudalismo no continente Europeu. Tudo começou com a invasão dos povos Barbáros. Eles eram chamados assim, por ser de fora do Império Romano. Eles começaram a saquear as cidades de Roma e tomar conta das áreas rurais.
    Um dos povos Barbáros, os Hérulos, invadiram Roma e depuseram o imperador, fazendo o Império Romano do Ocidente se desagregar, e formar nessas terras, reinos independentes, e dentro deles se formou os Feudos.
    Os povos Barbáros trouxeram duas características para dentro de Roma: a Comisão e a Produção no Campo. A economia era agrária, e de subsistência.
    A sociedade era formada por: realeza, com laços de sangue; e nobreza, sem laços de sangue; pelo clero, camponeses, comerciantes e guerreiros. O clero cuidava da religião; os camponeses cuidavam da terra, e outros; os comerciantes, eram chamados de burgos; os guerreiros eram obrigados a servir e defender seu feudo, de outros nobres e do senhor feudal, devia também, professar a fé cristã e honrar as mulheres.
    Existia um esquema de Suserania e Vassalagem. O Vassalo é a pessoa que “recebe” o feudo, já o suserano “doa” o feudo para o vassalo, eles são ligados por uma série de compromissos.
    Os feudos, geralmente, eram constituídos por uma ou mais aldeias, uma área de terras pe
    rtecentes a igreja paroquial, terras cultivadas pelos camponeses, pelas florestas, pastos, bosques e a casa senhorial.

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Vinícius Souza Gomes
    Turma: 9ºAno
    Assunto: Revolução Russa


    Revolução Russa

    Antecedentes: A economia era agrária 85% (+ou-) vivia no campo.
    Somente no inicio do século XX que a russia começo a se industrializar, ao contrario de paises como a inglaterra, frança entre outros.
    Migração do campo para a cidade em busca de trabalho, operários eram mal remunerados.

    Partidos politicos na russia: Mencheviques (eram contrarios a tomada do poder pelos sovietes)Bolcheviques (defendiam o convisco das grandes propriedades)

    ResponderExcluir
  17. Maria Clara Sebold 9-ano matutino.

    Por enquanto estamos aprendendo sobre a 1-guerra mundial e a Revolução Russa. 1-guerra mundial: Aconteceu em 1914-1918, a onde que teve 3-fases, e a assinatura do tratado de Versalhes..Revolução Russa: Russia mantinha Czárista, a economia era agrória,a burgesia industrial não recebia o apoio de Czar,Líder: Czar, sistema capitalista, Czar era apoiado pelos latifundiários e igreja católica ortodoxa...

    ResponderExcluir
  18. A primeira guerra mundial ocorreu em (1914-1918) iniciando se em quatro de agosto, quando os alemães invadiram a Bélgica para atacar a frança e a Inglaterra revidou o ataque, e logo no dia seguinte cinco de agosto o império Austro Húngaro decide ataca a Rússia e assim surgindo a Grande Guerra, entre um dos acontecimentos marcantes esta o tratado de Versalhes. A primeira guerra foi dividida em duas partes que são: Guerra de movimento que se caracterizava por cada um por sim e apenas matar o seu inimigo e a Guerra das trincheiras que cada um permanecia em segurança ali com mantimentos e munições e ficava um atirando no outro sobre a proteção das trincheiras. A revolução Russa ocorreu devido ela viver em condições muitos primitivas a maioria da população vivia em campos e eram extremamente pobres e quase não havia escolas a primeira revolução industria ocorreu na década do século XIX com a modernização de varias cidades como Moscou e são Petersburgo e também na parte ferroviária e no transporte.

    ResponderExcluir
  19. Isadora Garcia Teodoro Dos Santos, 8 ano vesp. Nas aulas de história estamos estudando sobre a colônia em expanção, a matéria fala sobre a União Ibérica que foi o periodo do domínio do governo Espanhol sobre Portugal que durou sessenta anos (1580-1640). Estamos estudando também os holandeses e o negócio do açúcar,que fala que a União Ibérica prejudicou o negócio holandês do açúcar, pois os Espanhóis passaram a impedir seus contatos com a américa portuguesa. Também sobre a Insurreição Pernambucana, que fala sobre as medidas que a Companhia das Índias Ocidentais tomou, que desagradaram os senhores de engenho. E também falamos sobre o melaço, rum e sobre o pau brasil, que o Brasil ganhou esse nome por causa da árvore que se chamava pau-brasil.

    ResponderExcluir
  20. Laura Faustino - 9° Ano Matutino
    Nós estamos estudando sobre a 1º guerra mundial e a Revolusão Russa. A 1 º guerra mundial aconteceu desde 1914 á 1918, teve 3 movimentos: guerra do movimento, guerra de trincheira e tríplices das alianças. Guerra de movimento foi um país querendo invadir o território do outro, guerra de trincheira eram armadilhas eram colocadas para impedir a guerra do de movimento e a tríplices das alianças a Rússia saiu da guerra, Itália vai para tríplices entente e o Estados Unidos entra na guerra, as consequências da guerra foi o tratado de Versalhes. A Revolução Russa aconteceu em 1917, o líder era Czar , sistema político era capitalista, exploravam operários, concentração fundiária, existia o partido ( POSDR) Partido Operário Social Democrático que era dividido em Mencheviques e Bolcheviques. Mencheviques queria fortalecer a burguesia e derrubar o Czarismo e o Bolcheviques queriam fortalecer a união dos operário e camponeses para realizar um revolução.

    ResponderExcluir
  21. Vitória Vieira Bastos.
    8º ano. vespertino.

    Estamos estudando sobre a união Ibérica, o império colonial Português e Espanhol,a independencia holandesa, a insurreição pernambucana, a crise de economia açucareira no Brasil, e pricipalmente o melaço: que eles usam para fabricar açucar, cachaça e rum.

    ResponderExcluir
  22. Estamos falando sobre a União Ibérica que é junção de dois países holandeses com os espanhóis .Também estamos falando sobre a ocupação do nordeste a holandesa , que a primeira ocupação do nordeste pelo holandeses ocorreu na Bahia entre 1624 a 1625.

    ResponderExcluir
  23. Julia dos Santos Silva 9º ano M

    Então Sid...estamos estudando sobre a 1ª Guerra Mundial,que aconteceu durante 1914 -1918.Falamos um pouco também sobre o Tratado de Versalles e as suas penalidades.Logo em seguida começamos com a Revolução Russa,que aconteceu em 1917.O sistema era Político Capitalista e seu líder era o Czar (Era apoiado pelos latifundiários e a igreja católica ortodoxa).Na Rússia existia o partido Partido Operário Social Democrático Russo,que se dividia entre dois grupos,os Mencheviques (Líder Martov) e os Bolcheviques(Líder Lenin).

    ResponderExcluir
  24. Bruno Machado Coelho
    9º Ano Matutino

    Eu estou estudando sobre a Revolução Russa que fala sobre o imperador Russo chamado Czar Nicolau II, que no dia 22 de Janeiro de 1905 cerca de 200 mil trabalhadores pretendiam entregar a Nicolau II um documento em que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho. As tropas do governo, contudo, receberam os manifestantes com tiros de fuzil. Muitas pessoas morrera, e esse incidente ficou conhessido como DOMINGO SANGRENTO.

    ResponderExcluir
  25. Nas aulas de história já falamos sobre os antecedentes da primeira guerra mundial como as duas tríplices,o estopim dela que foi o assassinato do príncipe da austria-hungria,os acontecimentos na época da guerra e seus vencedores.agora estamos falando da revolução russa,a queda do czar pelo povo e pelo poder que queria o socialismo.

    ResponderExcluir
  26. Estamos estudando sobre a 1º Guerra mundial e sobre a Revolução Russa.Começar falando da primeira guerra mundial, bem houve uma aliança entre os países da Europa. triplice aliança : Alemana, Itália, Austria( A italia acaba saindo em 1915 e vai pra a entente.
    triplice entente : Reino unido, França e russia.
    essa guerra teve muitas mortes, economia destroida,e a guerra acabou com a chegada 1917 dos EUA e alemanha acabou perdendo e teve q assinar o tratado de versalhes, diminuir seu excercito, doar territorios, pagar as despesas feitas dos paises vencedores. Agora da revolucao russa, Seu líder era Czar(Apoiado pela igreja catolica ortodoxa e proprietarios rurais), era sistema capitalista, somente no fim do século 19 e bem no começo do século 20 foi que a Russia começou a se industrializar, ao contrario de outros países, lá existia o partido POSDR (partido operário social democrático russo) que se dividia em 2 grupos os mencheviques(Acreditavam q a Russia nao estava pronta para ser socialista) e bolcheviques (Defendiam o controle, confisco das industrias)
    .

    Raphael aguiar nono ano matutino

    ResponderExcluir
  27. Nome: Felipe B. Cipriani
    8 ano Vespertino
    Nós estamos aprendendo sobre "A colônia em expansão" que inclui: A União Ibérica, Espanhóis x holandeses, os holandeses e o negócio do açúcar, o nordeste sob ocupação holandesa, a insurreição pernambucana.

    ResponderExcluir
  28. Matheus Araujo Coelho 8ºano Vespertino

    Um dos conteúdos que eu to aprendendo em História é a União Ibérica

    A União Ibérica foi a união de dois reinos, o reino de Portugual com o reino da Espanha, isso aconteceu porque o rei de Portugual morreu e ele não tinha herdeiro e seu primo rei da Espanha assumiu seu cargo e fez com que os dois reinos se juntasse formando um só reino, A UNIÃO IBÉRICA

    ResponderExcluir
  29. A colônia em expansão,dois paises um só rei: a uniao iberica, espanhois x holandeses, os holandeses e o negócio do açúcar,o nordeste sob ocupação holandesa, a insurreiçao pernambucana , os banderantes, a ampliação do território, crise da economia açúcar no brasil

    ResponderExcluir
  30. Nome: Maria Eduarda S. Gabriel
    Série: 8 ano mat
    Colégio CEB
    Assunto : A insurreição Pernambucana!

    CIA- Compania Das Índias,por volta de 1642 tomou algumas medidas que desagradaram os senhores de engenhos. Tentou força-los a aumentar a produção de açucar,passou a cobrar as dividas atrasadas e Aumentaram os impostos. Maurício de Nassau contrário a essas medidas,pediu demisão do cargo de governador. Enquanto isso senhores do engenho descontentes com as novas imposições formaram um exército que contava com colonos,escravos e indígenas. Teve inicio uma gerra contra os Holandeses.

    ResponderExcluir
  31. Inácia 9º ano vesp.10 de março de 2013 às 17:52

    A primeira guerra mundial
    Ocorreu por conta do assassinato de Francisco Ferdinando - príncipe herdeiro do trono da Austria-Hungria
    Durou 4 anos, de 1914-1918
    Tríplice aliança: Alemanhã, Itália e Áustria-Hungria; Tríplice entente: França, Rússia e Inglaterra.
    durante a guerra: Rússia desistiu da guerra, Itália passou para o lado da tríplice entente, EUA entrou na guerra do lado da tríplice entente. A vitória foi da tríplice entente.

    ResponderExcluir
  32. Júlia Lima - 9° ano Vespertino

    Primeiro aprendemos sobre sobre a Primeira Gerra Mundial. Ela ocorreu de 1914 a 1918. O que deu início a guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, que era o príncipe herdeiro ao trono Austro-Hungaro, por um bósnio na cidade de Sarajevo. Entre a primeira e a segunda guerra, houve a Revolução Russa, em 1917. Antes da guerra, países formaram a tríplice aliança x tríplice entente. A tríplice aliança era formada por Alemanha, Itália e Áustria-Hungria. A tríplice entente era formada por França, Inglaterra e Rússia. A Rússia precisou sair da guerra, pois estava enfrentando uma revolução interna. Logo, os Estados Unidos se juntaram á tríplice entente, e a Itália, vendo que ia perder a guerra na tríplice aliança, se juntou á tríplice entente. No final, Itália e Áustria-Hungria foram massacradas na guerra. A primeira fase da guerra foi a Guerra de Movimento, a segunda foi a Guerra de Trincheiras, e na terceira fase a Rússia Saiu da Guerra para fazer a Revolução Russa.
    Na Rússia, o líder era o Czar. Tinha economia agrária, 85% da população vivia no campo. A população se dividiu em dois grupos, que eliminaram o Czar, e controlaram a Rússia.

    ResponderExcluir
  33. Nicole Grudtner Silveira 7ano Matutino10 de março de 2013 às 19:05

    Nas aulas de história, estamos aprendendo sobre o feudalismo no continente europeu:O fim do Império Romano do Ocidente; A origem do mundo feudal; O que é o feudo; A geografia dos feudos; O que é Manso senhorial e o que é Manso servil; A sociedade feudal; O que é Mobilidade social; Terra e trabalho; Servos e senhores; Guerreiros feudais; A diferença entre nobreza e realeza... Enfim estamos estudando sobre o feudalismo.

    Nicole Grudtner Silveira, 7ano Matutino.

    ResponderExcluir
  34. Kelmer Martins da Cunha, 9 ano

    Na aula de história estamos aprendendo sobre a primeira e segunda guerra mundial, suas datas, acontecimentos importantes e etc... Também estamos aprendendo sobre a revolução Russa,os partidos que existiam e oque eles defendiam, também estamos aprendendo sobre sua economia, o tipo de sistema(czarismo) e outras informações gerais. Concordo muito com o texto que temos que ler e fazer os exercícios, pois só assim podemos crescer na vida e aprender oque os professores estão dispostos a nos oferecer.

    ResponderExcluir
  35. Aprendemos sobre o feudo- A sociedade feudal:As principais características da sociedade feudal,os guerreiros feudais,a geografia dos feudos,como era constituído um feudo e entre outros.
    Aprendemos também sobre o fim do Império Romano do Ocidente- O tipo de organização social que se desenvolveu no lugar do Império Romano do Ocidente,como se deu o fim do Império Romano do Ocidente e oque ocorreu com as propriedades rurais do império.

    ResponderExcluir
  36. 1°guerra mundial
    Ocorreu de 1914 até 1918, os antecedentes da guerra, foi a formação da Tríplices Entente (Rússia, França, Inglaterra) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Itália, Áustria-Hungria) o que deu inicio a guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando que era príncipe herdeiro do trono Austro-hungaro.
    Fases da guerra:
    1º fase- Guerra Movimento- marcado pela invasão e dominação de terras e territórios.
    2º fase-Guerra de trincheiras: Qualquer obstáculo para se evitar invasores.
    3º fase- Rússia saiu da guerra para revolução Rússia, Itália foi para a tríplice Entente e EUA entrou na Tríplice entente.
    Aluna:Camila Kretzer/Turma:9°ano vespertino

    ResponderExcluir
  37. Catharina M. Ferri- 9o ano mat.
    Primeira Guerra Mundial.
    A primeira guerra mundial (a principio chamada de grande guerra) durou de 1914 a 1918, ela teve três fases:
    -1: Fase de movimento: movimentação de exércitos e grandes batalhas.
    -2: Fase de trincheiras: o equilíbrio de forças resultou em uma batalha longa e sangrenta.
    -3: (Fase decisiva): o término das batalhas.
    Com o fim da guerra, fizeram-se alguns acordos de paz pós-guerra, entre eles está o Tratado de Versalhes, que impôs algumas penalidades sobre a Alemanha.
    Com a primeira guerra, alguns países sofreram alterações, por exemplo, a Rússia deixou de se chamar Rússia, e a Áustria-Hungria deixou de existir.

    Revolução Russa.
    A revolução russa foi uma transformação, a Rússia tinha como seu líder, Czar
    que mantinha o sistema czarista.
    Na Rússia existia o partido POSDR, que se dividia em:
    -Moncheviques: seu líder era martoso, queria fortalecer a burguesia, derrubar o Czarismo e colocar capitalismo, acreditavam que a Rússia não estava preparada para o socialismo.
    -Bolcheviques: seu líder era lenin, queriam defender o confisco das grandes propriedades e da saída da Rússia da guerra.
    Czar era apoiado pelos latifundiários e igreja católica, e não apoiado pelo burguesia industrial.
    A guerra civil terminou em 1921.

    ResponderExcluir
  38. Nas últimas aulas o Professor Sidney andou nos ensinando sobre o Feudalismo.
    O Feudo é constituído por partes como o castelo, terras senhoriais e comunais, a vila, casa paroquial, igreja, ferreiraria, entre outras.
    O Senhor Feudal era sempre o primeiro a ganhar comida, e o resto que sobrava os cavaleiros davam para os moradores da vila.

    Samuel Silva Rodrigues/ 7ºano-vespertino

    ResponderExcluir
  39. União Ibérica
    O rei de Portugal exportava melado para a Holanda, que produzia açúcar, cachaça, rum e em troca ele empestava dinheiro para a implantação de engenhos. Mais o rei de Portugal veio a falecer, e não tinha filhos para suceder o trono, o mais perto de parente q ele tinha era o rei da Espanha, que era seu primo. Então ele uniu os dois países, a União Ibérica. Mais a Espanha era inimiga da Holanda, e proibiu a exportação de melado. A Holanda decidiu invadir a América, houve uma guerra e a Holanda venceu e lá permaneceram 24 anos.

    Laura Osaida 8º ano vespertino

    ResponderExcluir
  40. Feudalismo:
    Crise de Roma: sofreu invasões dos barbáros, comitatos que trabalhavam em troca de benefícios, colonato trabalhavam no campo.
    As influências doa bárbaros, deram origem ao feudalismo...
    Feudo-terra, lismo-referente.
    Nobreza: sem laços de sangue, Realeza: com laços de sangue. Depois da nobreza vinha as pessoas ligadas ao clero, depois depois do clero vinha os camponeses, que estavam divididos em várias camadas:
    FERREIROS
    ARTESÃOS
    CARPINTEIROS
    BANQUEIROS
    COMERCIANTES
    TRABALHADORES DO CAMPO
    HOMENS LIVRES
    VILÕES.
    Dentro do feudalismo existia uma relação de, seserania e vassalagem. Suserania: o domínio territorial do rei, os vassalos deviam respeito e obediência ao seu suserano... Vassalagem: condição ou estado de vassalo.

    ResponderExcluir
  41. Estamos aprendendo sobres as características de um feudo. Por exemplo:A origem do mundo feudal, fala como se formou, quando diversos reinos se originaram na região abarcada do Império Romano do Ocidente, misturando culturas.
    Geografia de um feudo: No feudo continha o castelo, terras senhorias, terras comunais, Igreja , floresta e vila.
    Sociedade feudal: A sociedade feudal era hierarquizada, a mobilidade social praticamente não existia.
    Os guerreiros feudais: Os cavaleiros eram descendentes de senhores feudais e, portanto nobres. Eram obrigados a servir e a defender feudos de outros nobres, a quem juravam lealdade.

    ResponderExcluir
  42. Os conteúdos que estamos estudando nas aulas de Historia são desde os antecedentes da 1ª Guerra Mundial até as consequências da 2ª guerra Mundial .E tudo muito explicado por parte da apostila e do professor que retrata bem como era que acaba fazendo com que prestemos atenção nas aulas de Historia .E para fixar o estudo estamos fazendo um trabalho de tema livre em que teremos de representar algo sobre o período das Guerras .

    ResponderExcluir
  43. Nome:iasmyn da silva 8°ano/VSP

    Aprendemos sobre a União Ibérica,que era a junção de Portugal com a Espanha,isso aconteceu por que o rei de Portugal morreu.A revolta dos Holandeses com os Espanhóis,foi que os países baixos , que eram os holandeses ,se revoltaram,porque uma grande parte deles era seguidores do calvinismo,e como o rei da Espanha era católico,e os holandeses declararam sua independência.
    Os holandeses e o negócio do açúcar,isso aconteceu antes da união ibérica,os holandeses eram um dos maiores produtores de açúcar.
    O nordeste sobre ocupação holandesa ,isso aconteceu ,pois,os holandeses ocuparam grande parte do nordeste brasileiro,e eles fizeram um separamento que , tanto a conquista quanto a administração dos territórios conquistados eram organizados pelas COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS .
    Teve a insurreição Pernambucana,foi que as companhias das índias tomaram algumas medidas para os senhores do engenho,e eles não gostaram nada disso.
    Um controle cada vez maior,isso aconteceu quando Portugal reconquistou a autonomia política em relação à Espanha.
    Os bandeirantes,foi quando os portugueses mandaram muitas instituições armadas para o sertão.
    A ampliação do território,foi que os bandeirantes ampliaram seus territórios.

    ResponderExcluir
  44. neste trimestre estamos aprendendo todos as coisas que influenciaram e foram influenciadas pela primeira guerra mundial, e oque ocorreu durante elas, um exemplo foi a revolução Russa, que deixou de ser u país capitalista, para ser um pais socialista, e deixou de ser Russia para ser a união socialista dos países soviéticos,sem se esquecer de Hitler um protagonista dessa revolução, aguerra também teve seus antecedentes, que eram a tríplice Aliança que era formada pela Alemanha, Italia e Austria-Hungria, e do outro lado na Tríplice entente França, Inglaterra e Russia, que disputavam o mercado consumidor e matéria prima

    Caio Meira 9° ano vespertino

    ResponderExcluir
  45. Feudalismo foi um modo diferente de organização social e politico. O feudalismo teve a sua origem no século IV. A sociedade medieval era dividida em classes,primeiro vinha o rei, o clero, e depois os camponeses e servos.

    ResponderExcluir
  46. Estamos estudando sobre as guerras mundias 1 e 2, quando começou e quando terminou e vemos quem lutou contra quem, as tríplices, Entente e Aliança, a disputa pelo mercado consumidor e a matéria-prima, o estopim da guerra, assassinato de Francisco Ferdinando, as fases da guerra, 1°,2° e 3°, guerra de movimento, guerra de trincheiras e etc....

    ResponderExcluir
  47. Nas aulas de história do 8 ano vespertino estamos estudando a colonização do Brasil, o navegadores que vieram pra cá,holandeses,etc...
    Primeiramente,vou falar da colonização portuguesa no Brasil.
    O brasil já tinha um dono, os indígenas,mas os navegantes portugueses adotaram o Brasil como deles,pois apenas colocaram uma bandeira no local.Houve muito escambo, isso quer dizer troca de bem materiais imprestáveis por trabalho braçal.Em cerca de 30 anos o Pau-Brasil foi extinto,pois os portugueses foram muito ignorantes, e forçaram muitos indígenas a trabalhar á má vontade.
    Holandeses no Brasil:
    O maior motivo dos holandeses aqui foi o melaço ( uma mistura de rum,açúcar e cachaça) muito valorizada na época.

    ResponderExcluir
  48. Estamos aprendendo sobre o feudalismo ,sobre a sociedade do feudo ,entre outros .Gostei muito de aprender que quem coincidia o feudo era chamado de suserano ,e quem recebia era chamado de vassalo .A historia nos ensina como tudo começou .

    ResponderExcluir
  49. A COLONIA EM EXPANSÃO:
    a união ibérica foi que o rei de Portugal morreu e não tinha um filho para substituí-lo então o rei da Espanha soube e como era muito poderoso juntou Portugal com Espana.
    holanda veio ao brasil em busca da água ardente do melaço e da mão e obra e etc.
    A INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA:
    foi que os pernambucanos não gostaram da chegada dos holandeses porque
    .tentaram forçá-los a aumentar a produção de açúcar
    .passou a cobrar as dívidas atrasada e a confiscar as propriedades de quem não as pagava
    .aumentou os impostos.

    ResponderExcluir
  50. É legal imaginar o quanto a civilização evoluiu desde a pré história. Índios de hoje em dia podem não ter evoluído em relação á escrita, porém culturalmente falando, eles tem uma grande história cheia de detalhes que são interessantes, tais como rituais, símbolos, etc. Na minha opinião, a época mais interessante é a idade dos metais, já que o ser humano teve a capacidade de conseguir moldar metais e outras coisas extremamente rígidas com a tecnologia da época.

    Victor Altiere.

    ResponderExcluir
  51. Primeiras civilizações e Pré-história
    Idade da pedra lascada ou paleolítico- homens viviam em bandos, viviam das caças e coleta de frutos e raízes, tudo era coletivo, não existia moradia fixa e invenção da roda.
    Idade da pedra polida ou neolítico- passam a ser sedentários, viviam também da agricultura e ração de animais, moradias perto dos rios, passar a existir afetividade, passam a dominar o fogo, começa a existir propriedade privada.
    Idade dos metais- passam a fazer uso dos metais, passa a existir uma hierarquia, o estado de selvageria os homens passam para o estado barbarie hungria, e passam a ter conhecimentos e a explorar e cobrar impostos.
    Giulia Rodrigues da Silva- 1° ano EM

    ResponderExcluir
  52. Gabriel V. Mattos 8°ano matutino
    Olá prof Sidney tudo bem? Nós estamos estudando até agora principalmente sobre o Brasil colônia em expansão. Em 1580 o rei de Portugal morreu no Brasil, então seu parente que era rei da Espanha assumiu o trono então surgiu a União Ibérica.
    O holandeses bancavam os portugueses na produção de açúcar em troca do melaço usado para fazer muitas coisas, mas a Espanha e a Holanda eram inimigos então acabou a parceria entre Portugal e Holanda, mas a Holanda iria perder muito dinheiro então eles invadiram o nordeste do Brasil para ficar com a plantação de cana-de-açúcar. Então acabou a "era" da cana e começaram a explorar o que queriam de início, o ouro, ai eles começaram a explorar o ouro em todo o Brasil, não só na linha do tratado de Tordesilhas.

    ResponderExcluir
  53. Estou achando a aula de História muito legal, estou aprendendo sobre muitas coisas, fiquei sabendo que uma coisa na Bíblia pode até ser verdade, como por exemplo o que moisés que "abriu" o mar para as pessoas passarem e no final era apenas a maré baixa e depois ela subiu e matou todos

    João Victor 1º ano ENS. Médio

    ResponderExcluir
  54. Pela nossa ultima aula estávamos estudando a ''Agricultura e Sedentarização'' (Idade da Pedra Lascada ou Paleolitico), que falava sobre a sociedade naquela época, que os homens eram nômades, ou seja, não existia moradia fixa, também q os homens viviam na caça e coleta de frutos, raízes e sementes,os homens viviam em bandos, existia a poligmia, e as religioes eram animaliscas e ao fim dese periodo, os homens tnham contato com o fogo.
    Aluno: André Luiz Schetz - Ano : 1 ano

    ResponderExcluir
  55. REVOLUÇÃO RUSSA:

    OS TRABALHADORES NA QUELA ÉPOCA PAGAVAM GRANDES IMPOSTOS SENDO QUE ELES MORAVAM NA MISÉRIA,JÁ A ECONOMIA DA RUSSIA ERA ATRASADA E DEPENDIA DA AGRICULTA PARA SE MANTER, ONDE O GOVERNO NÃO VALORIZAVA ESSES TRABALHADORES QUE VIVIAM DO CAMPO DESCONTENTE COM O GOVERNO DA RUSSA

    ResponderExcluir
  56. Estamos estudando sobre a 1º e a 2º Guerra Mundial e a Revolução Russa, estamos aprendendo sobre as características da guerra antigamente, como eles lutavam, que países eram, estamos aprendendo também sobre a queda do Muro de Berlim, e ainda vamos fazer um trabalho em Grupo sobre a 1º e a 2º Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  57. Geovana Müller da Silva, 1º ano.

    Pré-História

    A pré-história é o período de tempo que se deu antes do surgimento da escrita, cerca de 4000 anos antes de Cristo. Na Idade da Pedra Lascada, ou Paleolítico, os homens não tinham moradia fixa (eram nômades); viviam da caça de animais e coleta de frutos, raízes e sementes, alimentos que eram divididos entre o bando; as relações eram animalescas, ou seja, não existia afeto, e existia a poligamia; os homens usavam lascas de pedra para fazer instrumentos; e no fim desse período houve o contato com o fogo.

    ResponderExcluir
  58. Nome Luiz Guilherme groff dos santos 1 ano EM
    O início da história e marcado pelo início da escrita q se deu a Mais ou menos quatro mil anos antes de cristo antes disso os historiadores dominaram de pre-história que foi dividido em três épocas político,neolitico e mesolitico.Nessas divisões existem algumas características primeiro eles eram nomades ou seja eles não tinham residência fixa que com o passar dos anos mudou e as relações eram animalescas e depois se tornaram afetivas bem a outras características mais essas São as Primeiro

    ResponderExcluir
  59. Bianca Galletta Neto 7 ano matutino11 de março de 2013 às 11:07

    Quero deixar registrado aqui alguns fatos da aula de historia repassado até agora:
    Feudalismo- Um dos destaques com a crise do império romano foi as invasões barbaras, que eram diferentes daqueles povos eles trouxeram 2 caracteristicas para Roma COMITATUS e COLONATOS.
    Senhor feudal- suseranos é a pessoa que tem a posse da terra, dependendo da situação passa poderes para os vassalos
    então Suserano= "doa"o feudo
    Vassalo= "recebi" o feudo

    ResponderExcluir
  60. nós estamos estudando sobre os ancestrais,
    a idade da pedra lascada,a idade da pedra
    polida,a idade dos metais e a origem do
    tempo.
    eu to gostando de estudar história, com o
    professor sidney

    ResponderExcluir
  61. Nós estamos estudando em história os períodos Paleolítico e Neolítico, ou idade da pedra lascadas, e idade da pedra polida. Na pedra lascada os homens utilizavam lascas de pedra como arma. viviam em bandos,tinham relações animalescas,eram nômades e viviam de caça e coleta.
    Já na pedra polida, eles aprenderam a polir as pedras,começaram a ter sentimento, tiveram domínio do fogo,começaram a ser sedentários e fazer cercados, e começaram a praticar a pecuária e a colheita.

    Gabriel Malischeski 1º ano EM

    ResponderExcluir
  62. eu estou aprendendo sobre a 1º e 2º guerra mundial
    vou falar um pouco sobre as 3 fases dela que são: 1º guerra de movimentos onde eles planejam ataques; 2º guerra de trincheiras que são armadilhas para evitar os ataques, e 3º que são as concequencias da guerra que a Itália troca de lado Rússia sai Estados Unidos entra e Austria e Hungria saem por falta de preparo.

    ResponderExcluir
  63. Estamos estudando a Pré história, que foi caracterizada pela invenção da escrita, muitos outros fatores também aconteceram, mas o que mais é lembrado é o da escrita. E a partir da pré história começaram os registros em paredes de cavernas, muitos dos fosseis encontrados que marcam esse tempo e foram "reconstituídos" melhorando o estudo da evolução humana e das nossas adaptações. É isso...
    Ariadne Matzembacher, 1º ano Ensino médio

    ResponderExcluir
  64. vou falar um pouco sobre duas eras que estamos estudando. o paleolítico e o neolítico

    na Idade da pedra lascada as pessoas eram nômades, viviam em bandos e sobreviviam da caça e da coleta.
    Já na idade da pedra polida as pessoa além de serem nômades passaram a também a serem sedentárias. Continuavam a viver da caça e da coleta mas começaram a agricultura e da criação de animais. A poligamia passou a dar lugar para a monogamia e os homens começam a dominar o fogo.

    Pedro Oliveira Paradela 1°ano EM

    ResponderExcluir
  65. Gabriela Nunes 9°M
    Este ano, começamos estudando a Primeira Guerra Mundial, que na época se chamava apenas de grande guerra,onde ocorreram 3 fases: primeiro, a de movimento, onde um país invadia o outro, depois a fase das trincheiras, que foram feitas para impedir essas invasões,e por último, a fase decisiva da guerra, quando a Itália mudou de lado, os EUA entraram na guerra, e a Rússia saiu por problemas internos, a revolução Russa, que é o que estamos estudando agora. Tudo começou quando a população percebeu que o sistema capitalista não estava funcionando, pois mais de 85% dela vivia no campo,o país era muito pouco industrializado e ainda mantinha características feudais. Depois do início da industrialização, os operários eram muito mal remunerados, e o czar(o soberano) não apoiava a burguesia,sendo apoiado pelos proprietários rurais e a Igreja Católica Ortodoxa,era conhecido por fazer repressões aos opositores do seu governo. Nisso surgiu o POSDR- Partido Operário Social Democrático Russo, que tinha duas divisões: os bolcheviques e os mencheviques. Os bolcheviques eram a parte mais radical do partido, seu líder era Lenin,queriam fortalecer a união dos operários e camponeses para começar uma revolução que levasse direto ao socialismo, além de considerar a burguesia dependente do czar,portanto fraca demais para lutar contra ele. Já os Mencheviques, cujo líder era Martov, queriam fortalecer a burguesia, e implantar o capitalismo na Rússia antes do socialismo, porque acreditavam que o país não estava pronto para uma mudança tão brusca no sistema econômico.

    ResponderExcluir
  66. Emanuelli 7°ano Matutino11 de março de 2013 às 13:46

    Prof Sidney, o 7°ano Matutino esta trabalhando sobre o povo feudal, a origem da onde ele veio, o fim do império romano, Origem do mundo feudal,E o próprio feudo que sua origem de palavra é germânica ou celta ( "fief,feodum") e seu nome está associado da pessoa que possui alguma terra,também a geografia dos feudos,sociedade feudal e por ultimo os guerreiros feudais.
    Bjs sid

    ResponderExcluir
  67. Eu estou estudando sobre varias coisas, oque mais me chamou a atenção foi o conteudo sobre a nobreza e a fortaleza,porque a nobreza não tinha laços de sangue com o rei, a fortaleza é que tem laços de sangue com o rei.

    Daniela- 62- Cau

    ResponderExcluir
  68. Estou gostando muito das aulas de história, aprender é sempre um desafio e ler também, estou aprendendo a importância de saber mais sobre os acontecimentos,historias. Aprendi que alguns países exploram algumas colonias para adquirir mais riquezas, acontecem invasão de território e muita luta de poder. estou gostando tamben que os holandeses ocuparam o nordeste brasileiro para adquirir açúcar e vender para a Europa, os holandeses ficaram por 24 anos, mas com a ajuda dos espanhóis eles tiraram os holandeses.

    rafael beling 8°ano matutino colegio cegio ceb

    ResponderExcluir
  69. aprendemos muito até agora,mas me lembro bem da musica que falou de acontecimentos históricos ou seja a musica EU NASCI A 10 MIL ANOS ATRÁS.E estudamos o porque de estudar história,que fala de algumas coisas importantes que devem ficar na nossa memoria...

    Thiago Fernandes Prim 6*ano vesp.

    ResponderExcluir
  70. Formação das Monarquias nacionais, territorios, soberania...
    Arábia, a maioria da população era Nômade ou semi nômade.
    Maomá tem a visão de um anjjo que é uma crença do unico Deus. No calendario cristão em 622 obrigaram o Maome a fugir e isso marco o inicio do calendario Islâmico.
    Julia Amaral.

    ResponderExcluir
  71. O poder real na frança:A gradativa unificação dos diversos feudos em um único estado na frança começou por volta de 987,quando teve inicio a dinastia dos capetingios,sucedendo as demandas da burguesia,os reis capetingios garantiram a segurança das estradas e restauraram a salvaguarda,figura jurídica que colocava as cidades sob a proteção real.
    Aluno:João lucas venâncio
    Segundo ano ensino médio

    ResponderExcluir
  72. Lucas Pereira Florindo 2º Ano

    Formação de Portugal / Espanha:
    -> Monarquias Nacionais / reis absolutos.
    -> Centralização / muçulmanos.

    Maomé:
    -> Um coraixita que se casou com uma viúva rica
    -> Comércio
    / \
    judaísmo cristianismo

    Maomé, com a visão de anjo, sobre a crença em um único Deus (Alá). No ano de 622 os coraixitas "obrigam" Maomé a fugir. Isto marcou o início do calendário Islâmico.

    ResponderExcluir
  73. Politeista mais ou menos 360 deuses coraixitas viviam do comercio. Maioria da população era nomade ou semi nomade. O solo nao era propria para agricultura. Maomé, tem a visao do anjo, sobre a crença em um unico Deus. No ano de 622 ( no calendario cristao) os coraixitas "obrigam" maome a fugir. Isso marca o inicio do calendario Islamico (mulcumano).
    Tatiane Seghetto segundo ano do ensino médio

    ResponderExcluir
  74. O que estamos aprendendo com o professor Sidney é muito interessante, porque fala sobre o tempo, as teorias da criação do mundo, o calendário e a linha do tempo. É muito interessante porque fala da Pré-História e a História. O tempo porque fala sobre de quando o homem precisou de uma organização e então criou o relógio, a agenda e o calendário. O calendário, sobre os tipos de calendários que são, o cristão, o islâmico ou muçulmano, o chinês e o judaico.
    Leonardo Alexandre Sousa 6º Vespertino.

    ResponderExcluir
  75. Nome:Victor Hugo de Farias da Silva
    Turma: 2ºano 321

    Existem atualmente cerca de duzentos Estados soberanos no mundo. Todos contam com unidade territorial, sistema jurídico e econômico unificados e mecanismo centralizados de arrecadação de impostos para o nosso bem estar social.Durante a Idade Media na Europa ocidental, a responsabilidade do bem estar social era toda do senhores Feudais, que essa situação começou a mudar a partir do século XI, quando teve a formação das primeiras monarquia nacionais europeias .

    ResponderExcluir
  76. Nome: Lucas de Andrade Portela 8º ano Matutino
    Colégio Ceb

    Nós no 8º ano estamos estudando sobre a colônia em expansão, aonde surgi a União Ibérica que é dois países um rei só, aonde ele não teceu durante o tratado de Tordesilhas aonde o rei de Portugal morreu e ele não tinha herdeiros elo com a o seu primo o rei da Espanha aproveito e juntos os dois países com um nome: União Ibérica.
    Depois de um o açúcar com a Holanda. A Holanda decidiu invadir o “Brasil”, Holanda ocupou só o litoral nordestino após isso ocorreu a Insurreição pernambucana. Com a crise da economia açucareira iniciou a mineração.
    Depois de tudo isso Espanha decidiu explorar mais pra dentro com uma forma de Bandeirantes, Entradas e Monções.

    ResponderExcluir
  77. Formação de Portugal: Afonso Henriques, filho de Henrique de Henrique de Borgonha, declarou-se rei e proclamou a independência do condado que passou a se chamar Portugal. Por 240 anos os reis da dinastia de Borgonha viveram em constange conflito com o reino de Costela.




    Formação da Espanha: Em 1469, Fernando, rei de Aragão, casou-se com Isabel, filha do rei de Castela. Com a morte do pai, Isabel tornou-se rainha de Castela. Ela e Fernando decidiram unir os dois reinos, fundando o reino de Aragão e Castela. Logo depois os dois, firmaram com a Igreja uma aliança com o objetivo de expulsar os muçulmanos e judeus. Em 1478 o papa Sixto IV assinou uma bula autorizando a criação da Espanha.



    Maomé: Nascido em Meca, foi um líder religioso arabe, fundou o Islamismo, segundo a religião Islamica ele é o mais recente e o ultimo profeta de Deus.


    Aluno João Victor Santos
    Serie: 2ºano / Ensino Médio

    ResponderExcluir
  78. nome :Gustavo Genevra de sousa
    turma :6ano matutino

    Aprendemos sobre a pré historia que são tres Eras, as Eras são a da :Idade da pedra lascada;Idade da pedra polida;Idade dos metais.
    Luci é a fóssil mais antigo encontrado até hoje, ele tem cerca de 3 milhões e 300 mil anos.
    Estudamos o calendário cristão,os calendários mais usados no mundo é o calendário judaico,cristão,islÂmico.

    ResponderExcluir
  79. Professor, estamos estudando sobre o feudo, sua origem, sua geografia, sua sociedade, sobre os bárbaro que deram a origem ao feudalismo , e economia do feudalismo onde cada habitante morava, e as 17 coisas que tinham dentro do feudo. E por fim estamos estudando também sobre a mobilidade social do senhor feudal, mais conhecido como o rei.

    ResponderExcluir
  80. nome:Gustavo Genevra de sousa.
    turma :6 ano matutino

    Aprendemos sobre a pré historia,as Eras são as seguintes:Idade da pedra (lascada/polida)e Idade dos metais.
    Luci é o fossil mais antigo do ser humano,tem cerca de 3 milhões e 300 mil anos.
    o calendárioem que a gente utiliza é o cristão ele é umdos mais utilizados no mundo,ele e os calendaios judaico e islâmico são os mais utilizados. nome:Gustavo Genevra de sousa.
    turma :6 ano matutino

    Aprendemos sobre a pré historia,as Eras são as seguintes:Idade da pedra (lascada/polida)e Idade dos metais.
    Luci é o fossil mais antigo do ser humano,tem cerca de 3 milhões e 300 mil anos.
    o calendárioem que a gente utiliza é o cristão ele é umdos mais utilizados no mundo,ele e os calendaios judaico e islâmico são os mais utilizados.

    ResponderExcluir
  81. Aluno: Lucas Burigo Pereira / 2 Ano EM
    Nas ultimas aulas de historias estamos aprendendo sobra a formação de Portugal e Espanha,que antes de viraraem paises eram reinos feudais,e tambem a criação do islamisco,com a historia de maomé,diferença da religiao islamica com a cristâ e judaica.

    ResponderExcluir
  82. Isabela Maria Cassilha
    Terceirão

    Dentre os assuntos estudados, destaca-se a Unificação Alemã e Italiana. Sabe-se que o nacionalismo foi a ideia motivadora que justificou a unificação. O Estado-nação se apropriou do nacionalismo para construir a identidade nacional. A escola moderna e o exército foram as instituições que contribuíram com a construção da identidade nacional. A unificação da Itália e a unificação da Alemanha foram bem parecidas. As primeiras tentativas dos dois países foram fracassadas e só conseguiram a unificação em 1870-1871; a da Itália deu-se em torno de Piemonte-Sardenha, enquanto a da Alemanha foi liderada pela Prússia.

    ResponderExcluir
  83. Oriente->Islamismo,Arábia->politeísta= +ou- 360 deuses,coraixitas,maioria da população era nômade, solo não era próprio p/ agricultura.Formação do Estado moderno, teve inicio ao processo de centralização do poder nas mãos dos reis. A formação das primeiras monarquias nacionais.
    Jéssica Mates - 2ano

    ResponderExcluir
  84. Antes da União Ibérica , a holanda era o principal paceiro de Portugal na produção de açúcar,com uma pessoa poderosa frota mercantil , os holandeses transportavam , refinavam e distribuíam o açúcar para a toda a Europa.O conflito com a União Ibérica prejudicou o negócio holandês do açúcar, pois os espanhóis passaram a impedir seus contatos com América portuguesa. Para salvaguardar seus interesses , eles resolveram ocupar as regiões produtoras de açúcar do Nordeste brasileiro e os entrepostos portugueses de escravos na africa. Mauricio de Nassau , contrário a essas medidas, pediu demissão do cargo de governador,enquanto isso , senhores de engenho descontentes com as novas imposições formaram um exército que contava com colonos, escravos e indígenas .Teve início a uma guerra contra os Holandeses a Insurreição Pernambucana.


    Centro Educacional Barreiros
    Guilherme Santos Begnini
    8 ano Matutino

    ResponderExcluir
  85. Clara de Andrade Bonetti / 6 ano vesp.11 de março de 2013 às 15:38

    Estamos aprendendo diversas coisas como: Pré Historia que fala sobre a Idade dá pedra lascada fala dá Idade dá pedra polida e também fala dá Idade dos metais.Estamos aprendendo sobre o Tempo e os Calendários que eu pude descobrir que existem vários tipos de calendários o calendário Cristão,o calendário Judaico e o calendário Islâmicos ou mulçumano e descobri também que usa AC (para antes de cristo) AD (ano do senhor) e DC (para depois de cristo).Aprendi também os séculos e ás regrinhas que usam para saber o século.Eu achei muito divertido aprende esses conteúdos gostei muito deles *-*

    ResponderExcluir
  86. Baixa Idade Média, Formação das Monarquias Nacionais: a população inicialmente era dividida em comitatus, trabalho em troca de benefício, e em colonato, feudalismo (suserania e vassalagem.

    Formação de Portugal e Espanha: monarquias nacionais, reis absolutos.

    Arábia Pré-Islamica: havia o politeísmo (crença em vários deuses), o povo vivia do comércio, sendo sua maioria nômade ou semi-nômade. No ano de 622 se tem o início do Islâmismo, creça em um único deus, Alá.

    Gustavo Henrique - 2ª E.M.

    ResponderExcluir
  87. Renan Coelho 9° ano matutino

    O primeiro conteúdo foi sobre a primeira guerra mundial que aconteceu entre 1914-1918 e teve três fazes, a fase de movimento, a guerra de trincheiras e a outra faze foi algumas mudanças que aconteceram entre os "times" aliança e entente. Depois começamos com as consequências da guerra, que aconteceram com a Alemanha, pois ela perdeu a guerra e teve que entregar suas colonias para os vencedores e desfazer-se de parte do seu exercito e armamento. Depois, a revolução russa, a Russia vai de capitalista para socialista e vira a União Soviética. Ela estava com a economia atrasada já que a maior parte da sua população vivia no campo, então os camponeses começaram a migrar para a cidade em busca de trabalho e ainda eram mal pagos. A Russia tinha um partido político e ele era dividido em dois grupos, os mencheviques e os bolcheviques, os bolcheviques queriam o controle das grandes propriedades e a saída da Russia da guerra, já os mencheviques achavam que a Russia não estava pronta para o socialismo e achavam que a revolução deveria ser burguesa e de tipo democrático.

    ResponderExcluir
  88. na idade da pedra ou paleolítico os homens eram nômades isso quer dizer que eles não tinha moradia fixa eles viviam da caça e da coleta de frutos por isso eles nunca tinham lugar fixo pra ficar os homens viviam em bando e suas armas eram feitas com lascas de pedras por isso o nome idade da pedra lascada e as relações entre eles eram animalesca.
    isso é o resumo que eu aprendi em suas aula sid

    ResponderExcluir
  89. Revolução Russa:

    A revolução Russa teve antecedentes da guerra civil, que foi a concentração fundiária, o CZARISMO, a super exploração do trabalho dos operários, Okrana e Czar era apoiado pela igreja católica ortodoxia.
    Na Russia existia o partido operário social democrático russo que era dividido em dois grupos.
    Mencheviques, que queria fortalecer a burguesia e derrubar o czariano e implantar o capitalismo na Russia.
    E o Bolcheviques que queria fortalecer a união de operários e camponeses para que eles organizassem uma revolução socialista.

    ResponderExcluir
  90. Eu to achando a aula de história muito legal,sobre os feudos,os senhores feudais,tudo ta legal.O trabalho que agente fez em sala eu gostei muito sobre o feudo,pois ajuda nós a aprender mais as coisas e fica mais fácil para estudar,professor eu quero agradecer você por fazer a nossa aula de história bem legam.

    ResponderExcluir
  91. Ramon Jp 9ºano vespertino11 de março de 2013 às 16:18

    Primeira guerra mundial: e seus antecedentes como batalha entre a tripice alinça e triplice entente por materia prima e mercado consumidor,o estopim da guerra(oque deu inicio a ela)as 3 fases da guerra e suas conseguencias.
    Russia czarista:economia,oq é isso,como era no começo o seculo xx,a migraçao do campo para a cidade.entre outras coisas

    ResponderExcluir
  92. Aluno:Willian da Rocha Rodrigues
    Turma: 8º ano vespertino

    Estou aprendendo sobre "A colonia em expansão",engenhos e seus senhores,também sobre os holandeses que queriam o melaço mas depois da União Ibérica que foi quando Portugal e Espanha se uniram depois que o rei de Portugal morreu.O rei da Espanha era inimigo da holanda e proibiu a exportação do melaço para Holanda,então os holandeses tomaram a região nordestina do Brasil.
    Até que um dia foram expulsos e foram para as Antilhas produzir seu próprio melaço,então começou a crise açucareira já que Portugal não era mais o único a produzir açúcar.

    ResponderExcluir
  93. Vanessa Mattos, Terceirão

    A Unificação Italiana
    A partir de 1848, a unificação italiana passou a ser encabeçada pelo Reino Sardo-Piemontês, em que o rei era Victor Emanuel II e o primeiro-ministro era o conde Cavour. Na época, a península itálica era dividida em vários estados absolutistas controlados pelos austríacos, franceses e pelo papado.
    Conde Cavour foi um dos líderes do Risorgimento, um movimento que representava aqueles que desejavam a unificação em torno de Piemonte, estabelecendo uma monarquia constitucional.
    Em 1852, Camilo Benso, conde de Cavour, tornou-se primeiro-ministro e se dedicou à unificação italiana. Em 1858 conseguiu o apoio militar de Napoleão III (rei da França), para expulsar os austríacos do norte da Itália. Em troca entregou Nice e Savoia à França.
    Giuseppe Garibaldi, comandando mil voluntários, mais conhecidos como camisas vermelhas, atacou o Reino das Duas Sicílias, libertando o Reino do domínio estrangeiro. Por meio de um plebiscito, os habitantes do Reino das Duas Sicílias escolheram ser governados também pelo rei Victor Emanuel II.
    Em 1861 Victor Emanuel II proclamou o reino da Itália. Mas Veneza só foi anexada em 1866 e Roma em 1870, completando a unificação da Itália.

    ResponderExcluir
  94. A primeira onda ficou restrita á Espanha, Portugal, Reino de Nápoles e Grécia, já a segunda onde dividiu praticamente toda a Europa Ocidental e foi nesta época que a burguesia chega ao poder a terceira onde também atingiu o mesmo que a segunda só que com mais força, indo contra ao novos e velhos regimes. O movimento operário e a doutrina operaria foram revoluções liberais.
    A unificação da Itália tinha como maior interessada a alto burguesa pois séria melhor para o comercio e tinha um significado liberal na questão do nacionalismo e também foi muito semelhante a da Alemanha pois tiveram fracassos e logo após vitorias.

    Nome: Kássia M Pereira
    Série: 3º ano EM

    ResponderExcluir
  95. Nos estudamos sobre a união ibérica(domínio do governo espanhol sobre o rei de Portugal),holandeses vs espanhóis, ide pendencia da holanda,o conflito da união ibérica que prejudicou o negocio holandês do açúcar,a expulsão dos holandeses no território brasileiro,sobre Mauricio Nassau, a virada de Portugal,sobre bandeiras e entradas,porque a atividade dos bandeirantes foi facilitada pela união ibérica.

    ResponderExcluir
  96. Natalia Rodrigues 9º V11 de março de 2013 às 16:40

    Estamos estudando sobre a primeira guerra mundial e seus antecedentes,Tríplice Aliança e Tríplice Entente,cada uma composta por três países diferentes.
    O estopim da guerra foi o assasinato, de um importante membro da Austria Hungria por integrantes da Rússia,então a guerra teve início.
    A disputa era a matéria-prima e o mercado consumidor.
    A Rússia,país integrante da Tríplice Entente,saiu da guerra para a Revolução Russa,que foi o período entre a primeira e a segunda guerra mundial.Com o afastamento da Rússia,a Itália integrante da Tríplice inimiga notando que a Alemanha sua aliada tinha recursos mais fracos que os inimigos,passou para o lado da Tríplice Entente deixando a Aliança mais fraca.
    Os Estados Unidos então aliou-se á Tríplice Entente e eles ganharam a guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolle Lehrer Corrêa 9 ano vespertino
      Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
      A primeira guerra mundial durou de 1914 até 1918, quem participou foi a tríplice aliança (Alemanha, Itália, austro-húngaro) e a tríplice entente (frança, Inglaterra, russa), o que deu inicio a guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando(Príncipe herdeiro do trono austro-húngaro que morreu pelo bósnio na cidade de Saravejo) durante as tríplice que lutavam pela disputa da matéria prima e do mercado consumidor.
      A Revolução Russa começou em 1917, quem comandava era o Czar, economia agrária, 85 % da população vivia no campo, migração do campo para a cidade por causa das indústrias.

      Excluir
  97. A Era das Revoluções foi uma época, em 476, em que a Europa passou por uma infinidade de mudanças, junto com a crise de Roma. Entre a Idade antiga e a Idade Média, varias mudanças aconteceream: o politeísmo deu lugar ao monoteísmo e os feudos às monarquias nacionais. Essas Monarquias Absolutas iniciaram uma Restaurção e as revoltas liberais foram uma resposta para isso. A Restauração era uma tentativa de manter a ordem Absolutista nas Monarquias da Europa.

    Bianca Fernandes dos Santos, 3º ano EM

    ResponderExcluir
  98. Eu vou falar o um pouco sobre 2 assuntos que abrendemos.
    *O Calendario Cristaõ
    *Fontes Historicas
    *Pascoa para judeus e cristaõs
    Vou comesar com o Calendario Cristao .O Calendario Cristao é o que usamos hoje tem dias,semanas,meses,anos,décadas,séculose milenios,tambem deveriamos usar Ad-antes de cristo e DC-depois de cristo.
    Agora vou falar sobre Fontes Historicas que sao divididas em 3 .
    #Oral-que é quando uma pessoa conta historias.
    #Escrita-é quando vc le uma historia,jornal,revista
    #Nao escrita-um objeto ou uma foto.
    Vou falar agora sobre o que significa a Pascoa para os Judeus e para os Cristao
    #Cristao-é a celebraçaõ da morte e ressureiçao de cristo
    #Judeus-é a comemorçaõda a liberdades dos judeus do Egito.
    ASS:Sabrina Guilherme

    ResponderExcluir
  99. João Victor Souza da Rosa 8ºano Vespertino

    Eu estou adorando estudar sobre a União Ibérica e sobre a crise açucareira no Brasil.Eu aprendi,que a União Ibérica foi a junção de Portugal e Espanha.Aprendi também,que naquele tempo,os produtos que vinham do melaço que mais vendiam era a cachaça,o açucar e o rum.A Holanda,ocupou mais o litoral brasileiro,especialmente Pernambuco,pois lá,plantavam-se muita cana-de-açucar,então foram pra lá para ganhar dinheiro com esse três principais produtos.
    Pernambuco não gostou disso,então iniciaram uma guerra contra os holandeses,que foi nomeada "Insurreição Pernambucana".
    Pernambuco ganhou essa guerra e os holandeses foram expulsos dali e tiveram que plantar nas Antilhas.Foi aí que começou a crise econômica açucareira no Brasil.

    Abraços Sid

    ResponderExcluir
  100. Aluno: Leonardo Lopes Da Silva Série: 2ºano do EM

    Arábia pré islâmica: politeísta + - 360 deuses coraixitas viviam do comércio. Maioria da população era nômade ou semi nômade, o solo não era próprio para a agricultura.
    Muçulmanos na península ibérica: Os árabes foram os iniciadores do fabrico de papel em toledo. A inovação mais importante trazidas pelos muçulmanos, foi a indústria naval e diversos instrumentos náuticos.

    ResponderExcluir
  101. Aluna: Beatriz Dutra 9º ano M.

    A primeira guerra foi conflito mundial que aconteceu no ano de 1914 á 1918,a guerra foi ocorria entre Triplices Aliança e Triplices Entente.O fim na guerra aconteceu quando EUA entrou na Triplices Entente,era o que faltava pra Tríplice Aliança ser derrotada.Assim foi feito o Tratado de Versalhes(imposições aos derrotados).

    ResponderExcluir
  102. Matheus de Matos 8 ano vespertino 11 do 3 de 2013

    Nas aulas de história que tivemos até agora podemos ver que das épocas de 1500-1530 período Pré-colonial 1530-1822 Colonização 1822-1889 Monarquia 1889 aos dias atuais República.
    Descobrimos de de 15 capitanias 13 falharam capitanias(capitães) hereditárias(que passa de pai para filho.Mais que bancava as capitanias naos eram os portugueses e sim os holandeses mais em troca eles recebiam o melaço que eles usavam para fazer o rum ,o açúcar e a cachaça.

    ResponderExcluir
  103. O início da vida do homem se da na pré-história, onde eles eram nomades, que viviam da caça e as relações entre homem e mulher não havia afeto. Com o passar do tempo foi descoberto o fogo e o homem foi aprendendo a domina-lo e mudando seus hábitos de sobrevivência, e assim foi descobrindo a fazer armamentos de pedras e aprimorando suas atividades de pesca e caça.

    ResponderExcluir
  104. Lucas Emanuel 6º Vesp11 de março de 2013 às 17:27

    Estamos estamos estudando sobre a linha do tempo Pré histórica e sobre as três partes que ela foi dividida Idade da préda lascada,Idade da préda polida e Idade dos metais a idade dos metais foi a que eu mais me enterecei.Quando o homem descobrio os metais para fazer materias de caça entre outros.Na Idade da pédra lascada o homem comia restos de carcaças carne crua ele se alimetava daquela carne alguns tempos depois o homem descobrio o fogo ele usava o fogo para assar a comida e se proteger de predadores que não sabiam oque era fogo então nem se aprsimavam.Então assim o homem foi evolindo até a idade conteporani que estamos agora.

    ResponderExcluir
  105. Nataini 9ºmat

    Estudamos o conteúdo da primeira guerra mundial, suas consequências. Ela foi dividida em dua: aliança e entende, com três países diferente. Onde alguns paises entrar outros trocar de Tríplice, e os EUA entra para Tríplice entende e eles ganham. A guerra resultou um tratado de Versalhes dando poderes para os países da Tríplice entende

    ResponderExcluir
  106. Estamos estudando, sobre o surgimento da escrita na nossa História, o domínio do fogo, invenção da roda e a agricultura.
    Descobri também, que encontraram um fóssil "bebê Lucy" que pode trazer meras informação sobre a origem da espécie humana. Durante a sala de aula que fizemos exercicios em dupla é bom lembrar também, que aprendemos que a Evolução da Espécia Humana, é representada por uma "caminhada".
    Enfim, o fóssil é a principal fonte de pesquisadores para a evolução dos seres-humanos, mas até hoje não se sabe como estamos aqui, agora.

    Nome: Rodrigo Sbisseski
    Série : 1° ano ensino médio

    ResponderExcluir
  107. Marcelly Tavares
    2ano
    A frança saiu favorecida da guerra, pois expulsou os ingleses de seu território e consolidou sua monarquia. Um importante fator que concorreu para a formaçao do Estado nacional frances foi o fato de disputar com a inglaterra haver estimulado o sentimento nacionalista entre a pulaçao francesa. Nos primeiros séculos da era crista, a peninsua ibérica era uma província do império romano conhecida como Hisponia.

    ResponderExcluir
  108. ALUNA - INGRID BITTENCOURT NOBRE, 6º ANO - VESPERTINO

    Iniciamos o primeiro trimestre de 2013 da disciplina de História estudando os seguintes conteúdos:

    - A PRÉ HISTÓRIA e suas divisões (idade da pedra lascada, polida e dos metais). PERÍODO SEM ESCRITA (agrafo);
    - Divisões da História e os fatos que marcaram o início de cada idade:
    * 4000 AC com o surgimento da escrita, inicia-se a Idade Antiga (HISTÓRIA);
    * 476 com a crise de Roma, inicia-se a Idade Média;
    * 1453 com a invasão de Constantinopla pelos os turcos otomanos, inicia-se a Idade Moderna;
    * 1789 com a revolução francesa, inicia-se a Idade Contemporânea;
    - Aprendemos também sobre as fontes históricas (ORAIS, VISUAIS E ESCRITAS);
    - Teorias sobre o aparecimento do SER HUMANO e do MUNDO:
    * CRIACIONISMO - explicação religiosa, referente a DEUS;
    * EVOLUCIONISMO - explicação cientifica, referente ao ancestral evoluindo;
    - O TEMPO e as várias formas para organizar o tempo ( CALENDÁRIO, RELÓGIO, AGENDA......);
    - Tipos de Calendários:
    * CRISTÃO - mais antigo, a partir do nascimento do cristo;
    * JUDAICO;
    * ISLÃMICO OU MUCULMANO;
    - Regras para saber o século a partir da data.

    ResponderExcluir
  109. Aluna: Thaynná Machado 1°ano Ensino médio
    Colégio CEB
    Pré-história:
    Por volta de 4.000 anos A.c, surgiu a escrita, que separa pré-história da história.
    No período paleolítico os homens eram nômades, viviam da caça, coleta e viviam em bando.Suas relações eram animalescas, ou seja, era cada um por si.
    No final do período paleolítico, o homem teve contato com o fogo e tudo era coletivo.
    Já no período da pedra polida os homens começaram a ter moradia fixa,criação de animais, agricultura e tiveram o domínio do fogo.

    ResponderExcluir
  110. Guilherme Moretti... Terceirão

    A unificação da Alemanha:


    Durante o congresso de Viena, a Confedereção do Reno, criada por Napoleão Bonaparte no início do século XIX no lugar do Sacro Império Romano-Germanico, foi substituida pela Confederação Germanica, bloco formado por 39 estados, dos quais os mais importantes eram a Prússia e a Àustria. Em 1834, foram eliminadas as barreiras aduaneiras entre esses estados. Tla união economica dinamizou o capitalismo da região.

    ResponderExcluir
  111. Victória Zanetti 2º Ano

    Formação do estado nação, principalmente na Europa Ocidental. A forma como os senhores feudais influenciavam na dificultação da expansão econômica dos burgueses. Formação do estado nação da França- caapetíngios-carolingios.Cruzadas Islamismo x Cristianismo que resultou na formação de Portugal e Espanha.

    ResponderExcluir
  112. Gabriel Falchi 9º ano

    O estopim da guerra mundial ocorreu no dia 28 de junho de 1914 quando um arquiduque austro-húngaro e sua esposa foram mortos por um membro da mão-negra, um mês depois foram enviadas tropas austro-húngaras para invadir a servia. A Alemanha declarou guerra contra Rússia e frança. Formaram-se as tríplices, entente (Inglaterra, França e Rússia) e aliança (Alemanha, Itália e Áustria-Hungria). No final só a Alemanha sofreu as consequências do tratado de Versalhes.

    ResponderExcluir
  113. Júlia Franz- 8° ano Vespertino.

    Estamos aprendendo sobre a União Ibérica, que foi a junção de Portugal com a Espanha, isso aconteceu porque o rei de Portugal havia morrido e não tinha nenhum herdeiro para passar o trono, então seu primo, que era o rei da Espanha, juntou os dois reinos.
    Aprendemos também sobre os holandeses e o negócio do açúcar, que fala de como a União Ibérica prejudicou a exportação do melaço, já que Espanha e Holanda eram inimigas. Então os holandeses invadiram o nordeste brasileiro, mas os senhores do engenho não gostaram, e formaram um exército. Então aconteceu uma guerra, chamada Insurreição Pernambucana, que os holandeses perderam, e foram expulsos do território nordestino.

    ResponderExcluir
  114. a colonia em expansão
    em 1580 faleceu o cardeal dom Henrique rei de portugal. O cardeal nao tinha herdeiros entao felipe 2°o rei de espanha reividicou a caroa portuguesa em com o passar do tempo enfrenaram lutas ate que o felipe 2° tornouse rei de portugal depois disso aconteceu a uniao iberica que foi a uniao de portugal e espanha

    ResponderExcluir
  115. a colonia em expansão
    em 1580 faleceu o cardeal dom Henrique rei de portugal. O cardeal nao tinha herdeiros entao felipe 2°o rei de espanha reividicou a caroa portuguesa em com o passar do tempo enfrenaram lutas ate que o felipe 2° tornouse rei de portugal depois disso aconteceu a uniao iberica que foi a uniao de portugal e espanha

    ResponderExcluir
  116. BRUNO HENRIQUE GOMES 8° ANO MATUTINO
    em 1580 o cardeal Henrique rei de portugal morreu e nao tinha herdeiros, enquanto isso o rei da espanha felipe 2° reivindicou a coroa portuguesa. Com o passar do tempo enfrentaram varia lutas. com o passar do tempo o rei felipe 2° tornou-se rei de portugal, então aconteceu a união iberica que foi a uniao entrea portugal com a espanha

    ResponderExcluir
  117. Mateus Delanlho 2º ANO
    Formação de Portugal e Espanha, monarquia nacional, sobre os reis, muçulmanos..
    Estamos estudando também sobre centralização,Maomé que era apenas um caraixita quando se casou com uma viúva rica e fez sua história no islamismo.

    ResponderExcluir
  118. Aluna: Manoella Cristina.
    Terceirão.

    Nas últimas aulas história, vimos sobre as ondas. A primeira onda abrangeu Portugal, Espanha, Grécia e Reino de Nápoles. A segunda e a terceira dividiram praticamente toda a Europa Ocidental, sendo a terceira com mais força.
    A unificação da Itália e da Alemanha que, inclusive, ocorreram de maneira bem parecida, movidas pelo nacionalismo. Os principais líderes da unificação da Itália foram Conde Cavour, Vitor Emanuel II e Giuseppe Garibaldi. A unificação demorou cerca de um ano para realmente acontecer, assim como a da Alemanha.

    ResponderExcluir
  119. Formação de Portugal e Espanha, mornaquias nacionais, reis absolutos, muçulmanos....
    Estamos estudando também sobre maomé que era apenas um coraixita quando se casou com uma viúva rica, e a cada aula estamos aprendendo mais sobre sua história...
    Comércio no Islamismo também estamos aprimorando o conhecimento.

    ResponderExcluir
  120. Estou aprendendo sobre a Pré-História que fala sobre a Idade da Pedra Lascada, a Idade da Pedra Polida e a Idade dos Metais, também sobre os calendários, e aprendi que existem vários tipos de calendários como: O calendário Cristão, o calendário Judaico, e o calendário Islâmico ou Muçulmano, também aprendi sobre as 2 regrinhas dos Séculos,exemplo: Quando o Século termina em 00 nós cortamos o zero e pegamos a sobra e a outra é quando não terminar em 00, pegamos o primeiro ou os dois primeiros números e sempre somamos mais um. E foi interessante estudar sobre esses assuntos.
    Aluna: Marina Horn dos Santos Espíndola
    Turma: 6º ano Vesp.

    ResponderExcluir
  121. 2° ano - Ceb.

    Monarquias nacionais, muçulmanos, Maomé, comércio no Islamismo, formação de Portugal e Espanha, reis absolutos, etc. Pesquisei sobre os assuntos em casa e são interessantes. A apostila traz um conteúdo resumido, na Internet há uma extensão "imensa" da história. Enfim, acho melhor pesquisar do que ficar no clichê da apostila. É um bom conteúdo porém rápido e objetivo. No vestibular eles cobram tudo, toda a história. Acho que a apostila erra nessa quesito.

    ResponderExcluir
  122. Rafela Cristina Abreu - 9º ano vespertino
    Estamos estudando sobre a Primeira Guerra Mundial, que occoreu de 1914 à 1918. Os antecedentes da guerra foram a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, ambos com 3 países em cada lado. São eles: Tríplice Aliança; Alemanhã (que participou "sozinha" na guerra), Itália (mudou de lado), e Aústria-Hungria. E do lado da Tríplice Entente; França, Inglaterra e Rússia (que saiu da guerra e deu lugar ao Estados Unidos).
    O que deu inicio a guerra foi quando Francisco Ferdinando (que era príncipe herdeiro do trono Húngaro) foi assassinado por um Bósnio na cidade de Saravejo.
    A guerra teve três fases; a primeira foi a guerra de movimento, a segunda foi a guerra de trincheiras (para evitar a guerra de movimento) e a terceira foi quando a Rússia saiu da guerra para participar da Revolução Russa.
    No final, a Tríplice Entente ganhou a guerra, e fez a Alemanha assinar um "contrato" com algumas condições, como por exemplo; extinção da força aéria, pagar indenização de 15 bilhões de dólares aos vencedores, diminuição da marinha e do exército, etc...
    E também estamos começando a entrar na matéria da Revolução Russa.

    ResponderExcluir
  123. Vitor Lucas 9 ano Vespertino11 de março de 2013 às 18:50

    Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX.
    A Revolução Russa foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.
    Estopim da guerra é outro conteudo que vimos em sala, foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista em 1º de setembro de 1939.
    Governo de Czar , foi o último Imperador da Rússia, rei da Polônia e grão-duque da Finlândia.

    ResponderExcluir
  124. João Pedro Victorino de Moura Sant'ana 9 ano vespertino
    A primeira Guerra mundial começou em 1914 e terminou em 1918 e a segunda Guerra mundial começou em 1939 e terminou em 1945 entre essas guerras aconteceu a revolução russa em 1917,a crise de 29 e o nazismo e o facismo. antes da Primeira Guerra mundial existia as duas triplices ( Aliança e Entente) elas ja estavam se desentendendo e dai ocorreu o estopim da Primeira Guerra Mundial : Aconteceu o assassinato de Francisco Ferdinando que era Príncipe herdeiro do trono Austro Hungaro, por um bosnio em sarajevo. A primeira guerra se dividiu em tres fases :
    Primeira fase foi a guerra do movimento a Segunda foi a guerra das trincheiras e a Terceira foi a que a Russia saiu da Guerra mundial para ir para a Revolução.

    ResponderExcluir
  125. Nome: Augusto Coelho Dela Justina
    Turma: 2º Ano

    Estamos estudando sobre a formação de Portugal e da Espanha, o poder real da frança. também o professor falou sobre a Arabia pré-Islamica, que eram politeistas, que mais ou menos 360 Deus que coraixitas viviam do comercio. Sobre Maomé, que os coraixitas (obrigaram) Maomé a fugir e isso marcou o inicio do calendário Islamico.

    ResponderExcluir
  126. Nicolle Lehrer Corrêa 9 ano vespertino
    Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
    A primeira guerra mundial durou de 1914 até 1918, quem participou foi a tríplice aliança (Alemanha, Itália, austro-húngaro) e a tríplice entente (frança, Inglaterra, russa), o que deu inicio a guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando(Príncipe herdeiro do trono austro-húngaro que morreu pelo bósnio na cidade de Saravejo) durante as tríplice que lutavam pela disputa da matéria prima e do mercado consumidor.
    A Revolução Russa começou em 1917, quem comandava era o Czar, economia agrária, 85 % da população vivia no campo, migração do campo para a cidade por causa das indústrias.

    ResponderExcluir
  127. Aprendemos sobre o feudalismo,que as influências dos bárbaros (comitatus e colonatos),deram origem ao feudalismo.Também sobre a sociedade feudal que era dividida em três organizações, o clero, os guerreiros, e os camponeses.Também estudamos sobre a geografia dos feudos,que contia terras senhoriais, e terras comunais.A economia feudal, era boa parte de produção agrícola.
    E estudamos tambem as partes que um feudo contêm que seriam 17 partes. E o que significava nobreza e realeza:
    Realeza- com laços de sangue na família.
    Nobreza- sem laços de sangue na família.
    E tanto realeza quanto nobreza são próximos ou são parentes do rei.
    Adorei a matéria e o trabalho que o professor passou foi muito interessante.

    ResponderExcluir
  128. Nome: Lucas dos Santos Pereira
    Turma: 9º ano Vespertino

    Bom, estamos estudando sobre o que gerou o conflito armado chamado de Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial, aprendemos sobre o que aconteceu antes, entre elas e depois, o partido nazista de Adolf Hitler, o "Fuhrer" da Alemanha, os campos de concentração e o governo dos Czares.

    ResponderExcluir
  129. Lícia Amaral Ferreira - 2°

    Nas aulas nós estamos aprendendo sobre a baixa idade média, as formações das monarquias internacionais e nacionais.
    E esgaste com a Guerra dos Cem Anos (conflitos entre Inglaterra e França) disputa entre dinastias pelo controle da coroa, e da regiao de Flandes grande produtora de tecidos sob controle francês.
    E também sobre a Arábia pré Islamica que era politeista.

    ResponderExcluir
  130. Letícia Martins Mendes - 2º ano

    Estamos estudando as formações das monarquias nacionais, a Arábia pré-Islâmica (politeista, +ou- 360 Deuses), Coraixitas (viviam do comércio. Maioria da população era nômade ou semi nômade. solo não era próprio para agricultura, e também, o ínicio do calendário islâmico ou muçulmano, onde os coraixitas "obrigavam" Maomé a fugir.

    ResponderExcluir
  131. Nome: Felipe B. Cipriani
    8 ano vespertino
    data: 11/03/13
    Nas aulas de histórias estamos aprendendo sobre a colônia em expansão que inclui: União Ibérica junção entre Espanha e Portugal, quando o rei de Portugal morreu.
    Espanhóis x holandeses foi quando a Holanda declarou sua independência.
    O nordeste sob ocupação holandesa fala sobre o conquistamento da holanda sob o nordeste.
    Insurreição Pernambucana foi onde Maurício de Nassau, contrário as medidas da companhia das índias ocidentais, pediu demissão do cargo de governador.

    ResponderExcluir
  132. A Guerra dos Cem Anos ocorreu durante a Idade Média, com duração de 116 anos. Esta guerra envolveu os reinos da França e Inglaterra. Foi a principal e mais sangrenta guerra européia do período medieval. Durante o conflito, os dois reinos alternaram períodos de vitórias e derrotas, mas a França conseguiu expulsa-los e consolidou sua monarquia.
    Mariana Vitória
    2º ano,

    ResponderExcluir
  133. Nome: Mayara de Oliveira Zandonai
    Turma: 2º ano

    Estamos estudando sobre a formação de Portugal e Espanha, como o rei fortaleceu o seu poder, o poder real na França, estamos aprendendo também sobre a Arábia pré Islâmica, que os deuses coraixitas viviam do comércio, a maioria da população era nômade e seminômade. Maomé era coraixita e casou com uma viúva rica, estamos estudando que no ano de 622 os coraixitas “obrigaram” Maomé a fugir, e isso marca o calendário Islâmico. Isso aconteceu a 1391 anos atrás. É um conteúdo bom para se aprender por isso precisamos estudar, pesquisar mais sobre a história dele pois nem tudo na apostila está completo, e também para ampliar nossos conhecimentos, quando precisarmos para alguma prova ou até mesmo vestibular termos aprendido.

    ResponderExcluir
  134. Nome: Bruna Viríssimo da Silva
    9° Ano Vespertino

    A 1° Guerra Mundial :
    Foi um conflito que ocorreu de 1914 á 1918,entre a Tríplice Entente (Inglaterra,França,Rússia - até 1917-, e Estados Unidos - a partir de 1917-.) que derrotou a Tríplice Aliança (Alemanha,Itália e Áustria-Hungria).O estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando que era o príncipe herdeiro do trono Austro-Hungro , por um bósnio na cidade de Sarajevo.
    1° fase - Guerra de movimento(1914-1915)
    2° fase - Guerra de trincheiras(1915-1917)
    3° fase -É caracterizada pela entrada de novos países no conflito. (1917-1918)

    Revolução Russa :

    Foi um período de conflitos que ocorreu em 1917.O país era governado pelo imperado Czar , que tinha poder absoluto.A economia se baseava na agricultura.Ocorreu queda da monarquia,Bolcheviques no poder, socialismo, comunismo,
    consolidação da revolução, formação da URSS, economia e administração.Ocorreu a Guerra da Criméia, mas a Rússia foi derrotada por causa do atraso em que se encontrava o país.

    ResponderExcluir
  135. Ariane Flores Francisco ( 7 ano matutino )
    Eu aprendi sobre o feudalismo , que é o que tem dentro de um feudo que é dividido em partes ( castelo , menso servil , manso senhorial , floresta , plantações ...)
    O senhor feudal é o que manda em tudo , ele tem uma grande extensão de terra que ele pode doar a terra para quem ele quiser , ou seja ele pode botar alguém para trabalhar para ele quem recebe a terra é chamado de vassalo e quem doa o feudo é chamado de suserano , ocorreu de eles querer fazer muitas guerras para os outros povos poder ter os mesmo direitos .
    A matéria que o professor passou foi muito interessante , tem vários assuntos sobre o feudo que é bastante interessante .

    ResponderExcluir
  136. Nas aulas do sétimo ano nós aprendemos sobre o feudalismo.
    O feudo era composto por diversas partes entre as principais: castelo, igreja, vila, plantação, terras senhoriais e comunais.
    Aprendemos como o feudo se formou, ele surgiu quando Roma entrou em crise e os povos bárbaros invadiram Roma, e durante o tempo famílias romanas começaram a se afastar do centro da cidade.
    Quem administrava o feudo? O senhor feudal, sua família era dividida em realeza e nobreza, a realeza era os parentes que possuiam laços de sangue com o senhor, a nobreza não possuia laços de sangue com ele.

    ResponderExcluir
  137. Nome: Bruna Viríssimo da Silva
    9° Ano Vespertino

    A 1° Guerra Mundial :
    Foi um conflito que ocorreu de 1914 á 1918,entre a Tríplice Entente (Inglaterra,França,Rússia - até 1917-, e Estados Unidos - a partir de 1917-.) que derrotou a Tríplice Aliança (Alemanha,Itália e Áustria-Hungria).O estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando que era o príncipe herdeiro do trono Austro-Hungro , por um bósnio na cidade de Sarajevo.
    1° fase - Guerra de movimento(1914-1915)
    2° fase - Guerra de trincheiras(1915-1917)
    3° fase -É caracterizada pela entrada de novos países no conflito. (1917-1918)

    Revolução Russa :

    Foi um período de conflitos que ocorreu em 1917.O país era governado pelo imperado Czar , que tinha poder absoluto.A economia se baseava na agricultura.Ocorreu queda da monarquia,Bolcheviques no poder, socialismo, comunismo,
    consolidação da revolução, formação da URSS, economia e administração.O correu a Guerra da Criméia, mas a Rússia foi derrotada por causa do atraso em que se encontrava o país.

    ResponderExcluir
  138. eu estou aprendendo sobre a pre historia e sobre os calendarios,nos tambem aprendemos que aleitura e muito importante para os nossos conhecimentos e para o nosso vocabulario, se nos lermos vamos ampliar o nosso vocabulario com palavras novas
    Bianca Pereira 6ºano vesp.

    ResponderExcluir
  139. Parabéns a todos que participaram desta postagem. Esse é o segredo de quem quer ir mais longe (a participação, a leitura, os estudos,a dedicação...abraços e bons estudos

    ResponderExcluir