TURMA: Sexto Ano
TEMA: Os Gregos
CONTEÚDOS:
*Entre mares e montanhas: a Grécia antiga
*Período arcaico: os clãs e a vida rural
*Aspectos da cultura grega
OBJETIVOS:
*Descrever o processo de formação da Grécia antiga
*Caracterizar o período micênico e o período arcaico
* Interpretar a cultura grega
METODOLOGIA:
*Aulas expositivas.
*Uso de fragmento filmes Odisséia e Tróia.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Sétimo Ano
TEMA: Sociedades da África
CONTEÚDOS:
*Sociedades africanas
*Império de Gana
*Império de Mali
*Império Songhay
*Reino do Kongo
OBJETIVOS:
*Reconhecer o desenvolvimento de algumas sociedades africanas na época.
*Identificar mudanças ocorridas na África a partir do colonialismo europeu do século XVI.
METODOLOGIA:
*Aulas expositivas.
*Slides em Power point retratando a África hoje e a África antiga.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Oitavo Ano
TEMA: Mudanças no Segundo Reinado brasileiro
CONTEÚDOS:
*Os barões do café.
*O fim do tráfico de escravos.
*Chegam os imigrantes.
*O movimento abolicionista.
*A abolição da escravatura
OBJETIVOS:
*Identificar as transformações econômicas e sociais ocorridas na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de D. Pedro II.
*Reconhecer aspectos culturais do Segundo Reinado.
METODOLOGIA:
*Aula expositiva.
*Slides em Power point retratando o lucrativo comércio de escravos para os portugueses.
*mostrar aos alunos que a escravidão tinha seu início na África, onde tribos de africanos capturavam pessoas de outras tribos e faziam o comércio dessas pessoas.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Nono Ano
TEMA: A globalização
CONTEÚDOS:
*A globalização da economia.
*Os blocos econômicos.
*Benefícios e males da globalização.
*A preocupação ecológica
METODOLOGIA:
*Aulas expositivas.
*Utilização de vídeos:
Por que uns são pobres e outros são ricos?
Pobreza versus abundância
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=h4-UNa6oQk0#t=268s
OBJETIVOS:
*Conceituar globalização.
*Relacionar a globalização com as mudanças surgidas na atuação dos Estados e na organização das economias dos países
*Interpretar como os meios de comunicação difundidos pela globalização estão modificando as relações pessoais, de trabalho e as culturas nacionais.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Primeiro Ensino Médio
TEMA: O feudalismo
CONTEÚDOS:
*Características da sociedade feudal.
*O feudo.
*Os trabalhadores rurais.
OBJETIVOS:
*Conceituar feudalismo.
*Caracterizar o mundo feudal.
*Identificar e caracterizar as relações entre servos, vassalos e senhores feudais.
*Caracterizar as relações do campesinato e as formas de exploração dos trabalhadores no feudalismo.
METODOLOGIA:
*Aula expositiva.
*Utlização do filme Hobin Hood: o princípe dos ladrões.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Segundo Ensino Médio
TEMA: A independência do Brasil.
CONTEÚDOS:
*Impostos e mais impostos.
*Elevação a Reino Unido.
*A Revolução Pernambucana de 1817.
*A Revolução do Porto.
*Brasil Independente.
OBJETIVOS:
*Reconhecer o processo político que culminou na Independência do Brasil.
*Caracterizar a Revolução Pernambucana de 1817 e as guerras da Independência.
*Conceituar nação.
METODOLOGIA:
*Aula expositiva.
*Slides Power point sobre a independência do Brasil.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
TURMA: Terceiro Ensino Médio
TEMA: O Brasil sob Getúlio Vargas.
CONTEÚDOS:
*O governo Provisório (1930-1934).
*Entre duas Constituições.
*O Estado Novo (1937-1945).
OBJETIVOS:
*Identificar as fases do governo de Getúlio Vargas.
*Reconhecer mudanças econômicas, culturais e sociais verificadas no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.
*Contextualizar a Revolução Constitucionalista.
*Caracterizar a centralização política na Era Vargas.
*Criticar a censura à imprensa durante o Estado Novo.
METODOLOGIA:
*Aulas expositivas.
*Slides em Power Point sobre era Vargas.
ATIVIDADES: Será repassada aos alunos durante as aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário