O fragmento de texto foi extraído do artigo do professor Fernando Becker: Educação e Construção do Conhecimento. Vale a pena dar uma olhada (lida).
O aluno atual é semelhante e diferente ao aluno de todos os tempos. É um ser humano que pergunta sobre tudo o que incomoda; se não pergunta é porque está sendo reprimido. O aluno de hoje é diferente dos alunos de décadas recentes na medida em que pergunta e interfere com muito mais desembaraço. Ele dispõe de informações (TV, rádio, mídia impressa, internet, CDs, etc.) que vêm a ele em tamanha quantidade – não necessariamente em qualidade - como jamais a humanidade conheceu. Freqüentemente, vem com estruturas de pensamento que competem com as estruturas do docente. O aluno de hoje - esta, parece-me, é sua marca – demanda informação de qualidade (ciência, ética, estética) e reivindica direito ao debate dessas informações. Ele demanda uma relação pedagógica ativa, por excelência. Um modelo pedagógico relacional é o único que conseguirá dar conta dessa demanda. Posto isso, toda informação de qualidade é bem vinda. Penso que o aluno de hoje postula uma renovação profunda da escola – talvez ele não saiba explicitar isso. O professor, com certeza, deve aprender a ler isso no comportamento do aluno.
Aproveito para ver se os alunos realmente estão com essa postura de serem mais conscientes e participativos: Faça uma comentário de pelo menos 10 linhas sobre os temas abordados nas aulas de História e ganhe um Vale Sid de 0,25 na média de História (Valido de 02/06 a 09/06).
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