Entre as práticas de ensino adotadas pelos professores em sala de aula, uma das mais tradicionais é passar dever de casa para os alunos. Seus defensores argumentam que, quanto maior a exposição dos estudantes ao conteúdo, maior sua fixação. As evidências científicas confirmam a importância de o professor passar e corrigir dever de casa.
IMPACTO
Não existe consenso sobre a magnitude do impacto do dever de casa sobre o desempenho dos alunos. Todos os estudos, no entanto, encontram um impacto positivo. Apesar de o impacto ter sido registrado tanto entre alunos com boa situação socioeconômica como para aqueles em situação mais vulnerável, seu efeito é um pouco maior entre os primeiros. Uma das possíveis explicações para isso pode estar relacionada à atitude dos pais: o incentivo e a ajuda nos estudos incrementam o resultado dessa prática.
As pesquisas demonstram ainda que o efeito do dever de casa é maior quando o professor faz a correção. Os estudos, no entanto, não são conclusivos sobre se essa correção é mais eficaz quando realizada junto com os alunos, na sala de aula, ou somente pelo professor.
POSSIBILIDADES DE AÇÃO
Dado o impacto atribuído pelos estudos ao dever de casa e à sua correção pelos professores, as escolas devem estabelecer rotinas e os pais devem cobrar a frequencia dessa pratica.
Além de estimular ― e acompanhar ― a realização das tarefas, os pais também precisam, na medida do possível, priorizá-las, oferecendo a seus filhos condições (espaço silencioso, iluminado etc.) para executá-las.
Outro ponto sempre apontado pelos professores e coordenadores, é a importância dos alunos se envolverem com as atividades propostos pelo colégio e atividades encontradas nos blogs dos professores. Vejamos se os alunos estão atentos as dicas do Sid no blog: Faça um "pequeno texto" de pelo menos dez linhas em forma de comentário sobre as aulas de história da sua turma e ganhe um vale Sid de 0,5 na média. Válido de 12/09 a 18/09.
Texto elaborado com base em estudo de Cristine Campos de Xavier Pinto
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